5 princípios da gestão de estoque!

estoque

5 princípios da gestão de estoque!

Muitos dizem, e com razão, que gerir um estoque é uma arte, um trabalho que envolve a sensibilidade humana, técnicas e também ferramentas, semelhante ao trabalho de um pintor que precisa contar com o seu talento, as técnicas aprendidas, e os pincéis e tintas adequados para desenvolver seus quadros. No momento de gerenciar as quantidades dentro de um armazém, o gestor de estoque precisa utilizar todo o seu conhecimento e subjetividade, em conjunto às técnicas e métricas que conhece, para com o auxílio das ferramentas de gestão mediar os números de cada um dos produtos em poder da empresa. Para que essa atividade flua de maneira ordeira, existem alguns princípios que devem ser levados em conta, cinco deles estão reunidos nas linhas a seguir.

  1. Entenda o Princípio de Pareto

Este provavelmente é o mais técnico dos princípios, e surgiu a partir das ideias do economista e cientista político italiano Vilfredo Pareto. A premissa deste princípio foi descoberta quando Pareto, em um dos seus estudos econômicos, percebeu que 80% da riqueza italiana da época, estava concentrada nas mãos de apenas 20% da população. Entretanto, foi Joseph M. Juran quem formalizou e afirmou a seguinte colocação:

“80% das consequências, advém de 20% das causas!”

Não entendeu nada?! Tudo bem, alguns exemplos podem ajudar. Cerca de 80% dos acidentes são causados por 20% dos motoristas em trânsito, da mesma forma que 80% de toda a cerveja consumida no mundo, é fruto de apenas 20% da população!

Os exemplos são muitos, e posso citar um mais pessoal, 80% do conteúdo utilizado com referência para esse texto vem de 20% de todas as fontes pesquisadas.

Agora você deve estar se perguntando como isso se relaciona com a atividade de gestão do estoque. Simples! 20% de seus produtos são responsáveis por 80% dos seus lucros. Você precisa manter isso em sua mente, e gerenciar as suas quantidades respeitando e valorizando esse princípio. Fazendo isso vocês estabelecerá uma ordem de prioridades, que é chamada de distribuição A-B-C.

  1. Respeite a sazonalidade

Dependendo de qual seja o ramo da sua atividade, a sazonalidade pode ter um impacto muito grande nas suas vendas, em lojas de roupas por exemplo, a observação de períodos é vital, e recai sobre os braços do gestor de estoque a responsabilidade de manter as peças de acordo com a época do ano.

Partindo do exemplo de uma loja de roupas percebemos que suas peças expostas precisam se adequar ao clima, que no Brasil geralmente se resumem em termos de frio e calor, pois não temos as estações do ano tão bem definidas como em outros países. Mesmo assim, é preciso se adequar às tendências do momento. Será muito difícil vender uma peça que fez bastante sucesso no ano anterior (a não ser que você ofereça um bom desconto), pois as pessoas já a tem, e não está mais tão em alta utilizá-la, ou seja, pode se dizer que está fora da moda.

O mercado de gêneros alimentícios também é impactado por alguns picos sazonais, a exemplo da páscoa onde os ovos de chocolate são vendidos aos montes, ou no natal quando a produção de panetones precisa ser multiplicada. Faz parte do controle de estoque se preparar para esses picos de demanda, pois nele a loja pode aumentar e muito a sua arrecadação.

  1. Esteja ciente dos possíveis imprevistos

Imprevistos são imprevistos e ponto final. Mas isso não quer dizer que você não possa se preparar. Para isso é preciso que seja mantido um contato direto com o mercado e um acompanhamento rígido do seu estoque. Fazer isso manualmente é um pouco difícil, por isso as grandes magazines e distribuidoras têm investido cada vez mais em sistemas ERP para o controle de suas quantidades. Eles ajudam a evitar equívocos no momento da contagem, e permitem que você manipule os seus produtos de uma maneira mais eficiente, prezando sempre pela economia de capital e otimização de tempo.

Ao fechar um contrato com um fornecedor, procure construir uma relação sincera e honesta, a ponto de saber se podem ocorrer atrasos ou falhas durante o processo, é melhor que ele lhe comunique previamente do que você descobrir um dia antes que a sua encomenda não chegará a tempo das festas de natal e seu supermercado só receberá os panetones em Janeiro! Imagine só o transtorno que um equívoco desse tipo pode causar! Procure ter sempre um plano B, no caso, um segundo fornecedor a quem possa recorrer se a primeira opção falhar.

  1. Mantenha um estoque de itens básico

A sazonalidade é importantíssima para maximizar os lucros, mas são os itens básicos que mantém a sua renda. Uma loja de roupas precisa ter opções de camisetas brancas ao longo de todo o ano, assim como as calças jeans casuais devem satisfazer à procura que perdura sempre.

Entrar em um supermercado e não encontrar feijão ou arroz é algo que enfurece qualquer dona de casa, e com certeza você não deseja que sua marca perca clientes em situações simples como essas. Um Sistema ERP, pode te ajudar a definir as quantidades mínimas em estoque, para que suas prateleiras estejam sempre cheias, sem que isso signifique que você não está vendendo.

5. Agir de maneira precisa

O controle de estoque é uma área funcional que só funciona bem à base de precisão. Por muito tempo trataram a gestão de estoque como um setor reativo, que apenas era acionado quando algum item faltava, hoje isso não é mais aceito, não só este departamento, como todos dentro de uma empresa precisam ser proativos. Antecipando as necessidades que virão, entretanto, antecipar e precipitar são duas coisas muito diferentes, e infelizmente é o segundo que costuma acontecer em maior escala. Se precipitar no momento de fazer os pedidos causa um congestionamento de produtos no seu armazém, e o pior é que eles provavelmente nunca serão vendidos, seja por uma modinha repentina ou por uma reportagem que condenou o uso de determinado produto na TV aberta, são muitas as chances do público não corresponder à sua expectativa, por isso você precisa estar em constante contato com seus clientes.

Sua empresa não utiliza um sistema de gestão eficiente? Ou você está em busca de otimizar e modernizar o seu negócio?

Solicite-nos uma apresentação sem compromisso!

 

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.