Principais diferenciais de um ERP Online

ERP WEB

Principais diferenciais de um ERP Online

É sabido que um sistema de gestão tem um papel muito importante dentro de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, afinal, ele é o principal responsável por organizar e automatizar processos para torná-los mais inteligentes. Mas, afinal, você sabe quais as vantagens de aderir a um ERP Online?

Como principal vantagem de adquirir um sistema em linguagem Web, está a redução de custos e preocupação com infraestrutura. Uma vez que um ERP é Web ele pode ser hospedado na nuvem, e isto significa que ele está em ambiente de datacenter externo à empresa, o que elimina a necessidade de compra de hardwares, softwares e outros recursos como memória e processamento. Além de tornar o projeto menos oneroso, permite que o sistema seja customizado de acordo com as regras de negócio de cada empresa, através da agregação de módulos ou funcionalidades específicas à atividade da empresa.

Além do benefício relacionado à aquisição, abaixo nós listamos alguns diferenciais que um ERP web, como o Brascomm, oferece comparado à um ERP servidor-desktop.

Segurança

  • Um ERP hospedado na nuvem pode oferecer altíssimos níveis de disponibilidade, contingência e segurança, protegendo as informações do ERP contra acidentes no âmbito virtual e físico. As informações não ficam armazenadas nos equipamentos da ponta – computadores de usuários – e sim em bancos de dados e servidores, o que traz um grande aumento na segurança e possibilita ainda agregar soluções como backup, disaster recovery etc.

Mobilidade

  • Por manter as informações em servidor ou nuvem, e a interface ser acessada via browser, o ERP Web pode ser acessado de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo – computador, celular, tablet e outros. Basta que o usuário esteja conectado à internet e realize o login para acessar todas as informações e utilizá-lo normalmente. Um ERP desktop já não apresenta tanta flexibilidade, uma vez que necessita VPN para ser acessado à distância, o que encarece o processo, impacta em lentidões e apresenta pouca flexibilidade de interface.

Nuvem

  • A possibilidade de hospedar o ERP na nuvem aumenta muito o leque de possibilidades para a empresa. Um ERP web pode ser contratado no modelo de assinatura e o cliente paga somente enquanto usa, além de poder escalar com maior facilidade o número de licenças conforme a empresa crescer, ou agregar novos módulos para aumentar a abrangência do sistema pra toda a empresa.

Facilidade de uso

  • Softwares desenvolvidos em linguagem Web são mais elegantes, intuitivos e de fácil assimilação por parte do usuário, o que demanda menos treinamentos e aumenta as taxas de uso do sistema dentro da empresa. Os ERPs servidor-desktop são, normalmente, mais pesados, com interfaces mais antiquadas e que dificultam a familiarização do usuário, que hoje está muito mais habituado com linguagem web pelo tempo de consumo na internet.

Um ERP, independentemente de sua linguagem de desenvolvimento, é feito para atender as necessidades e regras de negócios de uma empresa. A diferença entre o ERP web e o servidor-desktop é que o primeiro apresenta uma tecnologia mais atual, ao passo que o outro tem caído cada vez mais em desuso. Além das características de uso, o ERP web oferece grande vantagem no período de projeto, uma vez que sua implantação é menos complexa e mais escalável.

Por outro lado, os fornecedores de ERP web nem sempre estão abertos a fazer customizações em seus produtos. É mais comum que esses sistemas sejam feitos para atender as empresas de uma maneira mais genérica.

A Brascomm une o melhor dos dois mundos, uma vez que proporciona todos os benefícios de um ERP Web e é aberta a realizar customizações no produto para torná-lo mais aderente. Além disso, possui módulos do sistema desenvolvidos para atender especificamente determinados segmentos de mercado.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.