Como abordar o cliente no varejo?
Em tempos de crise, saber como abordar o cliente de modo cordial e não empurrando o produto é garantia da construção de um
relacionamento ou concretização de venda. Separamos algumas dicas para driblar as dificuldades durante o processo de venda.
Muitos vendedores do varejo, ao abordarem já se depararam com a seguinte resposta do cliente: “Obrigada, só estou dando uma olhada!”,
porém com algumas dicas reverter esse cenário será simples e mesmo que não converta em venda de imediato o cliente há de se lembrar o
quão atencioso você foi.
DICAS PARA ABORDAR O CLIENTE
Dica 1
Ao abordar o cliente – Sorria, coloque-se a disposição e observe para ver o que o cliente busca. Dê um tempo e aproxime-se, e então
busque por informações como: “Você está procurando um notebook para você? Você pensa em utilizá-lo para estudo?” deixando o cliente a
vontade e criando empatia com ele. Gerar relacionamento com o cliente é essencial para uma possível venda.
Dica 2
Não seja do tipo “vendedor chiclete”, ficar no pé do cliente empurrando para ele entrar ou mesmo tocá-lo não é algo que muitas pessoas
gostem, como dissemos no tópico anterior, basta apenas um sorriso e um convite.
Dica 3
• Quem busca adquirir um produto, busca atenção e resolução para sua necessidade. Volte-se 100% a ele, escutando o que o mesmo tem a
dizer e atentando-se aos detalhes.dica
Dica 4
Conhecer sobre o seu produto é algo importantíssimo para concretizar uma venda. O cliente questionará, então busque sempre responder,
focando-se na necessidade dele.
Dica 5
Vender é preciso, mas para concretizar uma venda é importante adquirir a confiança do cliente. Novamente, crie relacionamento com o seu
cliente. Ex: “Estes sapatos são muito confortáveis, comprei para os meus filhos, que são apaixonados por estes personagens. Além de
bonitos, tem amortecedores que são ótimos para crianças muito ativas como os meus pequenos! Você tem filhos de que idade?”
Dica 6
“Tempo é dinheiro!”, você já deve ter escutado muitas vezes esta frase, que se aplica a rotina do vendedor. Cliente não gosta de esperar
muito tempo, caso você esteja atendendo e um novo cliente surgir, peça licença ao atual cliente e dê as boas vindas ao que entrou. Faça
o teste e aprimore sua forma de vender e convidar os seus futuros clientes a conhecerem o que você tem para oferecer. Ofertando um
atendimento excelente as chances do cliente retornar e indicar, serão grandes.
Outra forma de se beneficiar fidelizando o cliente é registrando os dados e preferências do cliente, através de um sistema de CRM, assim
futuramente você poderá avisá-lo de promoções de produtos que a cliente geralmente compra e garantir mais uma venda.