Gestão ERP para lojas de roupas

Gestão ERP para lojas de roupas

Gerenciar uma empresa nunca é uma tarefa fácil, não importa para que área seja voltada. Quando se fala em específico de uma loja de roupas, é necessário economizar o máximo de tempo possível com questões burocráticas e outras que poderiam ser resolvidas de forma mais dinâmica.

Para haver crescimento é necessária uma boa administração financeira, e a conquista dos clientes, mantendo o estoque sempre atualizado com novas tendências da moda. Isso sem contar com as mudanças que são essenciais todos os anos. Para poder obter sucesso com a administração de empresas desse ramo, é necessário que a equipe seja especializada e voltada para o público-alvo da loja, podendo este ser o mais comum e lucrativo, o feminino, o que não impede o sucesso dos ramos masculino, ou infantil, por exemplo. A sensibilidade é muito importante neste momento, qualquer detalhe fora do lugar pode significar a não concretização de uma venda ou uma possível relação desarmônica com um dito cliente.

No âmbito da moda, é especial visitar lugares referência em moda, especializar a equipe em vendas e na arrumação e organização das roupas, e também é muito importante dar a atenção devida ao estoque. Buscando tempo para tudo isso e ainda conseguir melhorar a qualidade desse trabalho, base para o crescimento de uma empresa, faz-se necessária a adoção de medidas tecnológicas que maximizem a qualidade e minimizem o tempo.

A incorporação de um sistema ERP para o auxílio na gestão de uma loja de roupas poderia trazer inúmeros benefícios, estando alguns destes listados e detalhados abaixo:

Gestão de estoque:gestão-de-estoque-01

No varejo em geral, a gestão de estoque é algo muito importante para as vendas, sobretudo nas lojas de roupas. Não é necessário que todas as roupas fiquem expostas, assim faz-se necessário que, organizadamente, elas sejam guardadas. Essas roupas que não ficam expostas geralmente são os mesmos modelos expostos, apresentando apenas um tamanho, uma cor ou até uma estampa diferente. Mas o problema surge da necessidade em seguir com as tendências da moda, isto que pode de uma só vez abaixar notavelmente o potencial de venda das peças.

Se as peças que já não estão sendo mais usadas por causa da mudança da tendência ou pela mudança da estação do ano estiverem em grande quantidade no estoque, o prejuízo pode ser imensurável. Entretanto, não seria a melhor saída comprar poucas peças de tudo e deixar apenas algumas guardadas com medo de não vender, já que isso provavelmente aumentaria o custo sobre cada roupa na compra dessas peças no atacado, por conta da menor quantidade, e além disso correria o risco de perder a oportunidade de vender muitas peças de acordo com a “febre” do momento. Por isso, é necessário que seja estudado cada caso, porque a gestão de estoque, como foi visto não é nada fácil. Para evitar erros humanos, e mais complicações, um software ERP que possui módulos voltados à gestão de estoque, auxiliaria e muito a loja.

Financeiro:

No ramo da moda é necessário que todos os detalhes estejam ajustados da maneira mais sensível possível, desta forma é preciso que a maior parte do tempo seja direcionada a atividades como mudar as cores da loja, a organização, ou deixar o ambiente mais agradável, treinar os funcionários, dentre outras atividades. A parte financeira pode e até deve ser feita de forma automática, visto que os softwares ERP possuem módulos específicos para tratar de questões financeiras o que não dispensa a necessidade de atenção e cuidado.

Obrigações fiscais:

Os impostos, com toda certeza, se encaixam no que foi dito anteriormente. Seria muita perda de tempo fazer manualmente todas as tributações no contexto de uma loja de roupas. Contudo, os sistemas ERP não ajudam nas obrigações fiscais apenas minimizando o tempo, neste caso a qualidade e confiabilidade dos dados também são maximizadas, sendo esta uma característica muito importante, visto que erros nos pagamentos de imposto geram multas que dependendo do tamanho podem gerar danos imprevisíveis ao caixa da empresa.

Administração:

Principalmente na existência de filiais, é bastante complicado estar a par de cada detalhe da empresa, para poder observar os problemas, e as informações de desempenho. Com os softwares ERP, esses dados podem ser acompanhados em tempo real e tudo em um lugar só, facilitando e muito a vida do gestor da empresa.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.