Blog Sistema ERP Brascomm

Descubra o mais completo sistema de gestão empresarial para pequenas e médias empresas

Como otimizar seu negócio com o sistema de vendas online?

sistema de vendas

Quando se fala na implantação de um sistema ERP ou de outros tipos de sistemas de gestão, é comum pensar em otimização. Essa palavra guarda uma das características que a maioria dos empresários e donos de negócios tem procurado para seus estabelecimentos. Em tempos de crise, com economia retraída por conta do receio dos consumidores em assumir compromissos, é difícil imaginar um cenário onde os negócios prosperem ou cresçam em receita e lucros. Em vez de optar por aumentar as vendas, a otimização tem sido a melhor saída para diminuir os custos de operação, e desta forma ampliar a margem de lucros.

Uma das alternativas para quem busca expandir o negócio, está em adentrar ao terreno digital, seja a partir de um e-commerce, ou de um ponto de atendimento na internet. Mesmo que não seja seu plano inicial construir uma plataforma de vendas online, a simples possibilidade de se comunicar com os seus clientes através da rede mundial de computadores já traz muito valor ao seu negócio. Mas, esse ainda não é o foco do texto de hoje!

Aqui falaremos de uma outra ferramenta que tem auxiliado muitos gestores no comando de grandes, médias e pequenas empresas, o módulo de vendas em um sistema ERP online. Você já deve conhecer ou ao menos ter ouvido falar de um sistema ou software ERP, mas se ainda não conhece a fundo talvez seja a hora de mudar essa situação! Um ERP (Enterprise Resource Planning) como a própria sigla denuncia, é um software para planejamento de recursos empresariais. A partir dessa nomenclatura podemos perceber que ele pode e deve abranger a diversos setores da gestão empresarial, sendo um verdadeiro “canivete suíço” dos empresários. Junto com as suas habilidades de gestão um sistema ERP pode aumentar seus lucros e fazer uma mudança profunda na sua maneira de fazer negócios!

O que é um sistema online?

sistema online

Os ERPs estão cada vez mais populares, o que tem feito surgir inúmeras fornecedoras de softwares e também impulsionado o uso de novas tecnologias para que algumas saiam na frente de suas concorrentes. Uma dessas inovações vem sendo aperfeiçoada desde 2008, e é chamada de cloud computing. A computação em nuvem surge com a premissa de transferir uma grande quantidade de dados para a rede, de maneira a permitir a mobilidade no acesso a informações que outrora só estariam disponíveis em um determinado equipamento físico (servidor, pen drive, HD externo ou interno e etc).

Leia também: O que é computação nas nuvens?

A aplicação dessa tecnologia aos sistemas ERP consiste em colocar todo o banco de dados, e também a plataforma de processamento de informações na nuvem, trazendo as características que definiam a computação em rede também para os softwares de gestão, com isso as informações sobre a sua empresa podem ser acessadas pelo gerente ou diretor a partir de qualquer lugar e qualquer equipamento com acesso à internet. Entretanto, os princípios do ERP permanecem intocados, investindo na separação por módulos, e na intenção troca de informações entre eles para alcançar a eficiência desejada pela gestão.

Entendendo um sistema de vendas online

O módulo de vendas é apenas um dentre os vários disponíveis em um ERP! Com ele o gerente estará apto a controlar seus números de uma maneira muito mais rígida e precisa, características que contribuem para o crescimento e sucesso à longo prazo. Para extrair o melhor de um software, primeiro é preciso conhecê-lo a fundo, e isso deve começar a partir do entendimento de suas funcionalidades, em seguida o gestor deve aplicar todo o conhecimento adquiridos por leituras de livros, blogs, e-books e artigos em seu ambiente de trabalho, utilizando software para guiar suas decisões, e para manter-se no controle de toda a situação.

Cadastro de produtos

A otimização do seu negócio deve começar com a organização de tudo que está “dentro de casa” e um setor perfeito para dar esse pontapé inicial é no seu estoque e no sistema de cadastro e categorização de produtos. Utilizar um sistema de vendas online para tal tarefa é mais que indicado! Primeiro porque manterá um registro sempre atualizado de tudo aquilo que sua empresa adquire, e segundo porque quanto mais detalhes forem fornecidos sobre esses produtos, mais atividades serão facilitadas, a exemplo da precificação, controle de estoque, observação de prazos de validade e emissão de pedidos a fornecedores.

Integração com o estoque

O momento da venda é aquele em que existe o contato mais direto com o cliente, por isso seu sistema não pode apresentar travamentos ou quedas com frequência, o que causaria um desconforto em frente ao público. Além de fazer a venda propriamente dita, existem alguns excedentes que também estão ligados a essa função, como a emissão de boletos ou envio das contas para as operadoras de cartão de crédito, assim como a emissão e envio de notas fiscais. Fazer cada uma dessas atividades de forma manual é um pedido explícito para o fracasso! Um sistema ERP Online fará isso de maneira automática, a partir de um encadeamento inteligente de tarefas, onde o operador nem precisará emitir um comando para a finalização do processo, basta confirmar a compra e todas as tarefas excedentes serão realizadas pelo sistema graças à sua integração com os demais módulos, e com os bancos, operadoras de créditos e órgãos de fiscalização.

Controle tributário

Mais uma das formas de otimização proporcionadas pelo módulo de vendas online é a integração com o SPED Fiscal. O sistema público de escrituração digital foi criado para minimizar a carga de trabalho manual tanto no envio como na análise de questões tributárias, sendo estas as mais temidas pelos empreendedores. Manter os tributos sob controle é uma premissa básica para o sucesso de qualquer empresa, de qualquer ramo, e fazer isso com um sistema ERP é muito mais simples. A integração com os outros departamentos e também com a internet, permite que seus tributos sejam atualizados a partir da confirmação de vendas, e servem também como uma forma para comprovar os seus lucros ao fim de um ano calendário.

Conheça o ERP Bracomm, perfeito para a gestão de sua empresa e completo para o seu negócio. Solicite uma demonstração sem compromisso!

Está gostando desse conteúdo? Nos ajude e compartilhe esse post ;)