Como facilitar a tomada de decisões do gestor?

tomada de decisões

Como facilitar a tomada de decisões do gestor?

Buscamos praticidade o tempo todo, seja em aplicativos mobile, sistemas de gestão ERP, entre outros que você já deve conhecer e interagir facilmente. Mas o que mais dificulta é o fato de na posição de gestor, necessitar de agilidade nos processos de tomada de decisões.

Qual é sua reação no momento em que precisa agir com imediatismo? Sente medo, por não saber se sua escolha é a ideal ou busca analisar cada opção? Independente do sentimento, sabemos que de uma forma ou de outro é necessário agir, principalmente se você for dono de empresa. Para isso elencamos aqui algumas dicas para ajudá-lo!

Como tomar decisões?

Razão: Geralmente quando usamos da razão ela permite que nossas decisões tenham resultados positivos, porém é algo que nos deixa limitado.
Porém, vendo por outro lado, sua razão o ajudará comparar todas as opções existentes visualizando seus prós e contras, para que você escolha a melhor alternativa.

Exemplificando, sua empresa encontra-se com baixo faturamento e alto índice de contas a pagar, agindo com a razão a decisão imediata poderia ser eliminar custos e reaver o motivo de não estar faturando.

Instinto: Quando nos sentimos ameaçados, automaticamente nosso corpo aciona um sistema para que possamos agir da forma que imaginemos ser mais corretas. As vezes seu instinto agirá mais com a emoção do que com a razão.

Imagine que surja uma oportunidade de negócios, que agregue ao seu ramo, ele é novo porém tem potencial, então pensa devo ou não agregar esse tipo de produto/serviço ao meu negócio.

Agindo pelo instinto você poderá ter grande sucesso ou perder uma grande oportunidade por medo de tentar.

Usar da experiência é algo positivo para ajudá-lo ir para o caminho certo, recordar escolhas bem sucedidas poderá ser uma mão na roda, para auxiliá-lo na ação.

Se você trabalha com e-commerce e no ano anterior no dia das crianças, sua loja deixou de atender por falta de estoque, com essa experiência, não exitará em negociar com seu fornecedor.

O que considerar na tomada de decisões?

 

1. Limitar suas opções

Um problema pode ter inúmera resoluções, para isto elenque todas as opções possíveis e identifique seus prós ou contras para adotar a melhor estratégia. Elencar muitas opções para resolução de um problema poderá deixá-lo mais confuso e sem saber como agir.

2. Separar as escolhas boas das ruins

Prepare-se para estar errado, muitas vezes o gestor sente convicto de que foi a melhor decisão e porventura a opção escolhida não foi a mais precisa. Além disso caso a sua escolha não seja certeira, você terá um plano B para agir dependendo da situação e encontrará um leque de oportunidades para auxiliá-lo.

3. Escutar seus sexto sentido

Usar os instintos é algo relativo sendo preciso encontrar equilíbrio e unindo suas experiências com a sua opinião pessoal para tomar a decisão que lhe pareça mais conveniente.

4. Eliminar suas indecisões

O medo lhe torna seu próprio inimigo, somos humanos e erramos diariamente, porém é melhor agir por aquilo que você acredita do que se arrepender por não ter feito.

Pense, analise, use seus instintos e não tenha medo de tomar a decisão certa – FAÇA-O!

Ferramentas para tomada de decisões

O tempo é dinheiro e para agilizar o processo o ERP Brascomm proporciona uma facilidade para o gestor na tomada de decisões, contamos com uma ferramenta analítica que ajuda a encontrar oportunidades e ameaças através de dados reais de sua empresa.

Nosso sistema ERP tem a capacidade de apresentar informações como estoque crítico, custos, baixa em vendas, débitos em atraso entre outras funções necessárias para um gerenciamento preciso e uma tomada de decisão ágil.

https://www.brascomm.net.br/novidades-sistema-brascomm/

Conheça nossas soluções e veja o que podemos fazer por sua empresa!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.