Como um ótimo sistema auxilia o gestor?

OTIMO ERP PARA O GESTOR

Como um ótimo sistema auxilia o gestor?

Organização, controle e prevenção, são essas as características para alcançar o sucesso em seu negócio e um bom gestor sabe disso. Ele está sempre atento ao que acontece sob o seu comando e atualizado sobre as ferramentas que podem tornar seu trabalho mais eficaz. O acesso à informação integrada e estruturada mantém a empresa em funcionamento perfeito e cabe aos administradores prover esse acesso a seus funcionários, focando não apenas em resultados, mas também nas pessoas envolvidas durante o processo, tanto os consumidores de seu produto ou serviço, como aqueles que empenham tempo e esforço para finalizá-lo.

Uma pequena empresa concentra facilidades devido a sua pequena escala, entretanto, a pouca experiência de alguns gestores é responsável por agregar alguns riscos desnecessários, principalmente pela falta do autoconhecimento, imprescindível na construção da identidade empresarial. Muitos desses riscos podem ser minimizados a partir do uso de ferramentas simples no auxílio de uma ótima gestão. Planilhas, relatórios, gráficos, calendários, são apenas algumas representações excepcionais nesse caminho. Sistemas ERP servem para isso! Fornecer representações lógicas em conjunto ao Business Intelligence, permitindo um controle mais eficaz sobre os processos que acontecem em uma empresa.

Faz parte das qualidades de um bom gestor ser flexível à chegada de novas ferramentas e enxergar nelas a possibilidade de melhorias em processos falhos. O gestor precisa identificar as brechas no atual modo de trabalho e investir em um modelo de ERP que elimine essas faltas, atuando de maneira coerente e inteligente. Os benefícios do sistema de gestão se alastram por todos os setores, assim como a sua atuação, que consiste em unificar os dados de todos os departamentos em um banco de dados comum, deixando-os suscetíveis a análises integradas, muito mais eficientes que as obtidas por planilhas descentralizadas, as características de um ERP eficiente potencializam as qualidades de um bom administrador, que tem à sua disposição as seguintes ferramentas:

Acesso à gestão unificada:

Gerir uma empresa não é nada fácil. São inúmeros processos ocorrendo ao mesmo tempo para entregar um resultado satisfatório aos clientes, e mesmo com toda a experiência em gestão, se torna impossível para o gestor manter o controle conforme o negócio vai crescendo e as rotinas se multiplicando. Contar com a ajuda de um Sistema ERP significa acessar todos os departamentos da empresa em uma interface única, facilitando a tomada de decisões e resolução de impasses em cada uma das áreas.

Integração de dados financeiros:

A parte financeira de um negócio é a mais delicada de todas. O calendário fiscal brasileiro é de certa forma opressor e deixa muitos empreendedores sufocados em meio a tantos impostos e exigências, em grande parte dos casos, os deixam sem nenhuma alternativa a não ser fechar as portas. Para minimizar os gastos com encargos tributários, organização e controle são as ordens do dia, é aí que o sistema ERP ajudará o administrador, minimizando o tempo gasto em questões fiscais e reduzindo os riscos de multas e restrições por inadimplência.

Padronização de rotinas:

Cada funcionário tem um ritmo de trabalho e cabe ao gestor encontrar formas de torná-los cada vez mais produtivos. Rotinas empresariais costumam ser cansativas, repetitivas e por conta disso arriscadas, um único número equivocado pode deixar incoerente toda uma análise e prejudicar rendimento e confiabilidade da empresa. Sistemas de gestão integrada minimizam a taxa de retrabalho, a partir da integração entre planilhas, eliminando assim a necessidade de redigitar dados.

Diminuição de custos e riscos:

Tempo é o fator mais valioso em uma corporação. Valioso demais para ser desperdiçado com as imprecisões citadas nos outros tópicos acima, utilizar um ótimo sistema ERP permite a otimização de processos e automaticamente aumento de produtividade, por conseguinte, mais lucro. Além disso, os custos em produção serão diminuídos, através da redução de mão de obra necessária e outras questões simples, como a economia no uso de papel.

Ter uma gerência eficaz significa usar toda a sua formação profissional a favor da propulsão de seu negócio, uma atitude positiva é prefácio básico para o sucesso, mas é indispensável contar com toda a ajuda para expandir suas habilidades, mesmo que essa ajuda venha de um “simples” sistema. Os computadores jamais substituirão o feeling de uma alma empreendedora, mas a atração por riscos pode causar prejuízos e os softwares de gestão estão prontos para te guiar por um caminho mais seguro.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.