Essa pergunta certamente já rodeou a mente de muitos gestores e empresários! Isso porquê há, dentre os diversos tipos de ótimos negócios uma demanda por soluções de TI (Tecnologia da Informação) que facilitem a forma de trabalhar.
O que há em comum entre as duas modalidades do setor que lida diretamente com os clientes (Comércio e Serviços) é a necessidade de um sistema informatizado para gerenciar as movimentações financeiras, operacionais e de atendimento ao próprio cliente. É interessante notar como a forma de gerir uma empresa evoluiu ao longo do tempo, afinal, possuir um sistema de gestão ERP não era exatamente uma necessidade, mas sim um luxo. Com as mudanças no cenário econômico e o aumento na velocidade de todas as transações, acaba ficando cada vez mais difícil sobreviver sem o auxílio de um bom aparato digital.
Por esses motivos, a implantação de sistemas de ERP se tornou popular entre empresas varejistas, atacadistas, prestadoras de serviços, distribuidoras e entre várias outras subdivisões do setor terciário da economia brasileira. O crescimento da demanda contribui para a queda nos preços de instalação, tornando o acesso a esses softwares possível até para pequenas empresas. Mas, como de costume, a tecnologia que envolve esses sistemas também não é estática, isto é, sofreu e sofrerá alterações ao longo do tempo.
Seja para adaptação ao mercado e legislações ou para melhorias específicas, os sistemas digitais passam por constantes atualizações, e a depender do momento pelo qual sua empresa passa, surja a necessidade de não apenas atualizar o sistema de gestão, mas de fazer a troca completa por um que cumpra as funções de maneira mais efetiva. Mas, esses são apenas os fatores externos que impulsionam a necessidade de melhorias, os fatores internos são, por vezes, muito mais significativos e, portanto, merecem atenção e cuidado. A partir de algumas situações cotidianas é possível perceber quando é hora de trocar o sistema de gestão, e o que fazer para que ele corresponda às expectativas frustradas com o software de gestão anterior.
Trocar ou não de sistema de gestão?
Veja abaixo algumas dessas situações:
- Limitação no uso
A intenção maior em implantar um sistema de gestão é facilitar os processos dentro da empresa, se por algum motivo isso não está acontecendo, certamente é hora de procurar uma alternativa ao software atual. As taxas altas de retrabalho indicam ineficiência do sistema e falhas na integração que só podem ser resolvidas com a troca de sistema.
- Falhas no sistema
Além do retrabalho que não deveria ser necessário, alguns sistemas apresentam constantes falhas que levam à necessidade de reiniciar todo o software, isso acaba trazendo um prejuízo enorme em questões de tempo e de imagem, afinal, não é nada elegante lidar com uma situação desse tipo em frente a um cliente.
- Suporte ineficiente
Falhas são aceitáveis até certo ponto em softwares, afinal, envolvem códigos realmente complexos em sua operação, mas, é nesse momento que um suporte eficiente faz toda a diferença. Se o fornecedor do seu sistema de gestão não oferece a assistência técnica na velocidade e qualidade que sua empresa precisa, está mais do que na hora de procurar um outro ERP.
- Falta de inovação
A tecnologia está a cada dia mais prática e em congruência a esse fato, é de se esperar que os sistemas de gestão correspondam aos avanços tecnológicos e os usem a seu favor. Por isso preste atenção se seu software atual já faz uso de tecnologias como a de Cloud Computing (Computação em Nuvem) e a integração com dispositivos mobile por exemplo, pois representam o comprometimento de seus fornecedores em se adequar às novidades do ramo.
- Valor incompatível com qualidade do software
A implantação de ERP é o que se chama de investimento a longo prazo, portanto, não espere que seus lucros se multipliquem da noite para o dia. Mesmo assim, é possível acompanhar uma mudança gradativa na forma de trabalhar dos seus funcionários e por consequência a melhoria dos números. Seguindo por esse viés, o investimento deve ser recuperado em um certo período de tempo, mas caso os gastos com o software sejam constantes e muito elevados, é hora de procurar sistemas que apresentem condições mais favoráveis.
- Expansão da empresa
Por fim, a razão mais desejada pelos empresários! Sua empresa cresceu tanto que o sistema já não é capaz de suportar todos os dados a serem processados, basta então procurar alternativas de software mais amplas e continuar trabalhando duro para crescer ainda mais.
Conheça nosso ERP sem compromisso e implemente uma gestão qualificada para a sua empresa, solicite já uma demonstração!
11 4901-8000 | [email protected]