A importância de investir em um sistema CRM

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A importância de investir em um sistema CRM

Ganhar mais em menos tempo! Esse é o desafio que move os empresários e gestores de hoje em dia. Num momento tão conturbado em que vive a nossa economia, pensar em maximizar lucros pode parecer algo muito pretensioso, e realmente é. Já há uma grande dificuldade em impedir as baixas, quanto mais angariar novos clientes, mas não é porque o mercado está difícil que se deve desistir. O segredo do sucesso está em unir o conhecimento necessário a boas ferramentas e a uma boa equipe para colocar em prática toda a teoria de gestão que vem sendo desenvolvida.

O conhecimento deve ser característica presente nos administradores de uma empresa, pois nem sempre a intuição será suficiente para lidar com determinadas situações, em contrapartida, nem sempre o conhecimento irá dar conta de todas as tarefas, e uma boa ferramenta de gestão se mostrará imprescindível. Esses dois também não trarão muitos resultados se não existirem pessoas bem qualificadas para aplicar aquilo que foi decidido previamente. E se existe algo que pode unir esses três requisitos e alavancar de uma vez por todas o seu negócio é um Sistema CRM, com a ajuda desse software sua empresa conseguirá manter os clientes já atendidos além de aumentar o seu alcance a partir de uma análise profunda de dados.

O que é um sistema CRM?

Um sistema de Customer Relationship Management ou, gerenciamento de Relacionamento com o consumidor, tem por finalidade construir um banco de dados para estratégias de marketing e vendas, a partir do armazenamento e processamento das mais diversas informações acerca da experiência de compra e utilização dos seus clientes. A utilização de uma estratégia baseada nesses dados garante à sua empresa um valor muito maior de mercado, além da integridade e aproximação com o cliente e suas necessidades e até mesmo reclamações. Então entende-se o CRM como um software que leva a um certo conjunto de práticas visando a melhoria da imagens da empresa a partir da otimização de suas relações com os consumidores.

Se sua empresa quer apenas um cadastro, o CRM não terá grande utilidade, esse sistema necessita de um departamento de marketing minimamente estruturado, capaz de tirar proveito de todas as informações que ele oferecerá. Se você sente que tem uma equipe pronta para lidar com todas essas informações então está na hora de investir em um CRM de qualidade, e começar a colher os frutos de um relacionamento estável e duradouro com seus clientes.

Porque investir em um sistema CRM?

Hoje a premissa “O cliente tem sempre razão“ tem  mais significado do que nunca. Num mundo de distâncias encurtadas pela internet, a reputação construída ao longo de anos pode ser destruída em alguns dias por uma opinião negativa compartilhada por algum cliente, algo que só é possível evitar através de um bom diálogo entre empresa e consumidor.  

1. Você precisa conhecer seus clientes!

Ter informações básicas sobre seus clientes é substancial para melhorar a experiência deles com seu produto ou serviço. Para isso é ótimo começar com um telefone pra contato e/ou um e-mail, mas porque não tentar ir um pouco mais a fundo. Algumas poucas informações cruzadas poderão refletir em uma estratégia muito mais eficiente do que aquela que está em vigor. Percebendo a categoria mais pesquisada por um certo cliente você pode fidelizá-lo de maneira mais rápida por exemplo, e são esses pontos de “fragilidade” dos seus clientes que um CRM irá buscar.

2. Você precisa tratar seus clientes consoante às suas diferenças!

A diversidade está presente na sua gama de clientes, insistir em tratar todos da mesma maneira pode parecer dar certo mas, deixa a comunicação muito mais forçada e distante daquilo que você realmente precisa: Construir uma relação de confiança para que seus consumidores permaneçam pelo maior tempo possível. Os famosos e-mails marketing são um ótimo exemplo disso, enviar um anúncio sobre fraldas ou carrinhos de bebê para um jovem de 18 a 20 anos lhe parece viável? Geralmente não, então porque não mostrar-lhes os novos consoles de videogames e/ou coleções de livros sobre super-heróis. Essas pequenas análises irão otimizar as estratégias de marketing de maneira muito perceptível, fazendo com que esta cresça e qualidade não apenas em quantidade.

3. Você precisa preparar sua equipe de vendas!

Um bom guerreiro nunca vai à luta sem antes se preparar devidamente. Assim deve ser com seus vendedores, e a preparação destes depende do acesso a dados relevantes sobre os clientes que irão “enfrentar”. Mantendo os limites éticos, tente captar o máximo de informações sobre seus leads, para assim reduzir a lista a um número menor, com apenas aqueles que apresentam grande potencial para se tornarem clientes. Assim, se economiza muito em tempo e em esforço, e a probabilidade de sucesso na negociação é muito maior. Cabe ao administrador fornecer tais dados, algo muito mais simples a partir de um sistema CRM, que além de armazenar também faz um tratamento dessas informações.

4. Você precisa ser eficiente no suporte aos cliente!

Atender aos desejos dos clientes com velocidade e eficiência deve ser um dos seus anseios. Hoje em dia, uma empresa deve fazer de tudo para evitar avaliações negativas, principalmente se estas forem expostas na internet, pois os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, e a pesquisa na web antes de contratar um serviço ou adquirir um produto é quase um ritual. Além de perder os clientes desistentes, há o risco de espantar muitos potenciais consumidores, então, todo o investimento para manter seus usuários felizes, como em um CRM, é válido.

O sistema CRM já se mostrou bastante útil através desses pequenos exemplos, imaginando essas implicações em uma companhia de maior escala, pode se antecipar o quanto o gerenciamento de relacionamento pode economizar e até mesmo trazer em lucros para os administradores. Com certeza você já conta com o conhecimento necessário para tocar o seu negócio, e tem buscado cercar-se de excelentes profissionais, agora só falta investir o que é necessário em boas ferramentas e preparar-se para ver seu empreendimento decolar.

Consulte-nos sobre nosso módulo de CRM no sistema ERP da Brascomm! 11 4901-8000 | [email protected]

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