ERP Brascomm

Blog da Brascomm

Plano de Metas – Como Criar um Planejamento Efetivo

Imagem

Hoje a Brascomm decidiu trazer uma dica valiosa para seu empreendimento, caso esteja começando ou ainda levando seu negócio simplesmente um dia após o outro. A dica é sobre como criar um plano de metas efetivo! Parece difícil? Talvez um pouco.. Mas não se preocupe, a gente te ajuda com isso!

#1 O que é um plano de metas?

Para criar um bom plano de metas, precisa entender o que ele é. Consiste em um conjunto de estratégias para definir metas específicas de curto, médio e longo prazo, mas o meio para atingí-los são somente hipóteses! É necessário focar no destino em que se quer chegar, já que o meio muitas vezes precisa ser corrigido e recalculado dependendo do desempenho que a estratégia vem tendo. Essa clareza permite um maior controle do próximo passo e dos ajustes no meio do caminho.

#2 Por que o plano de metas é tão importante para sua empresa?

Bom, é importante ter uma direção clara a ser seguida para obter os resultados que deseja. Vou te explicar melhor.. As coisas podem estar correndo bem sem ter o caminho claro que o está levando a estes resultados, mas desta forma seu negócio não está sendo sistematizado. O ponto é: para desenvolver seu negócio todos devem seguir, segundo seu nível hierárquico, seu papel na organização. E como seria possível aprender com o caminho seguido até agora e transmitir aos outros como replicar essa organização de processos bem sucedidos sem uma e estratégia formalizada? Da mesma maneira, as coisas podem estar indo mal, e como encontrar a lacuna entre os resultados desejados e os resultados adquiridos sem um projeto e o acompanhamento do caminho? Esse processo é essencial para reparar o erro, encontrando exatamente o ponto falho e procurando outro caminho para atingir as metas delineadas inicialmente. O mercado está muito competitivo, e é cruel com empreendedores que decidem levar sua empresa na base do improviso.

#3 Como criar um planejamento de metas efetivo?

Primeiro é necessário dividí-lo em etapas menores, já que planos previstos para serem alcançados em 5 meses têm métodos de empreendimento diferentes dos que levam um ou cinco anos para serem concluídos.

CURTO PRAZO

O planejamento de curto prazo, normalmente ações para 1 ano ou menos, é importante pois oferece mais segurança, estrutura e estímulo para que os demais objetivos da organização se concretizem em seguida. É muito utilizado para tomada de decisões urgentes, lidar com imprevistos, como apertos financeiros, entre outros. Já que o planejamento de curto prazo lida com medidas rápidas, a companhia dificilmente terá tempo de levantar muitos recursos. Portanto, uma forma de tornar esses planos possíveis é através da redução de custos. Vale a pena ficar de olho nas oportunidades de economia que possam viabilizá-los!

MÉDIO PRAZO

O planejamento de médio prazo tem o período entre 1 a 5 anos, o que permite uma elaboração mais estratégica. Essas metas podem servir como ponte, ligando as de curto e longo prazo, pois permitem uma melhora dos demais níveis de planejamento, já que possuem bases mais sólidas para avaliação do que as de curto prazo, e não chegaram a um nível tão profundo quanto as de longo prazo. Para tornar o conceito mais sólido em sua mente, vou te dar alguns exemplos que se encaixam dentro deste conceito para pequenas empresas: aumento de linha de produção, aumento de renda por meio de produtos vendidos, estabilidade de patrimônio com ganho de ativos e passivos, entre outros.

LONGO PRAZO

É necessário que as metas estabelecidas para este período de 5 a 10 anos sejam flexíveis e adaptáveis, já que não é possível prever o que vai acontecer e as ações de curto e médio prazo interferem diretamente em seu resultado. Normalmente é um plano ambicioso que demanda alto investimento, e imprescindível para dar uma direção ao negócio, permitindo que outros objetivos sejam traçados a partir dele, garantindo que as metas estejam alinhadas e sempre em movimento se aproximando cada vez mais de se tornarem realidade.

#4 Controle e correção de resultados

Não se esqueça! Os planos são hipóteses que podem dar ou não certo, então é importante manter o controle medindo os resultados reais que vem obtendo, levando em conta a distância entre o que pretendia e o que foi realmente alcançado, e assim ajuste a rota se for preciso. Gostou de saber mais sobre como criar um plano de metas? Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias!

Logotipo Brascomm 4.0

Endereço:

Rua Catequese, 1105 - Vila Guiomar
Santo André | SP - CEP: 09090-401

Entre em Contato

(11) 4901-8000

Redes Sociais

Fale Conosco pelo Whatsapp