Como montar uma loja online?

loja online

Como montar uma loja online?

O comércio online é a nova mania do varejo! Seus benefícios para o empresário e para o consumidor fizeram com que o ramo crescesse de maneira surpreendente nos últimos anos, algo que embora tenha prejudicado os números de lojas físicas, representaram, no geral, muito lucro para o setor de vendas brasileiro.

Com essa onda de novos negócios surgindo, e dos mais tradicionais expandindo-se para o mundo digital, não é de se espantar se a ideia de montar uma loja online chegou a passar pela sua cabeça. Este é um bom sinal! Significa, entre outras coisas, que você está atento ao mercado e às tendências deste.

Entretanto, o e-commerce requer muita dedicação e conhecimento para que se reverta nos lucros esperados. Não basta ter a ideia e sair por aí montando uma loja online de qualquer jeito, todos sabem que algo feito sem o cuidado necessário apenas trará mais dores de cabeça.

Se você está lendo esse texto e pesquisando sobre o assunto, podemos dizer que começou do jeito certo. A pesquisa irá te mostrar as várias faces de um negócio online, e até mesmo aguçar a sua criatividade, e quem sabe, te fazer pensar em um modelo de negócio inovador!

Entendendo o comércio eletrônico e seus desafios

Uma loja online nada mais é do que um site que permite aos seus usuários fazer compras, sem o intermédio de um vendedor ou local físico. Seu grande trunfo está na possibilidade de automatização da experiência de compra, que exige muito pouca mão de obra braçal, embora recorra a uma grande necessidade de pensamento estratégico e logístico.

A autonomia dada ao cliente também é bastante interessante, pois, ele tem a liberdade de navegar entre os mais diversos e variados produtos e categorias, sem precisar da ajuda de um vendedor. Sua decisão de compra portanto, é completamente autônoma.

Percebendo que um e-commerce é uma plataforma digital, encontra-se desafios em sua construção, em sua manutenção, na organização e integração desta com seus estoques físicos, além do próprio atendimento ao cliente. Para resumir o que é necessário para montar uma boa loja na internet, dividiremos a atenção em quatro tópicos: Plataforma, Pagamentos, Segurança e Marketing.

Montando uma loja online

Plataforma

A plataforma é a base para o seu e-commerce, é ela que irá limitar as funções que você poderá oferecer aos seus clientes, e que proporcionará a comunicação entre você (lojista) e os consumidores. A plataforma não corresponde apenas ao site em si, mas também aos mecanismos de integração entre aquilo que é digital (emissão de pedidos, pagamentos) e aquilo que é físico (estoque, envio para entrega). Sua plataforma deve ser eficiente na tarefa de harmonizar essas duas esferas que correspondem ao e-commerce.

É comum que as lojas de e-commerce variem sua plataforma de 3 em três anos, especialmente devido ao crescimento da demanda ao longo desse tempo, ou mudanças na política da empresa, e até mesmo alterações em seus produtos e serviços. O que acontece é que o mercado online é muito dinâmico, e a evolução das plataformas reflete isso.

Pagamento

Depois de escolher a plataforma que mais se adequa à sua situação empresarial, e à demanda de público que você pretende atingir, é o momento de diversificar as formas de pagamento oferecidas a seus clientes. O Sebrae cita as seguintes formas de pagamento:

a. Boleto Bancário: Integrado com os bancos conveniados permite o pagamento e a liberação do pedido mediante a comprovação da liquidação;

b. Transferência eletrônica: Interação em ambiente seguro com bancos credenciados;

c. Financiamento: Liberação online de acordo com condições de financiamento negociadas junto a financeiras;

d. Cartões de crédito: Representam a forma mais comum de pagamento, realizado através de integração entre a loja virtual e as administradoras, o que permite a efetivação da operação com o cartão e liberação imediata da compra.

As operações com cartão de crédito permitem parcelamento e essas condições podem ser negociadas entre a loja e as administradoras de cartões.

Segurança

A segurança é ainda um dos poucos motivos que fazem consumidores resistirem a compras online. Eles estão cientes dos perigos em expor seus dados pessoais e bancários em um ambiente tão desprotegido como a internet é. Portanto, cabe a você, investir em segurança para a sua plataforma de comércio eletrônico, pois, além de conquistar a confiança daqueles consumidores reticentes, os dados transmitidos por eles estão sob a sua responsabilidade e cuidado. De acordo com o portal E-commerce Brasil, existem dois tipos de segurança que devem ser fundamentais em todo e-commerce:

SSL (Secure Socket Layer):

se você possui ferramentas de cadastro ou compra na sua loja virtual, é obrigatório o uso de SSL. O SSL funciona como uma proteção para todos os dados que seus usuários inserem em formulários, assim, você impede que um invasor roube informações de cadastro de seus clientes. (Caso você aceite transações na Internet, as redes de adquirência – a Cielo, por exemplo – exigirão que você utilize um SSL.)

Scan de Aplicação e IP:

o Scan de Aplicação e IP busca vulnerabilidades no seu site que permitiriam que uma pessoa mal intencionada consiga acessar seu banco de dados e roubar informações. Dessa forma, o Scan encontra essas falhas e as aponta para sua equipe de desenvolvimento corrigir.

Marketing.

Com a plataforma, formas de pagamento e questões de propaganda em sintonia, é o momento de promover a sua loja, mas, nem sempre as técnicas convencionais de marketing surtirão efeito. Não há nada mais lógico para um e-commerce, do que investir em Marketing Digital.

Seja utilizando blogs, redes sociais, e-books, ou qualquer outro meio de comunicação na internet, é bem mais fácil atrair para o seu site um comprador que já está ali de frente com o computador ou celular, do que um que receba um folheto ou veja um outdoor com um endereço da web que ele dificilmente irá se lembrar.

Se a forma de vender mudou, a forma de promover a sua loja também deve mudar para aumentar os seus lucros.
E agora? Mãos à obra e sucesso com sua nova loja online!!

Aproveite e conte com o sistema ERP Brascomm para auxiliá-lo na gestão de sua loja.

Leia: Escolhendo o ERP ideal para meu e-commerce!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.