Sistema de gestão pago x gratuito

Sistema de gestão pago x gratuito

Quais são as vantagens e desvantagens do sistema de gestão pago e gratuito?

Se você é um empreendedor e está pensando em implantar um sistema de gestão para o seu negócio, com certeza a pergunta-título desse texto já deve ter passado pela sua cabeça, afinal, as dúvidas são comuns num momento tão importante como a instalação de um sistema que pretende mudar toda a dinâmica de funcionamento da empresa. Buscando auxiliar os gestores nessa escolha, estão sinalizados aqui alguns pontos positivos e negativos de cada modalidade ofertada pelos provedores de sistemas de gestão integrada (SGI).

 

Sistema de gestão GRATUITO

VANTAGENS

Custo inicial zero: Os sistemas de gestão gratuitos estão disponíveis aos montes na web, e não é difícil encontrar um que atenda às necessidades da sua empresa, basta ter um pouco de tempo disponível e um programa satisfatório para as suas demandas será encontrado.

Simplicidade de uso: Por serem gratuitos, alguns desses programas oferecem apenas as funcionalidades básicas, mesmo que a priori isso pareça uma desvantagem, pode ser interessante para aqueles que ainda estão se familiarizando com esse novo modo de gestão, assim, a interface intuitiva e simples de um sistema gratuito pode servir como meio de entrada para o mundo virtual e as facilidades propostas por ele.

 

DESVANTAGENS:

Falta de personalização: Uma das coisas mais interessantes nos sistemas de gestão é a adaptabilidade dos sistemas, onde vários módulos podem ser combinados para atender a sua empresa da forma mais customizada possível, seja no design ou nas próprias funcionalidades e códigos que comandam as ações. Num software gratuito todos esses âmbitos são construídos de forma generalizada, buscando atender ao maior número de empresas, o que torna a experiência pouco acolhedora. Alguns sistemas gratuitos também oferecem versões pagas, nas quais outras funcionalidades costumam ser adicionadas, por isso o primeiro tópico entre as vantagens trata apenas do custo inicial, já que de acordo à sua necessidade pode-se optar por uma versão completa do programa.

Suporte técnico ausente: Como o sistema é ofertado a custo zero, o fornecedor não se sente na obrigação de fornecer um suporte tão eficiente quanto nos serviços pagos, por isso os problemas muitas vezes têm que ser solucionados pelo próprio usuário, embora alguns fornecedores também ofereçam um atendimento eficiente.

 

Sistema de gestão PAGO

VANTAGENS

Suporte técnico eficiente: Com os sistemas pagos a história é outra, as empresas que fornecem esse tipo de sistema costumam acompanhar todo o processo de implantação, desde a definição do hardware a ser usado até o treinamento dos funcionários. Além disso permanece disponível para a resolução de eventuais problemas e para efetuar customizações que deixem o sistema pronto para atender aquilo que o gestor e seu negócio necessitam.

Atualizações constantes: As atualizações de sistemas servem para, além de trazer novas funcionalidades, evitar a vulnerabilidade do sistema a vírus e hackers, que permanecem afastados de seus dados devido aos esforços da equipe de segurança de dados responsável pelo sistema comprado.

 

DESVANTAGENS

Custo de implantação elevado: Mesmo com a popularização do serviço, uso de novas técnicas e linguagens de programação, o custo de implantação ainda é amargo em alguns casos. Principalmente para as PME (Pequenas e Médias Empresas) que não dispõem de tanto capital em caixa para investir em um único fim. Mesmo assim, a aquisição de um sistema de gestão deve ser vista como um investimento, que trará retorno no futuro, enquanto de imediato ficam apenas os custos.

Utilização mais complexa: Quanto mais funcionalidades, mais complexo é o uso da interface virtual. Em grande parte das vezes, a implantação de sistemas de gestão requer um treinamento específico aos funcionários, visando a familiarização com os comandos e suas respectivas funções. Além disso é preciso estimular a atenção desses funcionários, pois os dados devem ser transmitidos de maneira fiel aos computadores, ou todo o seu trabalho ficará mascarado por números imprecisos.

A escolha do sistema perfeito para sua necessidade, vai depender da análise de cada um desses pontos e da relevância deles dentro da situação atual da sua empresa. É válido lembrar que as características citadas acima não se aplicam a todos os sistemas de gestão, mas representam uma tendência adotada pelos desenvolvedores destes. A única opção a ser descartada é ignorar a facilidade e agilidade trazidas pelo uso de sistemas integrados, já que eles foram desenvolvidos, e estão sendo melhorados a cada dia, para ajudar o seu negócio a manter a concórdia no ambiente de trabalho e o controle sobre aquilo em que você empenha tanto esforço.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.