ERP Brascomm

Blog da Brascomm

Plano de Metas – Como Criar um Planejamento Efetivo

Imagem

Hoje a Brascomm decidiu trazer uma dica valiosa para seu empreendimento, caso esteja começando ou ainda levando seu negócio simplesmente um dia após o outro. A dica é sobre como criar um plano de metas efetivo! Parece difícil? Talvez um pouco.. Mas não se preocupe, a gente te ajuda com isso!

#1 O que é um plano de metas?

Para criar um bom plano de metas, precisa entender o que ele é. Consiste em um conjunto de estratégias para definir metas específicas de curto, médio e longo prazo, mas o meio para atingí-los são somente hipóteses! É necessário focar no destino em que se quer chegar, já que o meio muitas vezes precisa ser corrigido e recalculado dependendo do desempenho que a estratégia vem tendo. Essa clareza permite um maior controle do próximo passo e dos ajustes no meio do caminho.

#2 Por que o plano de metas é tão importante para sua empresa?

Bom, é importante ter uma direção clara a ser seguida para obter os resultados que deseja. Vou te explicar melhor.. As coisas podem estar correndo bem sem ter o caminho claro que o está levando a estes resultados, mas desta forma seu negócio não está sendo sistematizado. O ponto é: para desenvolver seu negócio todos devem seguir, segundo seu nível hierárquico, seu papel na organização. E como seria possível aprender com o caminho seguido até agora e transmitir aos outros como replicar essa organização de processos bem sucedidos sem uma e estratégia formalizada? Da mesma maneira, as coisas podem estar indo mal, e como encontrar a lacuna entre os resultados desejados e os resultados adquiridos sem um projeto e o acompanhamento do caminho? Esse processo é essencial para reparar o erro, encontrando exatamente o ponto falho e procurando outro caminho para atingir as metas delineadas inicialmente. O mercado está muito competitivo, e é cruel com empreendedores que decidem levar sua empresa na base do improviso.

#3 Como criar um planejamento de metas efetivo?

Primeiro é necessário dividí-lo em etapas menores, já que planos previstos para serem alcançados em 5 meses têm métodos de empreendimento diferentes dos que levam um ou cinco anos para serem concluídos.

CURTO PRAZO

O planejamento de curto prazo, normalmente ações para 1 ano ou menos, é importante pois oferece mais segurança, estrutura e estímulo para que os demais objetivos da organização se concretizem em seguida. É muito utilizado para tomada de decisões urgentes, lidar com imprevistos, como apertos financeiros, entre outros. Já que o planejamento de curto prazo lida com medidas rápidas, a companhia dificilmente terá tempo de levantar muitos recursos. Portanto, uma forma de tornar esses planos possíveis é através da redução de custos. Vale a pena ficar de olho nas oportunidades de economia que possam viabilizá-los!

MÉDIO PRAZO

O planejamento de médio prazo tem o período entre 1 a 5 anos, o que permite uma elaboração mais estratégica. Essas metas podem servir como ponte, ligando as de curto e longo prazo, pois permitem uma melhora dos demais níveis de planejamento, já que possuem bases mais sólidas para avaliação do que as de curto prazo, e não chegaram a um nível tão profundo quanto as de longo prazo. Para tornar o conceito mais sólido em sua mente, vou te dar alguns exemplos que se encaixam dentro deste conceito para pequenas empresas: aumento de linha de produção, aumento de renda por meio de produtos vendidos, estabilidade de patrimônio com ganho de ativos e passivos, entre outros.

LONGO PRAZO

É necessário que as metas estabelecidas para este período de 5 a 10 anos sejam flexíveis e adaptáveis, já que não é possível prever o que vai acontecer e as ações de curto e médio prazo interferem diretamente em seu resultado. Normalmente é um plano ambicioso que demanda alto investimento, e imprescindível para dar uma direção ao negócio, permitindo que outros objetivos sejam traçados a partir dele, garantindo que as metas estejam alinhadas e sempre em movimento se aproximando cada vez mais de se tornarem realidade.

#4 Controle e correção de resultados

Não se esqueça! Os planos são hipóteses que podem dar ou não certo, então é importante manter o controle medindo os resultados reais que vem obtendo, levando em conta a distância entre o que pretendia e o que foi realmente alcançado, e assim ajuste a rota se for preciso. Gostou de saber mais sobre como criar um plano de metas? Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias!

Logotipo Brascomm 4.0

Endereço:

Rua Catequese, 1105 - Vila Guiomar
Santo André | SP - CEP: 09090-401

Entre em Contato

(11) 4901-8000

Redes Sociais

Imagem do usuario do chat
Ana

Online

Hoje
Ana
Olá, tudo bem?
Ana

Quer ver uma Demonstração Personalizada da Plataforma?

Sim, começar agora

Clicando acima você aceita nossas Políticas de privacidade

Descubra o Poder da Inteligência Artificial - Uma Oportunidade Exclusiva para Conhecer Nossa Ferramenta

Icon chatbot