Network, Leads e Prospects

network, leads e prospects

Network, Leads e Prospects

Hoje em dia ouvimos falar muito em network e o quanto ele pode melhorar as relações públicas dos gestores e suas empresas.

No mundo que vivemos, exige-se cada vez mais de que as pessoas tenham contatos para poder crescer profissionalmente, mas afinal, você sabe o que é Network e como trabalhar com ele ?

Nesse artigo explicaremos um pouco sobre como alavancar seu negócio através do Network, com uma passagem pelo o que são Leads e Prospects e suas diferenças, além de alguns conselhos em como trabalhar com cada um deles.

 

O que é Network ?

 

A palavra Network em tradução para o português significa rede, ou seja, criar uma rede de contatos e conexões! Até mesmo um simples e único contato com uma pessoa  já pode ser considerado.

Essa rede de contatos tem como objetivo a troca de informações no contexto empresarial, podendo beneficiar os dois lados da conversa, com objetivo final ao seu interesse, que é a venda do seu produto ou serviço, ou alavancar sua carreira profissional.

 

O principal ponto é ter algo de interessante à oferecer. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, você pode informar e relacionar os contatos que já possui e como isso poderá trazer benefícios para o local em que pretende trabalhar.

Quando seu objetivo é vender seu produto, deve demonstrar como aquilo pode ser benéfico para o outro, e em caso de serviços, como pode solucionar problemas.

 

A troca de informações

 

A troca de informações é algo muito enriquecedor, ninguém é tão inteligente que não tenha nada a aprender!  Tente mostrar de forma sutil que você tem algo a oferecer que pode tornar a vida de alguém melhor.

Demonstre seu interesse e integridade de forma que o outro vá confiar em você para lhe ajudar independente da forma que seja e lembre-se sempre de não ser egoísta, a conversa deve tomar um rumo onde seu objetivo não seja único e específico em vender seu produto, afinal não estamos falando de uma venda, e sim de um uma conexão que pode levar à ela!

Do mesmo jeito que existe algo em jogo do seu interesse, a outra pessoa também tem algo a oferecer-lhe, então seja paciente, ouça com atenção o que ele(a) tem para contribuir, isso pode te trazer grandes benefícios!

 

Como devo usá-lo?

 

Trabalhar com Network não deve se tornar um conflito e nem ser algo forçado, tente alcançar seu objetivo levando-o como um costume no seu dia a dia. No horário de almoço frequentando diferentes restaurantes, acompanhando feiras empresariais e as redes sociais. O importante é ter a cabeça aberta e estar sempre pronto para conhecer novas pessoas!

 

Muitos procuram também  usar o network em benefício de sua empresa, aumentando a visibilidade de pessoas influentes, fazendo com que elas gostem do seu trabalho para surgirem indicações, e mesmo que nem sempre elas adquiram o produto, acabam indicando para outras que precisam, e quanto mais gente tiver sido agradada, mais irão surgir oportunidades, criando um ciclo que tende a fazer seu negócio crescer!

 

As pessoas estão abertas para receber suas informações, se for algo que as atraia, e mesmo que não chegue ao seu resultado de interesse final, considere o contato que obteve como um possível Lead.

 

Leads e Prospects – o que são e suas diferenças

 

Lead é considerado quando alguém promove informações pessoais, como seu endereço de e-mail ou telefone, preenchendo um formulário ou cadastrando-se em um site.

Independente da pessoa estar no perfil de cliente que procura ou não, e ter condições para adquirir o produto ou interesse de compra, ela já é considerada um LEAD. Onde receberá e-mails/ligações/mensagens de marketing com informações sobre o produto ou serviço que sua empresa oferece.

A palavra lead em tradução para o português significa conduzir, ou seja, não é porque a pessoa se tornou um lead que há alguma chance de venda, mas sim, um contato existente que já pode ser visto como uma oportunidade de ser conduzido à uma venda.

 

Os prospects, diferente dos leads, são aqueles contatos que possuem o perfil necessário de sua pesquisa, seja em condições financeiras ou por ter algum motivo para adquirir o produto.

Tornando o interesse muito mais eficaz, não é só uma divulgação do produto à qualquer pessoa, e sim, uma divulgação para o contato certo e que tem motivos reais para adquirir.

Prospect em tradução para o português significa expectativa, ou seja, algo que tem mais probabilidade de trazer resultado e se tornar real!

 

Um lead recebe informações sobre sua empresa e passa a conhecer ela. Um prospect já teve contato com algum representante, e se existiu esse contato, é porque há um interesse.

 

Leads são geralmente constatados pelo departamento de marketing, já os prospects pelo comercial da empresa onde existe uma proposta.

 

Vamos imaginar esse processo, você adquiri o contato de alguém, seja por mensagem, e-mail ou telefone e começa a disparar propostas de marketing para aumentar a visibilidade de sua empresa (leads), quando algum desses contatos demonstra interesse ou responde com uma opinião torna-se um prospect, pois demonstra que há possibilidade em compra e/ou condições para adquiri-la. Está é a fase anterior de tornar-se um cliente.

leads e prospects

Observe esse filtro, onde milhares de pessoas passam por leads, centenas para prospects e algumas tornam-se clientes.

 

Como um sistema ERP pode ajudar ?

 

Tanto no Network, como nos Leads e Prospects as informações que você armazena de seus contatos são fundamentais, e para mantê-las sempre seguras e bem organizadas é muito importante ter um software de qualidade.

Com o sistema em nuvem, sempre que preciso você pode acessá-las independente do local em que esteja, afinal, não se sabe quando iremos encontrar alguém que possa ser um bom e influente contato, não é mesmo ?! Até quando não estamos em horário de trabalho permanecemos em convívio com diferentes pessoas que possuem interesses e benefícios a oferecer, então esteja sempre pronto para isso !

O sistema ERP da Brascomm organiza suas informações com agilidade e segurança, algo fundamental para seu sucesso !

Quer saber mais sobre a Brascomm ? Acesse nosso site, solicite uma apresentação sem compromisso, ou entre em contato no número (11)4901-8000.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.