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Como se tornar um distribuidor de sucesso?

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O sucesso nos negócios é algo subjetivo, embora a muitos pareça vir apenas com o crescimento das vendas e dos lucros. Na verdade, o que foi citado anteriormente é apenas efeito do sucesso de uma empresa, e não a causa! A depender do ramo e dos produtos com os quais a empresa trabalhe, chegar a um nível de satisfação para a alta direção pode exigir atividades singulares, e quase sempre é possível subir mais um degrau, então a busca pela excelência tende a ser constante.
Antes de descobrir como chegar ao sucesso, é preciso que a empresa selecione a sua definição sobre o que é sucesso, isso acontece através da escolha de metas, e da elaboração de um bom planejamento. No ramo de distribuidoras e atacadistas, existem basicamente três “tipos” de sucesso, e cada estabelecimento se adequa àquele que lhe faz mais sentido.

1. Ser referência!

É este o desejo de grande parte das distribuidoras que são abertas ao longo do território brasileiro, muitas desejam expandir seus horizontes, ou melhorar o atendimento local, mas sempre visando deixar sua marca com os clientes, sendo a primeira opção que lhes vem à mente quando pensar em seu ramo de atuação.

2. Cultivar uma relação com seus clientes!

Uma empresa com clientes fidelizados pode se considerar bem-sucedida! O processo de construção dessa relação não é fácil, e exige muitas vezes que a empresa molde seus costumes e práticas, em uma evolução e aperfeiçoamento que levarão a um estado de funcionamento e eficiência plenas!

3. Ter vendas melhores!

Vender mais é bem diferente de vender melhor. Você já deve saber o custo alto envolvido em angariar novos clientes, por isso, nem sempre aumentar o leque de consumidores é a opção mais indicada, cresce mais quem faz vendas mais rentáveis! Chegar a esse ponto também é sinal de sucesso.
Definir quais dessas metas a sua distribuidora deseja alcançar, é parte fundamental do processo de construção do sucesso! Cada um destes objetivos exige um direcionamento diferente, e requer dos funcionários um posicionamentos singulares, então antes de sair por aí mudando todos os seus processos, saiba muito bem onde quer chegar! Para alcançar a qualquer umas das definições de sucesso trazidas acima, você precisará contar com a ajuda de um sistema de gestão! Entretanto, é como você irá utilizá-lo que direciona seus passos.

Utilizando o ERP para se tornar uma referência!

Sem dúvidas, esse é o estado de sucesso mais complexo de ser atingido, uma vez que demanda excelência em todos ou pelo menos na maioria dos seus setores. Uma empresa referência no seu ramo precisa entregar os pedidos com velocidade, manter um contato eficaz com seus clientes, ter processos otimizados em seu interior, e com tudo isso ainda conseguir oferecer um preço competitivo no mercado, englobar essas características sem um ERP de qualidade é impossível!
Implementar um sistema ERP trará à sua empresa uma verdadeira central de controle, de onde os administradores poderão observar e comandar cada um dos setores, mantendo as rédeas da situação em suas mãos.

Utilizando o ERP para fidelizar seus clientes!

Acompanhar a evolução de um potencial cliente até a finalização da compra exige muita troca de informação. Os dados recebidos e enviados ao longo de todas as conversas têm uma importância esplêndida, pois a partir deles podem ser identificados padrões, características de seus compradores, e se desenvolver a melhor forma de abordagem.
O tempo de resposta aos questionamentos dos clientes também é muito importante, por isso, um sistema de envio de respostas automáticas faz muito sentido para quem deseja manter seus clientes cada vez mais perto. Um ERP é a ferramenta perfeita para essas tarefas.

Utilizando o ERP para fazer vendas melhores!

Se o seu objetivo como distribuidora for fazer vendas mais eficientes, é preciso contar com o comprometimento de todos os setores para com essa meta. Toda decisão tomada a partir de então, deverá visar a diminuição de custos, pois, você precisará aumentar a sua margem de lucro, mudando o mínimo possível do preço final ofertado aos clientes.
O Sistema ERP é mestre em fazer a integração desses setores, descobrindo e eliminando os nós dos seus processos, com seu uso você acabará economizando bastante, não apenas em recursos mas também em tempo!
A inovação e o investimento em pesquisa e desenvolvimento, são tidos como causas do sucesso de distribuidoras gigantes, a exemplo da Amazon, o artigo do blog HBIS faz as seguinte considerações:

Inovação

Outro dos segredos da Amazon é nunca ter medo de inovar . É deles o modelo, patenteado em 2014, de entrega antecipada. A tecnologia consiste em estudar padrões de consumo de seus clientes. Baseando-se no histórico de compras, aliado a outros fatores como tempo de permanência na página, a empresa já encaminha o produto para entrega mesmo antes da decisão final. Essa lógica deverá ser replicada em operações logísticas do mundo todo nos próximos anos. Por isso, a lição que fica é: não tenha medo de inovar e querer ser ainda melhor a cada dia.

Investimento em pesquisa

Todos esses resultados citados anteriormente só são possíveis porque a empresa investe pesado em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Certamente todos os segredos da Amazon são construídos nesse setor. Se você quer seguir os passos da gigante, esse quesito é fundamental. Cerque-se de pessoas inteligentes e inovadoras, tente fazer melhor do que já é feito e não economize recursos e esforços. Os resultados podem ser incríveis.
O caminho até o sucesso é cheio de obstáculos, as situações adversas que podem acontecer ao longo dessa jornada são muitas, o que exige dos administradores muito preparo e resiliência. A capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, do consumidor, e até mesmo da própria filosofia da empresa, fazem parte da construção de sua identidade, e a evolução até o sucesso pré mescla-se com esse processo de descobrimento! Antes de olhar para os números e relatórios, é preciso descobrir o que você quer fazer para os outros, e qual é a melhor forma de fazer!

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