O que é um ERP online?

O QUE É ERP ONLINE

Estoques, vendas, marketing, compras, fluxo de caixa, tributos, essas são apenas algumas palavras que costumam aparecer no dia a dia empresarial, onde manter-se no controle de tantas variáveis é uma tarefa que demanda tempo, dedicação e conhecimento, mas, sobretudo, as ferramentas certas para facilitar tal encargo. Desde a década de 50, nos Estados Unidos, as grandes distribuidoras procuravam desenvolver meios eletrônicos de controle dos seus estoques, pois, era perceptível a tendência ao erro em medidas feitas por humanos.

No início da década de 60 os gigantescos e caros mainframes surgiram, materializando a primeira interseção entre técnicas de gestão e a tecnologia da informação, eram grandes computadores dedicados ao processamento de um vasto volume de informação operando rapidamente e capazes de oferecer serviços de processamento para milhares usuários através de uma conexão por rede. Ainda hoje, os mainframes estão presentes em bancos, universidades e empresas comerciais, porém com a tecnologia,pelo alto custo, investimento de espaço e ambiente adequado para seu funcionamento veio perdendo espaço para os PCs e servidores.

Na década de 80 iniciaram-se os microcomputadores, que eram menores e relativamente mais baratos e também surgia os servidores locais que permitiam que várias máquinas fossem interligadas. A tecnologia foi se aperfeiçoando, da mesma maneira que aconteceu com a administração e suas novas metodologias que passaram a andar ainda mais interligadas aos computadores e suas facilidades.

E com o passar do anos, os primeiros sistemas ERP propriamente ditos começam a surgir em meados da década de 90, com a promessa de integrar todos os setores de uma única empresa em uma única interface. Mas, esse ainda não era o ápice da tecnologia administrativa, a partir dos anos 2000 com a popularização da internet até os dias de hoje foi se desenvolvendo e chegando a pequenas e médias empresas com um custo muito inferior ao praticado anteriormente, os sistemas de gestão ERP online que hoje são popularmente conhecido e mais buscados na era tecnológica, graças a facilidade e mobilidade de informações.  

Divisões presentes em um Sistema ERP

A sigla ERP (Enterprise Resource Planning) denota uma classe de softwares empresariais voltado para a gestão de negócios a partir da integração de dados. Esse programa é conhecido como a espinha dorsal dos negócios, pois concentra todas as colunas da empresa, em apenas uma interface intuitiva e agregada. A nível de utilização, o software ERP é dividido em módulos, onde cada um é responsável pela captação de informações de  um determinado departamento, consoante a divisão de suas equipes de trabalho (vendas, compras, financeiro, estoque, marketing e etc). Entretanto, analisando mais profundamente essa ferramenta poderosíssima, poderão ser identificadas mais três divisões em sua arquitetura, sendo essas as responsáveis por caracterizar o sistema ERP online.

Camadas presentes em um ERP Online

Costuma-se dividir o sistema ERP em 3 camadas para análise, assim, se torna mais fácil compreender o seu funcionamento, e vislumbrar os benefícios que poderão ser atraídos para a sua rotina e lucros. Essas camadas possuem algumas particularidades em sistemas ERP Online que facilitam o uso e os colocam à frente de outras formas de software.

Camada de utilização: Esta já foi pincelada anteriormente, e diz respeito à interface exibida aos usuários, estes serão os gerente de caixa, gerentes de estoque, gerentes de marketing, contadores, gerentes de compras e vendas entre outros funcionários de articulação espalhados ao longo da hierarquia da empresa. A grande novidade dos ERP’s online está em permitir o acesso a essa tela diretamente de um navegador web, sem a necessidade de instalação de programas, ou atenção a regras de compatibilidade com os dispositivos, desta forma está garantida a mobilidade e a possibilidade acessar os dados de sua empresa através de um computador ou mesmo de um celular ou tablet.

Camada de Processamento (Back-end): É a camada “escondida” por trás da interface de utilização, e corresponde ao processamento de todos os dados captados na primeira tela e pelos cálculos dos resultados esperados. É nessa camada que os dados vindos dos mais diversos setores serão minuciosamente tratados e combinados para gerar conteúdo relevante aos usuários. Estão embutidos aqui conceitos importantes e modernos como Business Intelligence (BI), Big Data, e demais maneiras de intersecção de dados com técnicas de gestão. Num sistema ERP Online, toda essa parte pesada de processamento é realizada na nuvem, contribuindo para um melhor tempo de resposta, para menor exigência do hardware, e para a produção de conteúdo em tempo real, algo importante para o fluxo de caixa, controle de estoque e para a equipe de compras por exemplo.

Camada de armazenamento: O famoso banco de dados é o espaço onde todas as informações que transitaram pelo seu sistema durante o dia deverão ser armazenadas. Ali elas devem estar protegidas de ataques invasores e disponíveis para acesso quando tal ato for relevante. O armazenamento das informações tem caráter fundamental para desenvolver previsões assertivas sobre o mercado, e assim delimitar ações inteligentes de marketing ou quantidades suficientes de compra em um determinado período, por exemplo. Geralmente essa camada corresponde a dispositivos físicos espaçosos e caros, chamados de servidores, que demandam além do investimento em sua compra, gastos com energia elétrica para seu funcionamento e acondicionamento, sem mencionar ainda a possibilidade de inutilidade frente a situações como quedas de energia, deixando todo o sistema estagnado. Investir em um sistema ERP online é mais que indicado, pois, elimina a necessidade de servidores ocupando suas salas, e possibilita o armazenamento de seus dados na nuvem, local que permite segurança através da criptografia e a comodidade de acessar os dados de qualquer lugar do planeta, sem contar com a economia monetária, afinal, sua empresa pagará taxas proporcionais ao espaço que utiliza.   

A resposta para a pergunta que inicial é simples: um ERP Online é a solução para quase todos os problemas dentro de sua rotina empresarial! A partir dele a comunicação entre seus funcionário será muito mais eficiente e veloz, processos serão otimizados melhorando a qualidade de seus produtos ou serviços, e garantindo o bem maior que é a satisfação do clientes. Os processos automatizados levarão a uma economia gigantesca de tempo e de recursos como matérias-primas, privando seu orçamento dos desperdícios tão temidos e prejudiciais. Por fim, um sistema integrado facilitará e muito a contabilidade gerencial da sua empresa, manipulando os tributos para que eles causem um menor impacto em suas contas e mesmo assim você permaneça em dias com os órgãos fiscalizadores. Todas essas são apenas algumas das funcionalidades disponíveis em ERP’s online, que dispõem de muito mais praticidade e qualidade que os demais softwares de gestão. Além de tudo isso, você poderá contar com um suporte ágil e competente, sempre à sua disposição durante o tempo em que o serviço estiver sendo utilizado. Agora que suas dúvidas foram sanadas, pense um pouco, vale a pena esperar mais para ter todos esses benefícios?