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Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido?

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No mercado empresarial muitos termos são trabalhados, porém nem sempre todos estão habituados a utilizá-los e por vezes desconhecem algumas especificações financeiras, como neste caso da diferença entre lucro bruto e lucro líquido. Antes de nos aprofundar no assunto, entenda o conceito de lucros.

O que é lucro?

Lucro é tudo o que traz um retorno positivo a um determinado investimento, responsável por remunerar o dinheiro investido em uma empresa. Na economia eles possuem dois conceitos relacionados sendo o normal representando o custo explícito e implícito de uma empresa e o lucro econômico que é bem similar também referindo ao retorno em títulos ou dinheiro.
Um exemplo bem simples de lucro é uma mercadoria que é comprada pelo valor de R$50 e em seguida é vendida por R$80 resultando em um lucro de R$30. Na maioria das vezes não é tão simples assim de calcular o lucro de uma empresa, pelo fato de existirem pagamentos como o salário de funcionário, imposto, aluguel entre muitos outros custos que reduzem o lucro obtido.
Porém o conceito contábil, vai além disso, eis então que surgem esses dois tipos que embora tem conceitos diferentes trabalham em conjunto. Para entender a diferença entres os dois tipos de lucros é necessário ter na ponta da língua o que é custos e receitas.
Leia também: Diferenças entre markup e margem de lucro

O que são custos?

O conceito de custo tem relação a tudo aquilo que é gasto através da compra ou mesmo da produção de um produto, como por exemplo a aquisição de matéria-prima, custos de fabricação, energia, etc. Existem três tipos de custos sendo eles:
Custos variáveis: Variam de acordo com a quantidade que é produzida, sendo o valor gasto desde a matéria-prima a sua comercialização do produto. Alguns exemplos de custos variáveis são as comissões de vendedores, ICMS, embalagens, fretes entre outros.
Custos fixos: Ao contrário dos custos variáveis, estes custos são aqueles que são frequentem mês a mês, pois sabemos que mensalmente serão necessários ser custeados. Como exemplo temos o custo com o salário da equipe, água, luz, telefone, aluguel, IPTU que nem sempre dispõe de valores iguais, são custos que a empresa deverá pagar com maior frequência.
Custo total: A soma dos dois custos anteriores.

O que é receita?

Receita: É o faturamento da empresa, o resultado final da multiplicação do preço do produto X quantidade das vendas, é a entrada de dinheiro que entra dentro de uma empresa. Agora finalmente abordaremos as diferenças entre os termos citados no título de artigo e como esses dois tipos de lucro podem ser benéficos para a sua empresa.

Qual a diferença entre lucro bruto e lucro variável?

Lucro bruto: É a diferença entre as vendas com o valor gasto na produção ou execução de um serviço. Subtrai-se a receita total dos custos variáveis para se obter o lucro bruto.
Para um varejista, por exemplo, são as vendas menos o custo dos bens vendidos (Vendas – Custos), no caso do manufaturista o lucro bruto trata-se de custos dos materiais para a produção de um outro bem.
Lucro líquido: É a diferença entre as vendas e o total dos custos da empresa, onde é descontado as despesas administrativas, financeiras, operacionais e gerais. Neste caso é possível analisar o lucro ou prejuízo.
Por exemplo uma empresa possui o valor de R$10 mil reais e tem um gasto de R$6 mil reais, o valor que sobra será o seu lucro líquido, neste caso o valor é de R$4 mil reais.
Analisar esses dois tipos de lucros é muito importante para a saúde da empresa.

Como encontrar esses dois tipos de lucros?

Para resumir para encontrar o lucro bruto e o lucro líquido, o cálculo que deverá ser feito é: Receita Total – Custos Variáveis = Lucro bruto
Receita Total – Custo Total = Lucro líquido
Leia também: Como gerenciar melhor o seu fluxo de caixa!
Através de um sistema ERP todo este cálculo pode ser realizado facilmente, pois o sistema é capaz de apresentar dados em tempo real de todo o histórico informativo de sua empresa, além disso um ERP é essencial para controlar outras vertentes da empresa bem como toda a entrada e saída de seu fluxo de caixa, gerenciar suas vendas, controlar estoque, emitir notas fiscais e boletos, gerenciar seus pedidos e compras, matéria prima e produtos produzidos entre outras funcionalidades.
Conheça a Brascomm e saiba como podemos ajudá-lo a organizar os dados de sua empresa para que você possa extrair informações relevantes para futuras tomadas de decisões.
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