Sistema de Gestão Online

Sistema de Gestão Online

Startup Stock Photo

Comandar a sua empresa fica muito mais fácil a partir de um sistema de gestão! Mas isso não é novidade para a maioria dos empresários. O problema chave na implantação costuma ser o seu alto valor de investimento, que acaba assustando o gestor e passando uma má impressão sobre a relação custo-benefício desses softwares. Um conceito inteligente e inovador vem mudando esse cenário desde 2008, trata-se do conceito de Cloud Computing (Computação na Nuvem). Esse conceito está “sacudindo” as empresas de TI e possibilitando uma evolução ímpar na forma de fornecer serviços de tecnologia, através do uso de conexões com a internet.

 

A rede mundial de computadores funciona como uma grande teia, na qual estão interligadas a seu computador os devidos responsáveis pelas páginas web que você acessa, com essas teias e suas ramificações, você pode acessar tais dados de qualquer lugar do mundo e de qualquer computador, basta se conectar à internet de alguma forma (Wi-Fi, Cabos, Fibra Ótica, Rede 3G). Trazendo esse conceito para dentro de uma empresa, os sistemas online movem suas informações para essa grande rede mundial, ganhando com isso mobilidade e flexibilidade no controle de seus processos e com isso você pode conferir as rotinas de sua empresa de qualquer lugar e de qualquer computador, assim como em páginas web.

 

Como funciona um sistema de gestão online?

 

A resposta é simples, um ótimo sistema de gestão online transfere toda a parte de gestão de dados para a internet! O banco de informações geralmente é salvo em servidores na nuvem e o sistema de gestão é substituído por uma página da web aberta através do navegador de sua preferência, ou por um aplicativo mobile. Tal feitura, reduz a necessidade de equipamentos computacionais robustos, já que a parte mais “pesada” de processamento, ocorre majoritariamente online!

sistema-ERP

 

Quais vantagens esse modelo me traz?

 

As vantagens são muitas e podem ser divididas em redução de custos, segurança de dados, mobilidade gerencial e controle geral. Como cada área é afetada pela gerencia online? É o que veremos abaixo:

  • REDUÇÃO DE CUSTOS: 

    A forma como esses custos serão reduzidos já foi pincelada acima, utilizando os serviços a partir de um banco de dados online, sua empresa dispensa o investimento em servidores próprios, que são em sua maioria caros e difíceis de alocar dentro do espaço empresarial, além de demandarem um custo adicional com energia elétrica. Os computadores também não exigem uma configuração elevada, o que barateia sua compra e manutenção.

  • SEGURANÇA DE DADOS: 

    Guardar dados na web nem sempre foi sinal de segurança. Os hackers pareciam estar sempre um passo à frente em questões de inteligência, o que trazia muito receio aos gestores em deixar suas informações gerenciais sujeitas a esses riscos. Mas, atualmente essa questão é um problema muito menor e o próprio sistema de gestão online se preocupam em manter a segurança dos dados de seus clientes. Através da criptografia, por exemplo, nem a própria fornecedora do serviço consegue acessar suas informações, a não ser que seja permitido pelos gestores da empresa. Isso garante que a informação não se dissipe entre quem não deve acessá-la.

  • MOBILIDADE GERENCIAL: 

    Mobilidade gerencial diz respeito à possibilidade de acesso a informações importantes de qualquer lugar e através de qualquer aparelho. Já é comum entre as fornecedoras desses ótimos sistemas, oferecer aplicativos mobile para Tablets e Smartphones, permitindo ao gestor, diretor ou presidente, uma visualização em tempo real dos seus números. Os gestores podem então, tomar decisões cada vez mais assertivas e rápidas, fato que refletirá nas rotinas empresariais e seus respectivos resultados.

  • CONTROLE GERAL: 

    Compras, vendas, recursos humanos, estoque, contabilidade, atendimento ao cliente, esses são apenas alguns dos departamentos que precisam ser gerenciados dentro de sua empresa. Fazer essa gestão sem uma integração eficiente entre os dados emitidos por cada um deles é negligenciar a oportunidade de melhoria em seus processos. Sistemas ERP em geral, oferecem ótimos módulos de gestão, que concentram informações específicas em cada área e a partir delas, podem gerar análises relevantes nas questões de administração.

 

Usar um sistema de gestão online, é optar pela simplicidade e facilidade desde o momento da implantação, até achegada dos primeiros resultados. Com custos muito mais baixos que os sistemas comuns, não precisam de instalações complicadas dos softwares e tão pouco exigem uma máquina muito potente para rodá-los, estando presentes desde o seu smartphone até os computadores e notebooks de seus funcionários. É hora de se preparar para a evolução e deixar que ela colabore também para o seu crescimento!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.