ERP Brascomm

Blog da Brascomm

Vantagens de um ERP para uma PME!

Imagem

Um dos mitos que cercam os Sistemas ERP, é o de que ele é uma ferramenta exclusiva de grandes corporativas, e que só é possível utilizá-lo em uma empresa já consolidada e com um grande volume de dados e processos. Até certo tempo atrás esse mito era real! Os ERPs costumavam ser caros e desprovidos de usabilidade para quem possuía um negócio de média ou pequena escala. Na maioria das vezes, simplesmente não era viável arcar com os custos (extremamente altos) de uma ferramenta que não iria compensar o investimento, mas, os tempos mudaram!
Como em todas as novidades tecnológicas, a lei da oferta e procura contribuiu para que os preços cobrados por sistemas integrados reduzisse bastante. Com isso eles evoluíram também em funcionalidades e em usabilidade, tornando-se atraentes para uma gama maior de empresários. Nos últimos anos, o custo chegou a um nível interessante o suficiente para ser considerado por pequenas e médias empresas, e aqueles que optaram por implementá-los não têm se arrependido desta escolha!

Como saber se me encaixo na definição de PME?

O termo PME (Pequenas e Médias Empresas) é usado constantemente para diferenciar os tipos de negócios no Brasil, mas a classificação ainda pode confundir algumas pessoas. Uma pequena ou média empresa, geralmente corresponde a um negócio de cunho familiar, ou um estabelecimento regido por um empresário iniciante em sua primeira tentativa de sucesso, mas saiba, que isso não limita a aplicação desse termo. Existem empresas que foram concebidas com essa intenção, seja por uma decisão estratégica, ou limitação do mercado, os diretores preferem controlar o seu crescimento para que esta continue pertencendo à classe de um pequeno ou médio negócio.
Outra forma de definir uma empresa como PME, é a partir do regime tributário adotado por ela. As participantes do Simples Nacional atendem também pelo selo de pequenas ou médias empresas, e é mais fácil categorizá-las, da mesma forma que o governo faz, a partir do seu faturamento anual, sendo (por enquanto) R$3,6 milhões o seu limite. (Existe um projeto que pretende ampliar esse limite para algo próximo de R$ 5 milhões anuais). Então, se a sua empresa se encaixa em algum desses critérios, siga em frente e descubra porque um ERP pode ser útil em seu dia a dia.

1- Menos falhas e fraudes

Uma empresa de pequeno porte (PME) tende a um gerenciamento mais simples, o que não quer dizer que tudo ocorrerá com perfeição. Os seres humanos tendem ao erro quando submetidos a uma rotina repetitiva, na maioria das vezes, esses equívocos acontecem pela dificuldade que o cérebro tem em manter a atenção em uma única coisa por muito tempo, o resultado disso é uma leva de erros e probleminhas que inflam o dia a dia da companhia, minando a relação entre os chefes e seus funcionários.
Além dos erros causados pela falta de atenção, ainda existe uma cultura da corrupção forte em nosso país, o que faz alguns empregados agirem de maneira desonesta e prejudicial à empresa. Um sistema de gestão deixará claro quem foi o responsável por cometer esses delitos, e ainda pode evitar que a própria empresa cometa infrações fiscais mediante a necessidade dessa análise.

2- Controle de ponta a ponta

Um ERP tem mais do que uma interface bonita, seus códigos são construídos a partir de um conhecimento profundo sobre tecnologia da informação, mas também sobre a administração! Desta forma, você contará com uma interface visual atrativa, mas, além disso extremamente útil ao seu negócio! O ERP conseguirá relacionar dados em que você provavelmente não conseguiria reparar ou mesmo armazenar sem ele, além das relações mais improváveis, você também terá acesso aos indicadores mais comuns para a administração de uma empresa, tudo da forma mais automatizada possível, pois os departamentos estão integrados no nível mais profundo em que isso pode acontecer!

3- Um adeus definitivo aos processos manuais

O primeiro tópico diz bem porque os empreendedores devem fugir dos processos manuais em seus negócios. Insistir em fazer tudo do jeito antigo pode trazer sérias consequências para um pequeno ou médio negócio, principalmente porque a clientela costuma estar localizada em um raio menor, de modo que uma reclamação pode ser facilmente difundida, e acabar manchando a reputação de seu estabelecimento.
Agilidade e organização são os adjetivos acoplados à sua empresa quando um ERP é instalado, e como bônus, os gastos com papel e impressão tendem a diminuir, assim como a necessidade de espaço para armazenamento dessas páginas.

4- Planejamento do ciclo produtivo

Grande parte das pequenas e médias empresas (PME), peca em não planejar o suficiente antes de dar início às suas atividades. A maioria delas surge a partir de um negócio familiar, ou atividade feita em nível caseiro que acabou se expandindo e chegando à proporção de uma empresa, então, se começa a produzir em uma escala maior do que a usual sem o devido planejamento estratégico. O resultado disso, será um ciclo de produção com diversos gargalos, e dependendo da demanda, é possível até que esse ciclo se quebre e você entre em prejuízo.
O ERP age como uma lente de aumento para esses gargalos, possibilitando ao gestor identificar onde eles estão acontecendo, e o porquê de estarem acontecendo, tornando o caminho para a solução muito mais simples!

5- Relação Business to Business beneficiada

A comunicação com os fornecedores é substancial para a manutenção de sua cadeia produtiva. Para essa relação costuma-se usar o termo B2B ( Business to business) pois existe uma empresa fazendo negócios com outro. Isso exige de ambas as partes uma precisão e velocidade maiores, para que todo o ciclo não seja prejudicado pela falta de um item, por exemplo. Então, a utilização de um ERP em constante comunicação com os fornecedores é interessante para diminuir o tempo de resposta entre fornecedor e seu estabelecimento, algo que refletirá no seu tempo de atendimento aos clientes.
Os benefícios de um ERP são muitos, mas eles variam de empresa para empresa, sempre correspondendo ao comprometimento e ao investimento que é feito para que ele funcione da melhor forma possível!
Conheça o que o ERP Brascomm pode lhe oferecer, veja como funciona nosso sistema e sinta-se a vontade para nos contatar solicitando uma demonstração sem compromisso!

Logotipo Brascomm 4.0

Endereço:

Rua Catequese, 1105 - Vila Guiomar
Santo André | SP - CEP: 09090-401

Entre em Contato

(11) 4901-8000

Redes Sociais

Fale Conosco pelo Whatsapp