Vantagens de um sistema ERP para indústria

ERP para indústria

Não há como fugir, hoje devido à alta concorrência e crescimento de demandas fiscais, o caminho do sucesso é calçado pela gestão organizada e competente. É crescente o número de empresas, lojas e indústrias que têm sido obrigadas a fechar as portas, claro que a economia defasada do nosso país tem nisso uma parcela de culpa, mas em sua grande maioria, esses estabelecimentos não resistem por conta de uma gestão mal dirigida, e da falta de atenção a diversos pontos importantes da administração.

O setor industrial é bastante expressivo no nosso país, e têm sido empregados alguns esforços do governo para que ele cresça ainda mais, a exemplo de subsídios e incentivos fiscais, mas, geralmente estes benefícios só se aplicam a grandes indústrias, então como o pequeno ou médio industriário pode se destacar nesse mercado? A resposta está na organização da gestão do seu negócio, que possibilitará um ganho de qualidade e de velocidade na sua cadeia de produção, colocando-os à frente dos seus demais concorrentes.

Porque organizar a gestão da minha indústria?

Essa pergunta permeia a mente de muitos empresários, não apenas do setor industrial mas também, lojistas e prestadores de serviço em geral. Ela costuma alcançar uma maior latência quando algumas situações incomuns passam a acontecer no seu negócio, como o não cumprimento de prazos para entrega de algum pedido, ou recebimento de reclamações dos clientes. O motivo disso estar acontecendo pode ser um crescimento maior do que você esperava, e para o qual, portanto, não estava preparado. Percebe-se então que os métodos tradicionais de gerenciamento vão levá-lo a um colapso se continuarem a ser empregados, pois, não há mais como anotar todos os pedidos em um caderno, muito menos salvar os contatos de seus clientes em uma agenda, com o passar do tempo calcular seus ganhos numa calculadora se tornará mais difícil e você irá se deparar com uma decisão a tomar: continuar utilizando essas diversas ferramentas ou investir em uma nova tecnologia para gestão?

Um sistema ERP para solucionar esses problemas!

Se você deseja levar a sua indústria por uma trilha de crescimento, é esperado que opte pela segunda opção, e então invista em tecnologias inovadoras, criadas especialmente para a gestão de negócios. Todas essas novas ferramentas de gestão podem ser encontradas em um único software, o sistema ERP. Um programa de Enterprise Resource Planning que é o “canivete suíço” dos grandes administradores, são apetrechos extremamente abrangentes e completos, que estão aptos a desenvolverem soluções para todos os âmbitos de uma empresa. Optar por implementar um sistema ERP é um voto de confiança no seu próprio negócio, e a partir dele você poderá ajustar diversos nós que melhorarão otimizando o dia a dia e deixarão seus clientes muito mais satisfeitos.

Como funciona um ERP?

Um sistema ERP opera com base em um banco de dados comum a todos os departamentos da empresa, onde serão depositadas todas as informações produzidas ou coletadas por seus funcionários ao longo de seu expediente, em seguida o sistema irá cruzar as informações que influenciam umas às outras e assim apresentar o resultado desse processamento em uma interface também comum, que ganha destaque pela interatividade, e pela facilidade no compartilhamento de dados. Os ERPs mais modernos trazem ainda uma grande vantagem que é o armazenamento em nuvem, a partir do qual se pode acessar os dados de qualquer lugar do mundo, bastando apenas  uma conexão de internet em qualquer aparelho (tablet, smartphone, notebook ou desktop) o que transfere uma mobilidade especial ao controle da sua indústria. Existem também algumas características específicas para sistemas de gestão industrial, as quais veremos a seguir.

Gestão de Materiais e de Máquinas

A gestão de materiais em uma indústria é bem diferente da que acontece em uma loja por exemplo, enquanto na segunda o produto tem, geralmente apenas a entrada e saída, a indústria trabalha com matérias primas diversas que serão transformadas em um item de consumo para a sociedade. Isso requer um cuidado especial na gestão de entradas e saídas da empresa, onde as quantidades devem ser minuciosamente controladas, a fim de que a falta de uma única matéria-prima não interrompa toda a linha de produção e traga prejuízos.

Um sistema ERP fará então o trabalho de relacionar as listas de pedidos e demandas com os materiais que devem ser adquiridos para corresponder a essa encomenda, este processo age não apenas na agilização da produção, como na redução de custos, pois o desperdício será cada vez menos constante na sua indústria.

Existem ainda ERPs capazes de utilizar variáveis mais específicas da indústria, como a capacidade de produção das máquinas, prevendo assim o tempo que levará até a conclusão do pedido, possibilitando aos negociadores uma estimativa mais exata dos prazos.

Otimização de Processos e Aumento da Produtividade

Otimizar a produção significa melhorar os procedimentos que são repetidos ao longo da montagem ou confecção de um determinado objeto, e o uso de um sistema ERP é substancial para a identificação dos chamados “gargalos” na cadeia ou linha de produção, ou seja, identificar aqueles pontos onde a velocidade de trabalho cai, e diminui-se a quantidade de itens passando por suas esteiras. Otimizando os processos a sua indústria ganha em velocidade, sem perder em qualidade, tudo o que você precisa para maximizar seus lucros!

Além disso, o Sistema ERP facilita o compartilhamento de dados entre os seus funcionários de diversos setores e essa integração poderá ser convertida em ganhos expressivos de tempo. Através de banco de dados comum evita-se o retrabalho e a movimentação desnecessária de funcionários entre os departamentos, agilizando as respostas quando são necessitadas de forma urgente.

Dentre as vantagens trazidas pela gestão em um ERP para indústrias, ainda pode-se citar o monitoramento de desempenho dos seus colaboradores ou dos departamentos em geral e o auxílio na tomada de decisões, o que pode tirar um pouco do peso em ser o gestor de sua indústria, pois, você terá acesso a informações estratégicas para a gestão, e estará apto a colocar sua indústria no caminho correto para o sucesso!

 

Solicite uma demonstração hoje mesmo!