Planejar é preciso ou é preciso planejar?
Cuidar das finanças é algo muito delicado, mesmo porque sua empresa tem de estar precavida para despesas frequentes e futuras. Ao iniciar um negócio é fundamental que você controle o seu fluxo de caixa tendo em vista quanto dinheiro terá para planejar investimentos, adquirir insumos e equipamentos, além de pagar aluguel, contas mensais, funcionários e demais despesas, quem controla seu dinheiro, utiliza-o com mais inteligência para tomar decisões mais assertivas e impulsionar o crescimento de seu negócio.
Para iniciar seu planejamento financeiro, tenha em mente que deverá seguir os próximos passos para que a gestão do dinheiro de sua empresa ocorra com eficiência.
1. Defina suas metas e objetivos através de um planejamento de curto, médio e longo prático, sendo:
• Curto (Operacional) 1 – 3 meses;
• Médio (Tático) 6 meses ;
• Longo (Estratégico) 1 ano.
2. Faça um orçamento anual, com base no seu fluxo de caixa, pense quanto irá gastar, receber e se, o quanto poderá gastar a mais.
3. Anote e monitore suas entradas e saídas para projetar como estão caminhando as finanças.
4. Corte seus gastos, entenda quais são seus custos, despesas e perdas.
Isso fará com que você avalie o que é realmente importante para seu negócio e aumente seus lucros.
5. Insira a cultura de planejamento, criando essa mudança de pensamento e comportamento e contando com todos, será uma outra forma de que todos tenham as mesmas perspectivas que você e seus sócios e colaborem através de uma visão mais realista da empresa.
6.Não deixe de monitorar, de nada adianta seguir todos estes passos e deixar o seu plano guardado, sem execução e acompanhamento.
Optar por controlar suas finanças manualmente é opção sua, porém hoje, existem excelentes sistemas ERP muito úteis para otimizar o armazenamento de dados, apresentando seu histórico, controlando seu fluxo de caixa, emitir boletos e gerenciar toda as suas contas a pagar e à receber, entre outras interatividades com os departamentos de sua empresa.