Você sabe gerenciar seu estoque ? Aprenda mais com 5 dicas infalíveis!

estoque

Você sabe gerenciar seu estoque ? Aprenda mais com 5 dicas infalíveis!

Um dos processos mais delicados dentro de uma varejista ou atacadista é o de controlar o estoque.

O estoque é formado a partir de um acúmulo de matéria-prima, de produtos prontos para a venda ou de insumos básicos para a prestação de serviços. Além de comerciantes, alguns prestadores de serviço também precisam manter certos itens em seu poder para atender às necessidades de seus clientes, como por exemplo, no caso de outsourcing de impressão, onde  gerenciamento das tintas para recarga de cartuchos precisa de cuidado e atenção.

Ao longo deste capítulo, você conhecerá 5 dicas infalíveis para fazer uma melhor gestão dos produtos que são essenciais para o dia a dia da sua empresa, além disso, aprenderá maneiras para fazer com que o seu estoque seja acumulado de maneira eficiente, contribuindo com as suas contas.

1. Conheça os métodos para a gestão de estoque!

A Administração é uma ciência social aplicada, isso acaba refletindo em vários métodos já existentes para diversas áreas do gerenciamento de um negócio. Dentro da gestão de estoque não é diferente, pois já existem muitas ferramentas que podem te livrar de cometer muitos erros fatais no controle de suas quantidades, e vale à pena conhecê-los.

Três dos métodos mais conhecidos são: PEPS, UEPS e Custo médio. Iremos entender um pouco mais de cada um a seguir.

    • PEPS: Primeiro a entrar, primeiro a sair! Nesse método de gerenciamento e controle do estoque, nós consideraremos como primeiros a saírem, aqueles itens que chegaram primeiro. Para o efeito de itens com validade bem definidas, como alimentos e medicamentos, esse é o método mais indicado.
    • UEPS: Último a entrar primeiro a sair! Nesse método de análise de estoque, as últimas unidades a chegarem são comercializadas primeiro. É preciso analisar com cuidado quando esse método é vantajoso para a empresa.
    • Custo médio: Esse método diz mais respeito ao controle financeiro do estoque. Digamos que uma das partes do seu estoque foi adquirida por um preço diferente da outra. No momento de calcular os custos de uma venda seria possível que existisse  alguma discrepância, então, para evitar isso, faz-se a média aritmética do valor de estoque, e esta pode ser utilizada no momento do cálculo de resultados.

2. Utilize um sistema ERP

Os benefícios de um sistema de gestão informatizado já precedem a sua apresentação. Muitas empresas conseguiram dar saltos grandiosos a partir da implementação de softwares voltados para a gestão de seus processos e rotinas, e entre eles está o controle de estoque.

Utilizar um sistema bem estruturado e organizado, como o sistema ERP da Brascomm 2.0, implica em ter informação certa, no momento certo, e para o usuário certo! E são estes os mesmos princípios para uma boa gestão de estoque.

O funcionário responsável por repor as prateleiras,ou por fazer os pedidos precisa ter essa informação ao seu alcance em tempo hábil para que não falte mercadoria, ou mesmo para que essa mercadoria não permaneça para a venda após ter a sua data de vencimento atingida, por exemplo. Com as informações do ERP da Brascomm 2.0, além de controlar melhor o seu estoque atual, você aprenderá a comprar de forma mais eficiente, evitando desperdícios a partir das informações coletadas ao longo do tempo.

3. Padronização no estoque!

Você sabia que fica muito mais fácil controlar o seu estoque, se todos os produtos estiverem organizados de forma padronizada? Imagine um estoque com diferentes tipos de produto, e todos eles com uma mesma etiqueta identificando o setor ao qual pertencem, as datas de vencimento, preço, descrição e outras informações relevantes.

Todo esse cadastro detalhado ajudaria a setorizar os seus produtos, assim como organizá-los para que haja uma sequência de saída lógica. Hoje em dia, a maioria dos produtos já chega com códigos de barras, o que facilita bastante essa questão da identificação. Basta então, que você tenha os sistemas necessários para utilizar esses códigos como instrumento de marcação, e nesse sistema estejam cadastradas todas as informações pertinentes ao produto.

4. Curvas de oferta e demanda!

As curvas de oferta e demanda são os gráficos básicos do cálculo administrativo. A oferta demonstra a quantidade de produtos colocada no mercado, em função do preço. Enquanto isso, a demanda demonstra a quantidade de produtos procurada pelos consumidores no mercado, em relação também ao preço.

A oferta costuma ter um gráfico de curva crescente, enquanto a demanda apresenta uma curva decrescente, por conta disso, em algum momento, essas duas curvas irão se cruzar, dando origem ao chamado ponto de equilíbrio de mercado, onde a oferta é igual à demanda. Vale à pena pesquisar um pouco mais sobre esses gráficos, pois eles constituem um exercício interessante para analisar melhor o mercado.

5. Tenha uma equipe competente!

A gestão de estoque exige muita atenção. Imagine que grande parte do patrimônio de sua empresa está concentrado nos seus armazéns, na forma de produtos para a venda, então muito cuidado deve ser tomado com o controle dele. As pessoas certas devem ser escolhidas para essa tarefa, e estas devem receber os devidos treinamentos, para que desenvolvam uma interpretação correta diante dos problemas relacionados ao estoque, e a partir disso possam desenvolver soluções de maneira autônoma.

O controle de estoque também será muito importante para a contabilidade da sua empresa, sendo um dos pontos mais observados numa demonstração formal de resultados. Por isso, vale à pena investir não só em um pessoal qualificado, mas também em tecnologia que viabilize toda essa coleta de informações.

 

Muitos empreendedores já sabem da importância de gerir bem o seu estoque, e chegam a tratar essa habilidade como uma arte, tal qual a dificuldade para se alcançar a excelência, exigindo além da prática um pouco de talento. Depois de descobrir um pouco mais sobre o estoque e suas implicações, sinta-se à vontade para pesquisar sobre cada um dos itens e se aprofundar em conhecimento.

Gostaria de conhecer mais sobre o sistema ERP da Brascomm 2.0? visite nosso site, ou entre em contato no número (11)4901-8000.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.