Atender para vender bem!
Hoje em dia existem inúmeras formas de comunicação, através de chats, por telefone, no ponto de venda, redes sociais, aplicativos e
muito mais e atender de uma forma amigável, solicita e oferecendo um atendimento de qualidade e repleto de atenção é algo muito
importante para que não se caia em sites de reclamação e consequentemente manchar o nome da empresa e ser penalizado por tal ato.
Neste artigo abordaremos algumas dicas e/ou técnicas para que você aprimore sua forma de atender bem e se torne cada vez mais um ótimo
profissional de vendas. Continue a leitura!
Atender com qualidade faz com o cliente opte por comprar da empresa, crie confiabilidade e segurança em estar se tratando em fechar um
negócio. Assim como gerar novos clientes é importante, realizar um bom atendimento, manter o cliente e fidelizá-lo não deve ser
descartado, pois estando satisfeito com sua empresa este pode ser uma chave para trazer novas receitas e clientes a sua empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela empresa TNS InterScience, segundo o site Ecommerce Brasil, com um público de 1.250
consumidores 51% prezam primeiramente pelo atendimento, 39% pela qualidade e 39% pelo preço.
Desta forma, dividiremos nossas dicas para que você possa aprimorar sua forma de atender:
• Seja cordial
Deixando julgamentos e preconceitos de lado, refira sempre ao cliente como senhor e senhora independente da faixa etária, se direcionar
ao cliente como “você” só é indicado quando o mesmo venha a autorizá-lo a tratar com ele desta forma.
Se sua abordagem for feita através do telefone, tente atender sorrindo, assim o atendimento parecerá mais leve e agradável e você se
demonstrará uma pessoa amigável e simpática.
• Receptivo
Quando um cliente visita a sua empresa, chamá-lo pelo nome e fazê-lo com que se sinta acolhido e seja uma pessoa importante para a empresa, é a forma mais comum de ter um contato agradável com o cliente.
• Atenda de imediato
Nenhum cliente no mundo e até você mesmo, hoje nesse mundo tecnológico e cheio de agilidade, tem paciência em esperar por um problema a ser resolvido ou uma necessidade não é mesmo? Desta forma ao atender a uma solicitação, agarre e vá até o final para resolver o problema, demonstrando boa vontade. Desta forma será benéfico para você como para a empresa.
(Imagem: Fundo fotografia desenhado por Pressfoto – Freepik.com)
• Tenha cautela com os termos utilizados
Utilizar termos técnicos, nem sempre o seu cliente tem conhecimento de siglas, abreviaturas ou mesmo destes termos, conduzir uma
conversa de forma simples com informalidade é mais fácil para um bom entendimento entre ambos os lados.
Se por acaso em sua abordagem perceber que o grau de entendimento do seu cliente é grande, não há problemas em utilizar de termos, mas o
melhor é agir com simplicidade.
• Abuse de suas ferramentas
Use suas ferramentas com destreza e cautela, chats, SAC´s, CRM’s, emails com perguntas e respostas, tabelas de preço, estas são ferramentas essenciais para vendas, busque sempre ser transparente, dar atenção mesmo as reclamações e ofertar respostas orientando o cliente para execução do processo. Sentindo-se bem atendimento e ainda obtendo um retorno com rapidez, o mesmo concretizará o processo de venda.
• “Não posso!”, “Não tenho como”…
Evite o uso de expressões negativas tais como “Não podemos!”, isto tende a criar um clima ruim. Utilizar um argumento mais positivo e otimista como: ” O que podemos fazer pelo(a) senhor(a) é…” torna mais agradável e facilita com que o cliente tome uma atitude com rapidez para concluir o processo de venda.
Televendas
Em alguns casos por falta de treinamento ou despreparo o processo de vendas por telefone passa ser algo estressante e causando uma certa
rispidez no atendimento, desta forma se você trabalha com comércio via telefonia, confira essas dicas:
• Controle o seu ritmo, lembre-se que você não está narrando uma partida de futebol, o cliente precisa entender o que você quer
comunicar, contenha a ansiedade para que seu atendimento ocorra com clareza.
• Adote um tom de voz adequado, nada de sussurrar ou sair berrando. Se você fala muito baixo o cliente do outro lado da linha,
sentirá dificuldade no entendimento, já se começar a se portar como um legítimo italiano e se empolgar, acabará atrapalhando o colega
que também estará tentando realizar uma venda.
• Atente-se na forma de pronunciar as palavras, uma boa dicção é necessário para este tipo de atendimento, de nada adianta ser cordial,
ter um tom suave de voz e falar errado.
• Seja carismático, como dissemos anteriormente, quem não gosta de ser abordado por uma
pessoa alegre, sorridente e receptiva?
• Seja equilibrado e tenha paciência, sabemos que algumas situações saem do controle, e o
cliente pode começar a reclamar, gritar ou pior xingar. Não devolva da mesma forma, afinal cada um oferece o que pode, sendo educado e
tentando acalmá-lo, você só tenha a ganhar e não prejudicar a sua imagem não é mesmo? Afinal o interesse em vender é seu.
• Em caso de dúvidas, solicite “um minuto” ao cliente e procure ajuda! Mas não demore muito para que o cliente não fique
impaciente.Estas são algumas dicas simples, mas de grande valia para quem busca obter novos clientes e reter os que já
possui.Compartilhe conosco suas dicas para um bom atendimento!
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