Você conhece o Marketing Digital?

marketing digital

Você conhece o Marketing Digital?

Observe como o mundo está hoje e perceba como evoluímos! A evolução em seu sentido bruto não significa necessariamente algo bom, mas sim a mudança ou transição de um estágio para outro mais avançado, e isso certamente faz parte da nossa realidade. O mundo mudou, mas ele não fez isso sozinho, foi impulsionado por pessoas que mudaram, e que estavam dispostas a trazer e fazer coisas diferentes para melhorar o seu ambiente de convivência.

 

Da vontade de ser mais veloz surgiu o primeiro automóvel, e buscando alcançar maiores distâncias nasceu o primeiro avião. Do desejo de vencer uma guerra surgiu a internet, mas graças a pessoas que eram abertas a mudanças essa poderosa arma se mostrou capaz também de aproximar pessoas. Hoje a internet é uma das ferramentas de trabalho mais usadas no mundo, graças à sua infinita versatilidade.

 

Onde queremos chegar com tudo isso?

chegar (2)

A introdução desse texto demonstra como as pessoas mudaram e  como a chegada da internet fez parte desse processo de evolução.  Estamos tratando de um conceito novo, ao qual muitas pessoas ainda não foram apresentadas! Contudo, é um passo  na evolução  da nossa forma de comunicação e que deve dominar as estações de trabalho ligadas ao marketing nos próximos anos.

 

Os consumidores mudaram em suas características, desejos, e principalmente, nos meios de comunicação e produtos que consomem! Há até pouco tempo atrás, a televisão era a maior fonte de entretenimento para as massas, e isso justificava investimentos grandiosos das marcas para aparecerem na programação dos canais mais assistidos, e a partir daí captar seus clientes.

 

Como o presente e o futuro irão funcionar?

 

A televisão não deixou de ser expressiva e confiável, mas certamente a audiência caiu muito nos últimos tempos. Com o passar dos anos ela deixará de parecer com o que conhecemos hoje, e se utilizará cada vez mais das mídias digitais para aumentar a sua audiência. Prospectar clientes através de meios de grande circulação é um processo muito caro, e que acaba inibindo a entrada de muitas pequenas e médias empresas num mercado cada vez mais competitivo.

 

As mídias sociais, e alternativas como blogs, sites e o e-mail marketing têm se mostrado muito eficientes, principalmente por permitirem uma segmentação muito mais detalhada dos seus potenciais clientes. Investindo na qualidade dos seus prospectos, há sempre muito mais chances de que eles se tornem compradores reais.

 

Essa vertente do marketing, é o que chamamos de Marketing Digital, e não representa apenas o futuro da publicidade, como também o presente! A premissa de estar onde os clientes estão, válida a ideia de utilizar as redes sociais, os buscadores, e os blogs para se aproximar daqueles que podem se tornar consumidores fiéis da sua marca, então, a seguir você conhecerá algumas das ferramentas mais utilizadas para dar prosseguimento a essa estratégia.

 

Blogs

 

Os blogs são páginas da web onde a empresa se compromete a oferecer conteúdo de qualidade para sua audiência. Diferente do que é feito na maioria dos anúncios, a intenção aqui não é somente oferecer seus serviços ou produtos logo de cara, mas, educar o seu cliente para que ele identifique por conta própria qual é a sua necessidade, e a partir daí ver a sua empresa como uma opção para sanar os seus problemas.

 

Redes Sociais

redes sociais

O Facebook chegou recentemente à marca de 2 bilhões de usuários ativos! Não é maravilhoso contar com uma audiência dessa extensão, a um custo muito menor do que as grandes mídias televisivas fariam? Agora pense nos usuários de outras redes como o Instagram, Linkedin e Twitter, cada rede com seu formato e peculiaridade é um terreno fértil para criar proximidade com o público e alargar as fronteiras da sua marca, mais do que consumidores, você pode criar verdadeiros fãs do seu trabalho, e a partir daí contar eles mesmos para promoverem seus produtos, pois quando um cliente está satisfeito com o produto, ele gostam de demonstrar e recomendar para os outros, e com as redes sociais fica muito mais prático o acesso !

 

E-mail Marketing

 

Se engana quem pensa que o E-mail Marketing não faz mais efeito! É muito raro encontrar alguém que não tenha uma conta de e-mail, pois eles são ferramentas essenciais para o trabalho, para a universidade, cadastros e outras diversas utilidades do dia a dia.

A diferença do e-mail marketing para os demais meios de mídia digital, é que cada um escolhe o que deseja receber, ou seja, você é selecionado pelo potencial cliente, e só precisa cultivar uma boa estratégia, para com seus e-mails conquistar o indivíduo e levá-lo a uma compra.

 

Aplicando o Marketing Digital: Gestão de Follow Up

 

O Marketing Digital pode ser aplicado em sua gestão de follow up, se você não conhece esse termo, não se preocupe, entenda um pouco a seguir:

“Se trata de um conceito que percorre todo o processo de vendas, desde a procura por leads (clientes potenciais) até o tratamento após a entrega do produto no caso de sucesso. A intenção em aplicar o follow-up é suportar a experiência de compra do cliente, deixando-o a par das intenções da companhia, e demonstrando o interesse em finalizar o negócio.”

 

Caso deseje conhecer um pouco mais sobre esse tema, confira texto, e saiba a importância de acompanhar os seus potenciais clientes desde o início até depois da compra ser efetuada!

 

Redução da taxa de Churn

 

O Marketing Digital também pode auxiliar na redução da taxa de churn que:

“…mede a quantidade de assinantes desistentes de um serviço por um certo período de tempo no caso de prestadoras de serviço, ou a quantidade de clientes que deixam de comprar da empresa, no caso de varejistas e fornecedores. Este costumava ser um fenômeno recorrente apenas entre as lojas varejistas, mas hoje, está se tornando o maior pesadelo de lojas de e-commerce, empresas que trabalham com serviços de TI e também Startups que passam aos poucos a comandar as novas iniciativas de mercado.”

 

O Marketing Digital pode ser a solução para tempos com faturamento baixo, e além disso representa uma das melhores formas de agregar valor à sua marca. Acompanhar os indicadores é parte importante desse processo,  e com um sistema ERP de qualidade, certamente poderá ter acesso a métricas e valores que comprovam a eficiência dos métodos digitais de publicidade.

 

Para saber mais sobre a Brascomm acesse nosso site, ou se preferir entre em contato no número (11)4901-8000.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.