Blog Sistema ERP Brascomm

Descubra o mais completo sistema de gestão empresarial para pequenas e médias empresas

Como tirar as ideias do papel ?

Como tirar as ideias do papel?

Um dos legados mais importantes dos brasileiros em tempos de crise está no despertamento do espírito empreendedor. Geralmente não somos ensinados a empreender, ou a desenvolver ideias, mas os tempos difíceis fazem com que grandes soluções nasçam a partir das nossas necessidades, e dessas soluções podem surgir grandes e lucrativos negócios.

No caminho para o sucesso existem alguns desafios para obter liberdade financeira, como o sistema extremamente burocrático do nosso país, e a dificuldade de administrar um negócio com recursos limitados. Por conta disso, muitas das ideias acabam morrendo antes mesmo de serem colocadas em prática, ou são engavetadas até que o momento perfeito apareça, mas, até quando você pretende esperar?!

O conhecimento sobre o mercado e uma boa ferramenta de gestão são essenciais para dar vida à um negócio! Mas existem outros pontos cruciais para que a sua ideia saia do papel, e principalmente te faça ganhar dinheiro. Conheça a seguir algumas tarefas que você precisa fazer para seu negócio tomar forma!

Análise de mercado

É difícil controlar o surgimento de uma ideia, geralmente elas virão nos momentos mais inesperados ou aparecerão diante de uma situação no seu dia a dia. Entretanto, após vislumbrar uma ideia como um possível negócio, uma das primeiras atitudes a serem tomadas é o desenvolvimento de uma pesquisa de mercado. Também chamada de análise de ambiente, que corresponde ao momento em que você irá identificar a existência de um mercado para a sua ideia, ou seja, irá descobrir se há clientes interessados para o produto que você pretende vender, e o melhor, se eles estão dispostos a pagar pelo preço que você oferecerá!

Procurar consultoria

Essa é uma atitude que pode direcionar o rumo do seu futuro negócio. Dependendo do porte da sua ideia, podem ser procuradas consultorias especializadas, ou apenas a ajuda de alguém que já abriu um negócio parecido em algum outro local.

Uma ótima dica para quem está começando é ir até o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas).

Lá empreendedor pode obter apoio em diversos âmbitos da implementação do seu negócio, desde a elaboração de um planejamento estratégico, captação de investimentos, enquadramento tributário da sua empresa, cadastro como pessoa jurídica e etc. Tornando toda a burocracia do sistema um pouco menos complicada. Além disso, sua empresa ainda passa a fazer parte de uma rede formada por outros negócios em expansão, o que pode aumentar o número de empresas recorrendo aos seus serviços, além  das pessoas físicas.

Conheça as regras para o seu negócio

Regras e normas existem para ser cumpridas! Este é um fato incontestável, mesmo que às vezes as pessoas achem que essas regras existem para atrapalhar. As leis servem para criar um ambiente igualitário para todas as empresas, mas principalmente para assegurar os direitos dos clientes e também dos empresários.

Busque conhecer bastante sobre a legislação que responde pela sua categoria de serviço, pesquise quais são os órgãos responsáveis por fiscalizar a sua atividade, estabeleça os devidos contatos e faça de tudo para que os seus negócios permaneçam nos conformes da lei.

Se você precisar contratar funcionários, fique atento aos direitos do trabalhador, que inclusive estão passando por uma grande mudança neste momento. (Saiba mais sobre a reforma trabalhista, e como ela afeta a gestão do seu negócio clicando aqui!) Sempre que houver dúvida entre em contato com a consultoria, e jamais tome decisões sem antes saber se e quais são as consequências legais destes atos.

Conheça os seus clientes

Hoje em dia não está fácil se manter no mercado. Os que conseguem têm em comum uma característica: eles conhecem os clientes e sabem como satisfazê-los. Esse é um daqueles conselhos que se aplica a qualquer setor. Se você pretende abrir uma loja, ou outro tipo de estabelecimento, conheça os desejos dos seus clientes.
Vamos usar como exemplo o que é preciso ao abrir um salão de beleza! É necessário adquirir os produtos, conhecer e aprender as técnicas que os clientes que frequentarão o lugar desejam.

Muitos empreendedores repetem a frase “O cliente tem sempre razão” sem entender o que ela quer dizer. O cliente tem razão porque é ele quem decide se vai ou não adquirir o produto, optar pelo serviço, ou ir para um local mais longe por que não foi bem atendido em tal estabelecimento. O cliente tem sempre razão, por isso é tão importante conhecê-lo e utilizar as suas opiniões para tornar o seu negócio cada vez melhor.

Sistema de gestão

Um negócio iniciante precisa reduzir custos e otimizar processos. Por não dispor de uma clientela sólida e contar com um orçamento apertado, alguns gestores acabam deixando de lado a instalação de softwares ERP, algo que pode prejudicar muito a eficiência do negócio.

Ao colocar uma ideia de negócio em prática, é preciso se preocupar excessivamente com o aperfeiçoamento do produto ou serviço, por isso você não pode perder tempo ou energia com tarefas repetitivas e extremamente cansativas. Você pode deixar que o sistema ERP da Brascomm 2.0 cuide de processos burocráticos como a emissão de notas fiscais e controle de estoque, enquanto você se preocupa em atender e entender os seus clientes.

Com o passar do tempo, o ERP passará a ser mais do que uma simples ferramenta, pois quanto mais informações forem acumuladas em seu banco de dados, maiores serão as possibilidades de  soluções trazidas pelo sistema, e então você poderá usar tudo aquilo oferecido pela Brascomm para elaborar suas campanhas de marketing, manter contato com os clientes, emitir pedidos aos fornecedores resultando na manutenção e expansão do seu negócio.

Esperamos que você tenha mais motivação para fazer suas ideias darem resultados, lembre-se que o momento ideal é agora, e que as oportunidades estão aí esperando para serem agarradas. Prepare-se para os desafios e mãos à obra!

É sempre muito importante contar com um sistema ERP de qualidade para auxiliar nos seus serviços, saiba mais sobre o que a Brascomm 2.0 pode te oferecer! Solicite uma apresentação sem compromisso, conheça nosso site, ou se preferir entre em contato conosco através do telefone (11)4901-8000.

Está gostando desse conteúdo? Nos ajude e compartilhe esse post ;)