Como sistemas ERP ajudam no marketing da sua empresa?

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Como sistemas ERP ajudam no marketing da sua empresa?

Ao começar um novo negócio é comum tropeçar em alguns desafios, mas certamente a vontade de vencer e de elevar seu empreendimento a outros patamares deve sempre ser maior! Além da persistência, outro ingrediente essencial para que negócios recém-nascidos deem certo, é utilizar as ferramentas corretas da melhor forma possível!

 

Muitos dos softwares existentes, podem servir como verdadeiros propulsores, e estão à sua disposição para alavancar a sua empresa rumo ao sucesso, como é o caso dos sistemas ERP. Com a premissa de permitir ao gestor acompanhar de perto todos os setores do seu negócio, os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) são hoje a ferramenta mais elementar na construção de uma empresa sadia e com boas perspectivas de crescimento.

 

Você sabe qual é o objetivo dos sistemas ERP?

 

Para quem está começando a gerenciar um negócio agora, o termo ERP pode ainda gerar algumas dúvidas. A sigla é adotada para sistemas de planejamento de recursos empresariais, e estes se configuram como um verdadeiro painel de controle para o seu negócio.

 

Um sistema ERP reúne uma complexa e densa quantidade de códigos, arranjados em uma interface simples e intuitiva, de modo que o gestor tenha acesso à informação que precisa da forma mais clara possível. Além de permitir facilidade no acesso aos dados, os ERP’s promovem a velocidade na comunicação entre os funcionários, otimizando cadeias produtivas onde um setor depende de outro para trabalhar.

 

Os sistemas ERP não trazem implicações apenas para o momento presente da empresa. Suas simulações e relatórios são de extrema relevância para as tomadas de decisões a serem feitas acerca do negócio, influenciando de forma direta em seus resultados futuros!

 

O software de gestão é dividido em módulos, cada um deles correspondendo a uma das áreas administrativas da empresa, ou seja: Vendas, Compras, Estoque e quaisquer outras divisões existentes na sua pirâmide organizacional. Hoje falaremos especificamente de um desses módulos ou áreas funcionais dentro da sua empresa, aquele que responde pela promoção da sua empresa ao público e consequente divulgação da sua marca!

 

Marketing e suas atribuições

 

Ao se falar em marketing, a associação mais comum que se faz é com as propagandas e a estratégia de publicidade de uma determinada empresa. Por muito tempo se enxergou como função do departamento de marketing, apenas elaborar peças e campanhas publicitárias, e fazer com que essas fossem veiculadas, de forma independente, sem atentar-se para q que viria antes ou depois das suas ações.

 

Esse pensamento está ultrapassado! Veja uma das definições mais recentes de marketing:

 

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

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Compreende como as funções do marketing vão muito além da criação de propagandas? Hoje, com os clientes cada vez mais munidos de acesso à informação, se vê a formação de um público altamente crítico, e portanto exigente. Para convencê-lo a comprar o seu produto ou utilizar seus serviços, será preciso um trabalho de indução muito mais profundo do que aquele executado por um chamativo num comercial de TV. Por conta disso os profissionais dessa área se veem de frente a desafios cada vez maiores e recebem cada vez mais valorização.

 

Uma boa estratégia de marketing é integrada com as outras áreas funcionais da empresa, ela influencia no que o departamento de compras irá pedir para atender à demanda estimada, se responsabiliza por quantificar as vendas, e também por entender as circunstâncias em que cada produto foi vendido, e no caso da não-venda, decifrar as motivações dos clientes para evitar que os mesmos erros se repitam. Você deve estar curioso, afinal onde o ERP entra nessa história?

 

O ERP pode ajudar no marketing do seu negócio!

 

Duas palavras foram comuns tanto na explicação dos sistemas ERP, como da função designada ao departamento de marketing na atualidade: integração. Enquanto os sistemas ERP são ferramentas que promovem um ambiente profissional com dados integrados, os profissionais de marketing dependem dessa integração para executarem suas tarefas e desenvolverem estratégias criativas, baseadas em informações reais sobre os seus clientes.

 

Dentre as tendências para o marketing em 2017, percebe-se uma grande inclinação das empresas ao uso de propaganda on-line, principalmente através de e-mails e redes sociais. Este é chamado de Marketing Digital, leia um pouco mais sobre ele nesse artigo.

 

Como sua empresa pretende atingir os potenciais clientes, se não organizar bem uma lista de contatos? A partir de um cadastro bem organizado de consumidores, é possível que o seu marketing seja cada vez mais específico e portanto assertivo, contribuindo para mais conversão.

 

Um sistema ERP é fundamental para caracterizar o seu público. Os dados de seus clientes como idade, localidade, frequência e preferências de compra, são extremamente relevantes para a criação de conteúdo publicitário que de fato atinja o seu desejo e o traga de volta para uma nova compra.

 

Além do trabalho desenvolvido antes da compra, existe um conceito cada vez mais relevante dentro das empresas: a gestão de follow-up, que nada mais é do que o acompanhamento do cliente após ele ter adquirido seu produto ou usufruído de seus serviços. Isso se dá através de pesquisas de satisfação, sequências de e-mails ou ligações, que poderão nutrir com mais dados o seu ERP, e fornecer mais material para a elaboração de estratégias futuras de divulgação.

 

O sistema ERP da Brascomm é a ferramenta mais completa dentro da tecnologia da informação voltada para os negócios. Sua grande variedade de módulos, e capacidade de processamento permitem a otimização de diversas tarefas antes feitas de forma manual, mas além disso, ainda podem influenciar muito aspectos intangíveis da empresa, como o relacionamento com seus clientes.

Um bom ERP em funcionamento promove organização dentro da empresa, fazendo com que os clientes percebam no atendimento solícito, na velocidade de entrega, ou mesmo na preocupação com a satisfação, um cuidado e atenção ímpares, e não há melhor propaganda do que a própria experiência! Está pronto para deixar essa ferramenta te ajudar?!

 

Para saber mais sobre a Brascomm acesse nosso site, solicite uma apresentação sem compromisso ou entre em contato no número 0800 008 1010 ou (11) 4901-8000.

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