O que observar antes da compra de um ERP?

O que observar antes da compra de um ERP?

Um sistema ERP já não é mais um artigo de luxo, presente apenas em grandes corporações, a popularização da tecnologia fez com que pequenas e médias empresas também tivessem acesso a essa nova forma de organizar suas informações. São incontáveis os benefícios trazidos por um software de gestão integrada, que vão desde a otimização de processos corriqueiros à eliminação de custos com retrabalho e falhas humanas. Por isso, um Enterprise Resource Planning deixou de ser aquela ferramenta complicada e distante da realidade, para fazer parte do cotidiano das empresas independente da sua escala.

 

Basic CMYK

 

Uma das grandes vantagens do setor de Tecnologia da Informação, está na sua capacidade de adaptação às situações, nesse contexto, os profissionais responsáveis pelo fornecimento desse sistema ERP estarão expostos à situação atual da empresa, e trabalharão para que o software oferecido atenda às necessidades do presente da companhia, e esteja preparado para o futuro da mesma.

 

Como em todas as decisões em torno de um negócio, é preciso explorar de forma detalhada as opções e possíveis consequências. Com a escolha de um sistema de gestão não é diferente! Ela precisa partir de uma equipe competente e comprometida com a melhoria contínua dos serviços e produtos que oferece. Além disso, é importante prestar atenção em mais alguns pontos.

 

Procure um fornecedor disposto a ajudar!

 

implante-um-erpImplantar um sistema integrado está longe de ser uma tarefa simples, ou até mesmo barata, mas, em caráter de resultados, um bom ERP sempre será a solução indicada. O caminho até os primeiros resultados é longo, e pode ter diversos obstáculos em seu percurso, por isso é indispensável escolher cautelosamente aquele que vai te acompanhar durante esse processo de adaptação. Pesquise o quanto puder sobre o relacionamento dos seus fornecedores com outros clientes, e esteja convencido de que a visão dos fornecedores do sistema ERP é te ajudar a evoluir, em vez de simplesmente vender um produto.

 

Pense adiante!

 

O seu espírito empreendedor por si só já fará isso. A maioria das empresas almeja um crescimento constante de sua escala, estabelecendo sempre metas a serem atingidas. O software escolhido deve estar pronto para a evolução da companhia, e não deve jamais limitar o seu crescimento. É preciso fornecer a infraestrutura exata para que a fluidez ocorra seja qual for o contingente de informações em fluxo. Para que isso aconteça, esteja ciente do produto que está escolhendo, verificando sempre a sua possibilidade de expansão.

 

Não se esqueça do que você precisa!

 

Também não adianta focar no futuro e esquecer do que a sua empresa precisa agora. Por mais simples que sejam as funcionalidades, não deixe de verificar se elas estão presentes no sistema a ser implantado. Esteja atento a seus funcionários, e inclua uma parte deles no processo de escolha, ouvindo quais são os processos mais demorados, os mais repetitivos, com o objetivo de incluir no software uma forma de torna-los mais ágeis. Por mais avançado que seja, o sistema ERP precisa ser alimentado por dados, e esses dados serão fornecidos por seus funcionários, então esteja comprometido em mantê-los familiarizados com toda a nova plataforma, fornecendo a capacitação necessária durante o processo de implementação do sistema.

 

Evite fazer alterações no software!

 

Um software qualquer já tem em sua matriz uma complexidade incompreendida pela maioria das pessoas. E quanto mais exclusivo e adaptado, mais difícil será a sua construção. Por isso não se assuste se a implantação demorar um pouco mais do que o esperado, ou até mesmo se surgirem imprevistos durante o caminho, é extremamente normal! Mas, para evitar mais algumas dores de cabeça, procure os softwares que oferecem personalizações sem a alteração do código-fonte, onde o setor de TI da companhia poderá facilmente adapta-lo às novas situações, sem a necessidade de reestruturar todo o programa, um processo bastante demorado e arriscado.

 

Seja coerente com o seu orçamento!

 

Passando por todas as dicas acima, está esclarecida a complexidade da instalação de um sistema de gestão. Um processo tão demorado e delicado, jamais poderia ser feito de forma extremamente barata. Como se trata de um investimento, todo o custo envolvido será compensado, mas em um prazo geralmente longo. Esteja consciente dos compromissos que seu orçamento pode assumir no momento de adquirir esse produto, ciente de que a instalação do mesmo requer outros gastos com hardware e treinamento de pessoal.

 

Vale a pena investir em um ERP?

 

Com certeza sim! Apesar do custo e do tempo necessário para a adaptação, os resultados da implementação de uma gestão integrada são garantidos, e com o passar do tempo você verá seus funcionários muito mais produtivos e o seu negócio prosperando.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.