Emissor de NF-e gratuito é prolongado

emissor NF-e

Emissor de NF-e gratuito é prolongado

A Nota Fiscal Eletrônica surgiu como uma alternativa aos documentos impressos e carregava a responsabilidade de modernizar e digitalizar um registro muito importante, tanto para os varejistas, atacadistas e prestadores de serviço, quanto para os órgãos de fiscalização. Como parte do pacote para promover essa migração na forma de emitir seus documentos fiscais, a SEFAZ do estado de São Paulo passou a disponibilizar um aplicativo gratuito para tal fim. Entretanto, algumas novidades no setor de tecnologia empresarial acabaram suprimindo a usabilidade desse software, e como você deve ter visto em alguns textos pela internet, o emissor gratuito de Notas Fiscais Eletrônicas está com os dias contados!

O que é o emissor gratuito?

As informações da Sefaz descrevem o aplicativo da seguinte maneira:

“O Software Emissor NF-e é um programa que, após instalado na máquina do contribuinte, permite a emissão de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ).

O Software compreende a geração do arquivo da Nota Fiscal eletrônica,meios para realizar a assinatura com o Certificado Digital que o contribuinte possuir e a sua transmissão para a SEFAZ relacionada. Também permite o gerenciamento das NF-e’s e o cancelamento das mesmas, a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANF-e) para a circulação das mercadorias e outras funcionalidades acessórias para facilitar a criação da NF-e, tais como os cadastros de clientes, produtos e transportadoras.”

Este software representa então, uma grande ajuda para empreendedores iniciantes, e aqueles que comandam pequenos negócios, ainda sem a capacidade financeira ou organizacional de investir em outras alternativas. E, de fato, há uma pequena parcela de contribuintes, que ainda utiliza o aplicativo. Uma vez que, apenas 8% das NF-e’s emitidas, vem do uso do software gratuito, o que não justifica os custos para manter o seu suporte e constantes atualizações. A decisão de encerrar o serviço pegou alguns daqueles que ainda usam o aplicativo de forma desprevenida, embora seja perceptível no uso constante, que algumas ferramentas disponíveis do mercado apresentam maiores vantagens no momento de emitir as notas.

O desuso do emissor gratuito!

O decaimento do uso de uma ferramenta gratuita, e mantida pelo próprio órgão de fiscalização, só encontra motivação no surgimento de tecnologias mais eficientes, conhecidas como sistemas ERP e amplamente difundidas no setor empresarial. O sistema de Enterprise Resource Planning reforça uma ideia que tem se tornado tendência na administração, em conectar os setores e integrá-los, de um modo que a percepção da influência de uma atividade sobre a outra seja mais clara.

Mas, a Sefaz de São Paulo está atenta àqueles que ainda utilizam seu aplicativo, e tomou uma medida para não prejudicar os que ainda não utilizam ERP’s e que não conseguiram fazer a migração para uma outra alternativa no prazo antes definido, que era até o final de 2016. A partir do dia 01 de janeiro de 2017 o aplicativo já deveria encontrar-se fora de funcionamento, mas, seu prazo de uso foi prorrogado até julho do mesmo ano!

Data postergada

O comunicado oficial da Sefaz é o seguinte:

“A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para atender uma parcela de contribuintes que ainda utiliza os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). A Fazenda irá transferir ao Sebrae a solução gratuita e, a partir de julho de 2017, a instituição passará a disponibilizar e atualizar as versões do aplicativo para as empresas. Até essa data a Fazenda paulista manterá o aplicativo em funcionamento.

Além do Sebrae, a Secretaria da Fazenda do Maranhão também oferecerá o serviço gratuito, a partir do código fonte cedido ao governo maranhense pela Fazenda paulista.”

A parceria com o Sebrae, reforça o caráter do micro e pequeno empresário que a ferramenta tomou, já que a grande parte dos serviços prestados por essa instituição envolve o auxílio em diversos níveis, a empreendedores iniciantes e donos de pequenos negócios, sendo útil a apenas esses tipos de negócios. Em geral esses tipos de estabelecimentos tem um número reduzido de vendas, e portanto de notas a serem emitidas, então, a repetição no preenchimento não se torna excessiva ou cansativa, o que é tido como um dos problemas da ferramenta em empresas de porte um pouco maior.  O download da última versão fornecida diretamente pela SEFAZ, ainda pode ser feito através deste endereço.

Invista em um ERP!

Deixar as coisas pra última hora não costuma trazer bons resultados, então, não pense na postergação dessa medida como a chance de utilizar os serviços gratuitamente por mais um tempinho. Interprete isso como a concessão de mais seis meses para que você se planeje e faça a migração de todos os seus dados sem pressa e sem nenhum tipo de incômodo. Já está mais do que na hora de pesquisar pelos ERP’s mais conceituados do mercado, e de pedir orçamentos para suas implementações. Tenha em mente que o Sistema de gestão integrada oferece muito mais do que a emissão de NF-e’s, e por isso:

Investir em um sistema de gestão ERP é uma das melhores formas para iniciar o processo de modernização e crescimento em sua rotina empresarial que ainda necessita de muitos processos manuais e repetitivos. Hoje não faltam alternativas no mercado que dispõe de fornecedores sempre dispostos a ajuda-lo a crescer através das ferramentas informatizadas e de um suporte eficiente.

Leia também: Como um sistema ERP faz minha empresa crescer?

Não deixe para a última hora

Não deixe para fazer amanhã aquilo que pode ser feito hoje! Sua empresa merece que as ações sejam cuidadosamente articuladas, apenas dessa forma você conseguirá converter todo o trabalho duro em lucros satisfatórios. Lembrando mais uma vez, o aplicativo gratuito de emissão de NF-e’s está com os dias contados, e você tem até Julho de 2017 para procurar uma ferramenta alternativa para essa tarefa, caso contrário, o cumprimento dessa regra comercial estará prejudicado.

Pesquise um pouco mais, e descubra como os sistemas de informação podem auxiliar e alavancar o seu negócio nesse ano que está apenas começando!

Conte com a Brascomm como sua parceira de negócio e otimize toda a gestão de sua empresa com uma ferramenta completa que lhe permite integrar todos os departamentos. Confira em nosso site como funciona e solicite uma apresentação sem compromisso.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.