O que é ERP?

O que é ERP? Software ERP
Quantos estamos arrecadando com vendas? Quanto é a nossa margem de lucro? Quantos produtos dispomos em estoque?
Essas questões e muitas outras podem ser facilmente respondidas por meio de um sistema de gestão ERP. Através da integração de dados, o ERP registra informações de colaboradores, produtos, aquisições e vendas, fornecedores, clientes, além de outras informações que são essenciais para o envio aos fiscos, além de serem úteis para auxiliar no processo de tomada de decisões.

Responsável por cuidar de todas as rotinas diárias das empresas, o ERP (Enterprise Resource Planing) ou SIGE – Sistema de Gestão Empresarial, visa além de integrar todos os processos desde o faturamento, fluxo de caixa, vendas, logística até os processos de produção em uma fábrica, por exemplo, de modo a traduzir todos os dados registrados em informações significativas.

Dividido em camadas, aplicação, armazenamento e parametrização, o software ERP possibilita que os usuários realizem processos e cadastros por meio de campos e formulários e demais dados que alimentem toda a operação da empresa. No caso do armazenamento dos dados, a partir da camada de aplicação que recebe todas as informações registradas, o ERP reune-as e as memoriza de forma que elas possam ser acessadas quando e sempre que necessário, por se localizarem armazenadas em um banco de dados. E por fim, a camada de parametrização onde a metodologia do sistema está configurada e poderá ser customizada para agregar novas funcionalidades desenvolvidas fora do formato padrão do ERP se assim o cliente desejar.

Benefícios de um software ERP para PME’s?

Conforme já citado, a grande necessidade de utilizar um sistema administrativo ou gestão é pelo fato de muitas informações ficarem dispersas e despercebidas pelos gestores, falta uma visão consistente para consolidar os processos e eliminar perdas e deficiências ocorridas. Porém esse tipo de processo não é restrito as grandes empresas, devendo sim ser utilizadas também pelas PME’s.

Abaixo listamos os principais benefícios para aderir a esta tecnologia cada vez mais crescente no país.

• Unificação: Por meio da integração de dados e departamentos, não é preciso gerenciar diversas plataformas para controlar sua empresa. Através de um único sistema é possível visualizar todas as informações armazenadas.

• Otimização: Através desta possibilidade o gestor consegue visualizar o desempenho empresarial de quanto foi obtido em receitas e despesas.

• Gestão consciente: Controlar os pedidos realizados centralizando em um único local, permitirá com que a coordenação do estoque, produção e transporte sejam feitos corretamente e com melhor padrão de qualidade.

• Padronização: Utilizando uma sequência de trabalho, elimina os processos manuais e promove o aumento de produtividade.

• Redução de erros: Por armazenar todo o histórico das operações, é possível visualizar todos os processos e identificar as soluções a serem tomadas, bem como planejar novos recursos para redução de erros que causem prejuízo ao capital.

Porque um sistema ERP é modular?

Os sistemas são divididos em módulos para auxiliar na encontrabilidade e facilitar o acesso aos departamentos e segmentos de uma empresa.
O controle de módulos por departamentos trata-se de manter o processo de cada departamento na mesma tela promovendo um melhor controle para os usuários do departamento específico já que não permitirá que todos os usuários tenham acesso a determinadas telas as quais não competem ao seu serviço.

No caso do controle de módulos por segmento, cada nicho de mercado terá sua gestão específica, desta forma, somente os módulos específicos para aquele ramo serão liberados para uso. Por exemplo, uma empresa de outsourcing de impressão não dispõe das mesmas rotinas que uma empresa de comércio exterior, desta forma, cada nicho utilizará módulos específicos ao seu nicho de mercado.

Quais os motivos para se implantar um ERP?

A necessidade de implantar um software ERP dá-se por meio da dificuldade no controle e acesso de informações. Com um ERP, a redundância e refação de atividades será eliminada, bem como os processos manuais garantindo muito mais velocidade na execução das tarefas e padronização de processos, otimizando o fluxo de informações e a qualidade do serviço prestado. Se sua empresa busca aumentar a qualidade e confiabilidade de informações, reduzindo tempo, custos, problemas e agilizando a tomadas de decisões.

Segundo pesquisas apresentadas no Portal ERP, através de implantações bem sucedidas um dos maiores benefícios decorrentes da adoção de um sistema, foram a redução de estoques parados (32%), redução de mão de obra (27%) e aumento na produtividade (26%).

Quais os requisitos para minha empresa começar a utilizar um sistema ERP?

Com o avanço tecnológico, hoje em dia, as empresas não necessitam mais ter uma infraestrutura própria (Ex: servidores, mão de obra, backup manual, manutenção, refrigeração qualificada, local específico para acomodação do maquinário, etc) para armazenar suas informações com segurança. Hoje visando otimizar e baratear o método de aquisição de softwares, existe a tecnologia de cloud computing (computação nas nuvens), que permite que os dados fiquem armazenado nas nuvens, circulando entre variados maquinários não sendo possível identificar o local exato em que os dados estão sendo armazenados, promovendo maior segurança anti-furto de informações, além disso se torna muito mais viável pelo fato de a infraestrutura ficar por encargo de outra empresa que prestará os devidos cuidados e ficará responsável por garantir a segurança de todos os dados de sua empresa.

Agora voltando a pergunta inicial, um dos maiores requisitos e principais requisitos é aceitar a modificação na sua metodologia de negócios, um ERP impactará positivamente sobre suas rotinas lhe trazendo todos os benefícios conforme já listados acima,  promovendo uma maior qualidade e eficiência na gestão. De imediato pode assustar, mas em poucos dias sua equipe estará adaptada e utilizará a ferramenta com facilidade e até mesmo extrair muito mais do que a ferramenta pode oferecer.

No caso do ERP Brascomm, nosso único requisito é uma boa conexão com a internet já que nosso sistema opera totalmente online, possibilitando o uso no momento e na hora desejada pelo gestor, não limitando-se ao deslocamento até a empresa para sua utilização e acesso de informações. Com o ERP web da Brascomm sua empresa possui mais flexibilidade, mobilidade e consequentemente mais tecnologia para transformar seus negócios!