ERP na nuvem X ERP tradicional

ERP na nuvem X ERP tradicional

Já esteve em dúvida entre qual das modalidades de ERP presentes no mercado é a melhor para o seu negócio? Fazer a escolha entre um ERP Online ou um ERP tradicional pode ser bastante difícil para quem não conhece a fundo as características de cada um dos softwares.

De antemão, já é possível notar uma grande vantagem para os sistemas que deixam seus bancos de dados disponíveis na nuvem (ERP’s Online) mas, justamente essa facilidade em encontrar os dados na web pode deixar muita gente com um pé atrás na hora de implementá-los.

Para sanar de uma vez as suas dúvidas, preparamos um comparativo entre as duas versões de Softwares ERP disponíveis no mercado, e ao final esperamos que você faça sua decisão com mais clareza! Para começar, vale à pena conhecer um pouco mais sobre o conceito de computação em nuvem, e como ele se aplica aos softwares de gestão.

 

Você sabe o que é computação em nuvem?

computação

A computação em nuvem pode ser definida como uma tendência tecnológica, que tem como premissa a ideia de disponibilizar o acesso aos seus dados a partir de qualquer localidade. A ferramenta responsável pela concretização dessa premissa é a conexão com a internet, e a partir desse modelo de armazenamento, o usuário recebe uma mobilidade incrível assim como segurança adicional às suas informações. Para ler mais sobre o assunto acesse este link!

Mas, como funciona a computação em nuvem de uma perspectiva comercial? A Microsoft, grande empresa do ramo de tecnologia, faz uso em larga escala dessa tecnologia, e define a Computação em Nuvem da seguinte forma:

 

“Para simplificar, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais – pela Internet (“a nuvem”). As empresas que oferecem esses serviços de computação são denominadas provedoras de nuvem e costumam cobrar pelos serviços de computação em nuvem com base no uso, da mesma forma que você seria cobrado pela conta de água ou luz em casa.”

https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-cloud-computing/

Quando trazemos esse conceito de fornecimento de serviços de computação na nuvem para o ramo empresarial, estamos falando basicamente da utilização de espaço na internet para armazenar e processar as informações de importância numa rotina de trabalho. Desta forma, em vez de contar com um Disco Rígido ou DataCenter físico para guardar suas informações, a empresa contrata o serviço em nuvem, que inclui a garantia de disponibilização de acesso aos seus dados de qualquer lugar do mundo, e também a proteção dessas informações.

 

Comparando Sistemas na Nuvem com Sistemas Offline

 

Mobilidade:

O mundo empresarial está cada vez mais dinâmico. Essa dinamicidade exige que as suas ferramentas estejam prontas para lhe prover a informação correta, no momento correto. Imagine que você saiu em uma viagem de negócios, e de forma inesperada foi surpreendido com a possibilidade de falar com um potencial investidor ou comprador. Seria interessante ter o acesso aos números da sua empresa para convencê-lo ou fazer-lhe uma proposta não é mesmo?

É claro como algumas oportunidades podem ser desperdiçadas pela falta de informação, mas essa não é a única face da moeda. Além de deixar de ganhar, o acesso restrito aos dados de sua companhia podem te fazer perder muito dinheiro e tempo, tomando decisões mal pensadas e se colocando atrás da concorrência.

mobilidade

ERP’s baseados na nuvem proveem acesso à dados de qualquer aparelho, em qualquer horário. Você pode utilizar o sistema em seu tablet para convencer um investidor ou dar uma olhada em alguns números em seu smartphone antes de fechar um contrato com um fornecedor.

Se existe uma máxima nos negócios é a seguinte: informação nunca é demais!

 

Capacidade de processamento:

Seus computadores já apresentaram algum tipo de travamento quando o sistema recebia muitos dados? Essa não é uma situação incomum e se faz bastante compreensível, uma vez que o orçamento deve comportar a aquisição de equipamentos satisfatórios para o trabalho, mas, nem sempre a capacidade de processamento é levada em conta no momento dessa aquisição.

capacidade

Frente aos ERPs tradicionais, os Softwares Online trazem mais uma vantagem para quem passa por esse tipo de problema. Toda a parte de processamento de dados é feita através do seu navegador de internet, em processadores muito mais potentes conectados à sua central de servidores contratada. Dessa forma, a informação é trabalhada com muito mais fluidez, e exigindo máquinas menos potentes e portanto mais baratas. Ao final das contas, você perceberá que economizou bastante.

 

Manutenção:

É sempre preciso manter a manutenção em dia para evitar problemas nos servidores, e atualizar a proteção para que seus dados não sejam captados por estranhos mal intencionados. Quando você contrata um serviço de hospedagem de dados na nuvem, através de um software ERP, a responsabilidade pela manutenção passa a ser da empresa provedora.

suporte

Além de retirar o peso da preocupação com atualizações e problemas técnicos, um ERP Online permite a resolução de grande parte dos problemas à distância. Desta forma, por poucas vezes ou quase nenhuma vez os técnicos de sua provedora de software precisarão comparecer ao seu estabelecimento e interromper suas operações, algo que, se feito com frequência pode até interferir no seu faturamento – com sistemas offline esse cenário é muito mais recorrente.

 

Segurança de dados:

A segurança dos dados é um ponto delicado. Sabemos que a internet ainda é um território muito amplo, e que as fronteiras não são muito bem definidas, dando margem à ação de pessoas com pensamentos indevidos e com a intenção de prejudicar o trabalho de outrem em benefício próprio.

segurança

À medida em que os hackers evoluem, as formas de segurança aumentam também, tornando os sistemas cada vez mais seguros, difíceis de serem invadidos. Atualizações frequentes procuram barrar a entrada de malwares(vírus) periodicamente, e seu efeito positivo é comprovado.

Sabendo de todas essas informações fica ao critério de cada um escolher a modalidade de sistema gerencial que acha mais adequada.

O ERP da Brascomm é um sistema totalmente na nuvem que garante qualidade, segurança e agilidade em seus processos!

Para saber mais solicite uma apresentação sem compromisso, visite nosso site ou entre em contato no telefone (11)4901-8000.

 

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.