Crescer é um desafio constante na vida dos varejistas, o mercado inconsistente e as complicações políticas que rodeiam o nosso país transformam o exercício da venda cada vez mais difícil. Além disso, a carga tributária do Brasil está entre as mais pesadas do mundo, o que por muitas vezes acaba inviabilizando a continuidade de muitos negócios que pareciam ser promissores. Frente a esse cenário bastante agressivo, não há como apenas sobreviver, é preciso ser munido a todo momento de um pensamento estratégico e inteligente, para não deixar que as dificuldades do mercado sufoquem a sua fonte de renda.
Como contra-ataque a esse mercado violento, os empresários têm investido cada vez mais em ferramentas, sobretudo comportamentais e digitais, a fim de trazer resultados positivos para dentro da sua companhia. O pensamento positivo e técnicas de motivação são essenciais para manter uma equipe dedicada e unida em um só propósito, mas, além disso, é preciso reunir o máximo de informações e tratá-las com afinco para moldar ações que beneficiem os seus lucros e promovam o crescimento do seu comércio. Nesse intuito foram criados os sistemas ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, baseados na utilização de um banco de dados e interface comum a todos os departamentos, centralizando as informações e facilitando a comunicação entre os membros da sua equipe.
Ultimamente o varejista tem tido que lidar com algumas situações diferentes, pois, os clientes estão cada vez mais exigentes, e o advento da internet pode popularizar ou até mesmo destruir a reputação de uma empresa em alguns poucos dias. Além disso, existe uma grande competição entre as lojas físicas e os sites de e-commerce, frente a isso, o que fazer para não ficar obsoleto no mercado e ser obrigado a fechar as portas?
A primeira opção está em investir num bom sistema de gestão integrada, seguindo de algumas práticas como a valorização da opinião do cliente, e busca de uma maior aproximação com estes através de redes sociais, depois disso talvez seja o momento de expandir os seus negócios, o que pode ser feito a partir da abertura de um e-commerce com seus produtos mais populares. O fato mais predominante é de que nenhum desses avanços poderá ser concluído sem o auxílio de um bom sistema de gestão, que promove benefícios incríveis para o setor varejista.
Um ERP é muito mais que um simples programa, ele promoverá uma mudança profunda na sua forma de atuar e comandar sua empresa. Conheça um pouco mais sobre os benefícios que essa implantação pode propiciar para você e sua loja!
Passou-se o tempo em que bastava corresponder às ações do mercado, agora é preciso antecipá-las e planejar seus movimentos antes que o mercado lhe pegue de surpresa. Para isso é preciso ter um controle bastante rígido de suas finanças, estoque e demais departamentos. Um sistema ERP promove esse controle através da exibição de um dashboard intuitivo e repleto de informações com cunho estratégico para o gerenciamento do seu negócio. São métricas e gráficos produzidos a partir de diversas informações coletadas no dia a dia da sua empresa, que servirão para direcionar diversas tomadas de decisão!
Controlar o estoque em uma varejista não é nada fácil! A variedade de produtos, tamanhos, cores e tipos faz com que a estocagem seja complicada e exige muitos detalhes e atenção para evitar perdas e danos a seus materiais. Manter os produtos em condições adequadas é vital para a qualidade do seu estoque, mas, ainda é preciso estar atento aos prazos de validade, ou você pode acabar no prejuízo. Para evitar isso, o ERP emitirá notificações sempre que um produto estiver perto do vencimento, permitindo que você os coloque nas prateleiras de uma maneira que favoreça a venda daqueles produtos mais antigos.
No varejo o fluxo de caixa é bastante flexível e instável, as quantidades de produtos por compra são quase sempre diferentes, e a variedade oferecida pelo lojista influencia também na variedade de compra do cliente. Ao passar os itens pelo caixa, o consumidor espera por bastante agilidade, por isso um sistema ERP de qualidade, que não tenha travamentos constantes é essencial. Aqui também se faz útil uma velha conhecida dos lojistas, a identificação por códigos de barras, que facilitam tanto o controle de estoque como o ato de registrar as vendas, e consequentemente os produtos que saem de sua posse.
Que a carga tributária brasileira é pesada já se sabe, e como não se pode, nem jamais se deve faltar com os compromissos tributários, o varejista precisa procurar maneiras de minimizar os impactos desses encargos no seu orçamento. Essa busca resultou no surgimento e popularização de uma nova forma de contabilidade, a chamada contabilidade gerencial, que tem por objetivo utilizar a gestão não apenas para cumprir com as obrigações fiscais, mas para gerenciá-las de maneira inteligente, com base em informações estratégicas sobre estoques, prazos e limites, e um conhecimento mais aprofundado sobre as condições que cada um dos encargos impõe.
Com um ERP em pleno funcionamento, seus funcionários deixarão de se preocupar com questões burocráticas e repetitivas como o preenchimento de notas fiscais, contratos e demais documentos, tendo muito mais tempo livre para investir em força de vendas. As informações como produtos mais vendidos, períodos de maior movimento entre outras, possibilitarão a criação de melhores estratégias e ações de marketing.
Uma equipe motivada e cercada das ferramentas corretas é tudo que você precisa para se destacar como varejista na sua cidade ou para qualquer localidade que deseje ampliar os seus negócios. Ser um varejista neste mercado agressivo e competitivo não é fácil, por isso vale à pena parar um pouco e refletir se vale à pena continuar investindo nesses modelos descentralizados de gestão, ou se é melhor ceder ao auxílio da tecnologia e ver seu negócio decolar de uma vez por todas.
Preencha os dados abaixo e conheça mais sobre o ERP Brascomm.
© 2022 Todos os direitos reservados – ERP Brascomm é uma empresa do Grupo Solução TI.