Iniciar o novo negócio é algo animador mas que exige bastante trabalho e mudança de pensamento, agora você será responsável por cuidar de seus clientes, gerenciar sua equipe, ofertar um atendimento de qualidade além de saber conciliar todas as tarefas que você estará encarregado de conciliar (comprar, vender, negociar, cuidar das finanças, estocar, atender, planejar, comunicar, oferecer). Para isto separamos algumas dicas de gestão para que você inicie sua jornada empreendedora com mais segurança e não naufrague antes de inciar a viagem!
Dicas de Gestão
O primeiro passo para quem está iniciando na jornada empreendedora é sair do amadorismo e se formalizar, por mais que hajam objeções, é de suma importância que o empreendedor tenha em mente que quando ele está no papel de “consumidor” ele exige comprar de uma empresa que passe confiabilidade e segurança, sendo assim, esta deve ser a imagem que você deve buscar passar para seus prospects e futuros clientes.
Dica 1: Valide seu modelo de negócio: Embora aprender com os erros seja positivo, é indispensável ter um planejamento, avaliar e testá-lo, sem temer mudanças de estratégia caso necessário, pois sempre que mudamos de rumo no começo o impacto tende a ser bem menor e é ai que se inicia a responsabilidade sobre gestão. Confira o artigo sobre: Planejamento organizacional, como construir!
Dica 2: Aprofunde-se no seu cliente: Tenha em mente que o quanto mais você conhecer seu cliente e o modelo de negócio dele, a chance de sucesso será muito maior, saber quem é o seu público, comportamento, hábito, rotinas e preferências é a forma mais eficaz de acertar no alvo e conquistar novos clientes, além de fidelizar os que você já possui oferecendo novas oportunidades de serviços. Veja como fazer uma venda eficiente, neste artigo: 5 passos para captar clientes e vender.
Dica 3: Gerencie com precisão: Experiência é importante, mas administrar uma empresa exige conhecimentos mais profundos para que você não corra riscos de afundar o seu negócio. Além disso utilizar uma ferramenta de gestão, como os sistemas ERP, podem aprofundar o nível de conhecimento sobre como a empresa está caminhando além de otimizar processos.
Dica 4: Organize seu financeiro: Como já explicamos em no post: Como planejar sua organização financeira, administrar seu dinheiro preocupando-se com o seu fluxo de caixa, tendo em vista tudo o que entra e sai é de suma importância. Em um sistema ERP, é possível gerenciar todas as suas finanças além de emitir relatórios para fazer um comparativo no que investir e o que cortar nos seus gastos. Outra atitude importante é, nunca misturar suas despesas pessoais com as empresariais, pode ser tentador, utilizar o recurso de sua empresa para “tampar” alguns buracos no seu gasto pessoal, para isso faça uma gestão financeira pessoal utilizando um dinheiro da sua retirada mensal do negócio (Pró-labore).
Dica 5: Bom vendedor e negociador: Ser um bom vendedor é necessário para aumentar a receita de sua empresa, utilizando de estratégia de vendas em conjunto com o marketing para captar a atenção de poteciais clientes, sendo respeitador e oferecendo o seu produto e não obrigando o lead a comprar forçadamente. Sabemos que o cliente é quem move a empresa e quem paga os custos e os salários de seus colaboradores, mas criar um relacionamento com o seu prospect é mais eficiente do que empurrar seu serviço ou produto a ele.
Saiba negociar, minimizar seus custos o auxiliará a economizar e aplicar este dinheiro em outras fontes de rendimento. Solicitar descontos em pagamentos a vista, reduzir o número de parcelas a ser paga por pedido, se comprometer a ser cliente fiel por uma parceria justa, é um bom começo para economizar e ter um dinheiro sobrando para novos investimentos.
Colocando em prática essas dicas de gestão, será muito mais fácil gerenciar seu novo negócio com mais sabedoria.