Atender para vender bem!

atender para vender

Atender para vender bem!

Hoje em dia existem inúmeras formas de comunicação, através de chats, por telefone, no ponto de venda, redes sociais, aplicativos e muito mais e atender de uma forma amigável, solicita e oferecendo um atendimento de qualidade e repleto de atenção é algo muito importante para que não se caia em sites de reclamação e consequentemente manchar o nome da empresa e ser penalizado por tal ato.

Neste artigo abordaremos algumas dicas e/ou técnicas para que você aprimore sua forma de atender bem e se torne cada vez mais um ótimo profissional de vendas. Continue a leitura!

Atender com qualidade faz com o cliente opte por comprar da empresa, crie confiabilidade e segurança em estar se tratando em fechar um negócio. Assim como gerar novos clientes é importante, realizar um bom atendimento, manter o cliente e fidelizá-lo não deve ser descartado, pois estando satisfeito com sua empresa este pode ser uma chave para trazer novas receitas e clientes a sua empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela empresa TNS InterScience, segundo o site Ecommerce Brasil, com um público de 1.250 consumidores 51% prezam primeiramente pelo atendimento, 39% pela qualidade e 39% pelo preço.

Desta forma, dividiremos nossas dicas para que você possa aprimorar sua forma de atender:

• Seja cordial

Deixando julgamentos e preconceitos de lado, refira sempre ao cliente como senhor e senhora independente da faixa etária, se direcionar ao cliente como “você” só é indicado quando o mesmo venha a autorizá-lo a tratar com ele desta forma.

Se sua abordagem for feita através do telefone, tente atender sorrindo, assim o atendimento parecerá mais leve e agradável e você se demonstrará uma pessoa amigável e simpática.

• Receptivo

Quando um cliente visita a sua empresa, chamá-lo pelo nome e fazê-lo com que se sinta acolhido e seja uma pessoa importante para a empresa, é a forma mais comum de ter um contato agradável com o cliente.

• Atenda de imediato

Nenhum cliente no mundo e até você mesmo, hoje nesse mundo tecnológico e cheio de agilidade, tem paciência em esperar por um problema a ser resolvido ou uma necessidade não é mesmo? Desta forma ao atender a uma solicitação, agarre e vá até o final para resolver o problema, demonstrando boa vontade. Desta forma será benéfico para você como para a empresa.

 

satisfação do cliente

(Imagem: Fundo fotografia desenhado por Pressfoto – Freepik.com)

• Tenha cautela com os termos utilizados

Utilizar termos técnicos, nem sempre o seu cliente tem conhecimento de siglas, abreviaturas ou mesmo destes termos, conduzir uma conversa de forma simples com informalidade é mais fácil para um bom entendimento entre ambos os lados.

Se por acaso em sua abordagem perceber que o grau de entendimento do seu cliente é grande, não há problemas em utilizar  de termos, mas o melhor é agir com simplicidade.

• Abuse de suas ferramentas

Use suas ferramentas com destreza e cautela, chats, SAC´s, CRM’s, emails com perguntas e respostas, tabelas de preço, estas são ferramentas essenciais para vendas, busque sempre ser transparente, dar atenção mesmo as reclamações e ofertar respostas orientando o cliente para execução do processo. Sentindo-se bem atendimento e ainda obtendo um retorno com rapidez, o mesmo concretizará o processo de venda.

• “Não posso!”, “Não tenho como”…

Evite o uso de expressões negativas tais como “Não podemos!”, isto tende a criar um clima ruim. Utilizar um argumento mais positivo e otimista como: ” O que podemos fazer pelo(a) senhor(a) é…” torna mais agradável e facilita com que o cliente tome uma atitude com rapidez para concluir o processo de venda.

Televendas

Em alguns casos por falta de treinamento ou despreparo o processo de vendas por telefone passa ser algo estressante e causando uma certa rispidez no atendimento, desta forma se você trabalha com comércio via telefonia, confira essas dicas:

  • Controle o seu ritmo, lembre-se que você não está narrando uma partida de futebol, o cliente precisa entender o que você quer comunicar, contenha a ansiedade para que seu atendimento ocorra com clareza.
  • Adote um tom de voz adequado, nada de sussurrar ou sair berrando. Se você fala muito baixo o cliente do outro lado da linha, sentirá dificuldade no entendimento, já se começar a se portar como um legítimo italiano e se empolgar, acabará atrapalhando o colega que também estará tentando realizar uma venda.
  • Atente-se na forma de pronunciar as palavras, uma boa dicção é necessário para este tipo de atendimento, de nada adianta ser cordial, ter um tom suave de voz e falar errado.
  • Seja carismático, como dissemos anteriormente, quem não gosta de ser abordado por uma pessoa alegre, sorridente e receptiva?
  • Seja equilibrado e tenha paciência, sabemos que algumas situações saem do controle, e o cliente pode começar a reclamar, gritar ou pior xingar. Não devolva da mesma forma, afinal cada um oferece o que pode, sendo educado e tentando acalmá-lo, você só tenha a ganhar e não prejudicar a sua imagem não é mesmo? Afinal o interesse em vender é seu.
  • Em caso de dúvidas, solicite “um minuto” ao cliente e procure ajuda! Mas não demore muito para que o cliente não fique impaciente.Estas são algumas dicas simples, mas de grande valia para quem busca obter novos clientes e reter os que já possui.Compartilhe conosco suas dicas para um bom atendimento!

Você conhece a Brascomm?

A Brascomm é uma empresa de sistema de gestão ou mais popularmente conhecido sistema ERP, nossa plataforma unifica todos os setores de uma empresa desde o departamento vendas, compras, financeiro, estoque, produção, atendimento, entre outros de forma a torná-lo interligado. Assim, o tempo é otimizado e todas as informações encontram-se atualizadas em um único banco de dados.

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