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Diferenças entre markup e margem de lucro

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Não são poucos os termos que rodeiam a profissão de um administrador de empresas, por isso, confundi-los não é um equívoco tão exclusivo como você pensa, ainda mais quando se trata desses dois conceitos trazidos no título. Markup e Margem de lucro costumam ter seus significados não apenas confundidos como mesclados, o que de vez em quando pode gerar alguns problemas no dia a dia da empresa, principalmente no momento da precificação de um produto. Mas, não se preocupe, não há nada que não possa ser resolvido com algumas leituras e pesquisas sobre o assunto.

O que é Markup?

Em uma definição sucinta e objetiva, markup é um percentual sobre ao valor da compra de mercadoria usado para definir o preço de um produto.
O Markup então vai avaliar se o preço que você está definindo para seus produtos está dentro do que seria o ideal, e é chamado de índice-multiplicador, utilizado em sua grande maioria por ser bem mais simples e direto que o segundo tópico. Esse índice é aplicado sobre o custo da mercadoria e o IPI, ou seja, apenas o que foi consumido para produzir essa mercadoria, então gastos com armazenamento e transporte não são levados em conta, algo que pode prejudicar no final das contas. Exemplificando rapidamente, se o seu produto, custa R$10,00 para ser produzido, e a taxa de IPI sobre ele é de 10%, levando então a um custo final de R$11,00, é sobre este valor que será aplicado o índice de markup.

O que é Margem de lucro?

Partindo também do princípio da objetividade, a margem de lucro é um percentual sobre a venda da mercadoria visando definir o retorno financeiro de um produto.
A margem de lucro bruta, por sua vez, irá levar em consideração os ganhos que o gestor deseja obter, e não os custos, para tal, já são inseridos neste cálculo valores mais detalhados como os de ICMS, PIS e COFINS, tanto para a entrada como para a saída dessa mercadoria. Prosseguindo com o exemplo do produto anterior, utilizar-se-á para o cálculo da margem bruta de lucro o valor de custo final, acrescido dos ICMS e PIS+COFINS de entrada, diminuído das mesmas legendas referentes à saída do produto, sim, esse cálculo é bem mais complexo que o primeiro, por isso muitos empresários resolvem suprimir esse conceito e trabalhar apenas com o índice de markup, o que a depender da sua quantidade de produtos pode até ser mais vantajoso.

Markup e Margem de lucro não são a mesma coisa!

Antes de tudo é importante entender que, margem de lucro e markup não delimitam a mesma coisa, ou seja, 15% de margem de lucro não é a mesma coisa que 15% de markup, principalmente porque tratam de conceitos diferentes como acabamos de definir, e consequentemente, são métricas calculadas de formas diferentes. Costuma-se dizer que, o markup é calculado “por dentro” do valor de aquisição do produto, sendo então alcançado como resultado da sua fórmula. O valor da margem de lucro por sua vez, é calculado “por fora” e é determinante para entender o retorno que a venda de determinado objeto está trazendo para o seu negócio. Agora que já está pincelado o que cada um destes marca, vejamos como calculá-los.

Utilizando ERP’s no momento da precificação

Os sistemas de gestão integrada são ferramentas perfeitas para facilitar o dia a dia de um empresário, sua proposta de centralização das informações modifica inteiramente a forma de trabalhar, e a maneira como as informações percorrem os níveis da sua empresa. No momento de precificar um produto, o acesso a essas informações é mais que fundamental, pois pode livrar a sua loja, distribuidora, ou atacadista de situações embaraçosas.
Nem todos os empresários valorizam o momento de colocar preço em seus itens, fato que contribui para um período de atividades não muito satisfatório na questão financeira, pois, é o preço de venda do seus produtos que irá sustentar todo o restante da cadeia em sua corporação. É do fluxo de caixa que emana a sua fonte de renda, por isso controlá-lo de forma rígida é premissa para a saúde financeira.
Utilizar um ERP no momento da precificação irá garantir que você deixe implícito ali todos os custos que tem desde a aquisição ao armazenamento do produto, sem que isso prejudique a sua margem de lucros para este determinado período.

Como calcular Markup e Margem de lucro?

Em suma estes dois cálculos são bem simples, e requerem duas informações, o valor de aquisição do produto, e a taxa que você deseja embutir no preço final do item.

Calculando o preço de venda a partir do markup:

Definimos anteriormente que o custo final do nosso produto fictício era de R$11,00, portanto, para calcular o seu índice de markup usaremos a seguinte fórmula:
(Custo de aquisição + IPI) x (1 + Percentual de Markup desejado) = Preço de venda do produto
(R$ 10,00 + 10%) x (1 + 30%) = R$ 14,30
Assim, em poucos passos chegamos ao valor ideal de R$14,30 para alcançar um índice de markup de 30%!

Calculando o preço de venda a partir da margem de lucro bruta:

O custo final do nosso produto, será agora acrescido de alguns percentuais fictícios, concernentes aos valores de ICMS e PIS + COFINS de saída e entrada, totalizando um valor de R$13,50. Para calcular qual é a sua margem bruta de lucro, usaremos a seguinte fórmula.
(Preço de venda líquido – Custo líquido) / Preço de venda líquido= Margem Bruta
(R$13,50 – R$11,00) / R$13,50= 0,18 (Aproximadamente)
Deste cálculo percebemos então, que a sua margem bruta de lucro é de 18%!
A complexidade destes indicadores quanto a observação dos valores dos impostos faz com que a sua definição manual se torne mais difícil e apta a possíveis erros humanos conforme cresce a quantidade de itens em seu estoque, desta forma contar com o auxílio e a praticidade de um sistema ERP é a saída mais indicada para obter essas métricas sem muito esforço com a certeza de obter um cálculo certeiro.
Conheça a Brascomm e saiba como podemos ajudá-lo! Solicite uma demonstração sem compromisso!
Leia também: “Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido?”

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