Como melhorar sua gestão empresarial?

gestão empresarial

Como melhorar sua gestão empresarial?

O pensamento sistêmico serve para melhorar a visão de uma equipe de gestores sobre uma empresa e os processos que a formam, estes o fazem observando as atividades a partir de um encadeamento lógico, basicamente composto de Inputs (Entradas), Processos de transformação e Outputs (Saídas), o que compõe a definição mais conhecida de sistema. Sabendo que existem sistemas imersos em outros sistemas, e que existem fatores externos que também interferem nas atividades internas da empresa, surge a necessidade de planejar as ações e buscar ferramentas para facilitar algumas tarefas fundamentais para o funcionamento pleno da empresa, e a área funcional encarregada dessas tarefas é a de gestão empresarial.

Alcançar o ápice em eficiência não acontece da noite pro dia, a administração é um processo contínuo e recorrente, uma vez que, existem novas tendências surgindo a todo momento no mercado, além de estímulos externos aos quais a empresa precisa responder. Como uma indústria, loja ou prestadora de serviço atua em nível sistêmico, é fácil compreender que um simples estímulo em uma das áreas ou setores pode impactar toda a cadeia, por isso a gestão empresarial é tão importante, tratando de planejar as ações, antecipar algumas situações e acompanhar tanto o mercado como os processos internos.

Mas, como melhorar a gestão empresarial?

Conhecendo a si mesmo e aos concorrentes

Gerencia melhor aquele que conhece! Isso já está mais que confirmado, portanto, quanto mais o gestor se debruçar em entender os processos realizados na empresa, buscar compreender os seus produtos e as fases de sua confecção, melhores serão as estratégias de gestão que surgirão em sua mente. É desses estudos profundos que surgem as melhores ideias de economia e otimização de recursos, então não seja preguiçoso no momento de pesquisar, busque as melhores fontes, e mais, converse com os funcionários que têm contato direto com a produção, muitos deles também tem ideias de como melhorar a linha de montagem ou incrementar o serviço.

Olhar para si mesmo é importante mas não suficiente. Grande parte do sucesso de um produto vem da sua adequação ao mercado, e ignorar isso é pedir para cair em prejuízo. Para uma melhor gestão empresarial é preciso estar em contato constante com equipe de marketing, para validar suas pesquisas de mercado sempre que um novo produto ou serviço estiver prestes a ser lançado, também cabe à gestão empresarial analisar a concorrência e comparar quesitos como qualidade, preço, logística para que seja encontrada a sua vantagem competitiva sobre os demais estabelecimentos, e você possa investir mais nisso.

Resolvendo problemas na hora certa

Um dos benefícios do pensamento sistêmico é a percepção das leis de causa e efeito dentro dos processos empresariais. Sempre existe algum tipo de dado ou material sendo recebido, passando por um processo de transformação e saindo como algo diferente, desde um relatório a um produto propriamente dito. Um bom gestor empresarial consegue utilizar essas relações para desenvolver o timing perfeito no momento de resolver problemas, desta forma, se deixa de desperdiçar recursos para amenizar os sintomas, agindo diretamente na causa do problema.

Mantendo a equipe em sintonia

Ter uma equipe em sintonia depende de duas características: motivação e comunicação eficientes.

Existe uma teoria interessante que supõe a existência de dois grupos de pessoas, as pessoas X têm tendência a não gostar de trabalhar, e serem relaxadas e omissas para cumprir com suas atividades, as pessoas Y por sua vez, estão sempre dispostas a  trabalhar, gostam das tarefas que desempenham e procuram ser proativas.

Qual dos dois tipos você gostaria de ter na equipe? Certamente o segundo, portanto cabe à gestão empresarial integrar-se com o setor de RH a fim de montar a melhor equipe possível, baseado nos valores que a empresa preserva e na afinidade das pessoas com a causa defendida.

Depois de montar a equipe dos sonhos é necessário mantê-la motivada, a boa notícia é que existem diversas formas de fazer isso, não apenas a financeira, cabe aos gestores descobrir aquilo que é relevante para seus colaboradores. O último passo para ter uma equipe em harmonia é a comunicação eficiente, algo que requer as ferramentas tratadas no próximo tópico.

Escolhendo boas ferramentas

Cada profissão tem suas ferramentas e com a administração não seria diferente, embora o conhecimento ainda seja a arma mais importante. O apetrecho mais famoso entre os gestores é quase que um canivete suíço para os administradores, pois a partir dele é possível controlar todas as áreas funcionais da empresa, além de promover a comunicação eficiente citada como fundamental para manter a equipe em sintonia.

Essa ferramenta é chamada de sistema ERP! Esse instrumento têm conquistado espaço entre empresas de todos os portes, pois, como a sigla denuncia (Enterprise Resource Planning) serve para fazer o planejamento de recursos empresariais, a partir da instituição de um banco de dados comum a todos os setores.

A premissa é a mesma de qualquer sistema, existe a entrada de dados, que sofrem um processo de transformação através do software e são emitidas novas informações, construídas a partir do relacionamento com os dados dos demais setores. Dessa forma, a gestão empresarial conta com um auxílio para nortear e melhorar o desempenho do acompanhamento de atividades.

Um ERP também é relevante no momento de construção dos planejamentos estratégicos e da contabilidade em suas diversas formas. Percebe-se então que a área de sistemas de informação acaba se relacionando com todos os setores da empresa, e tem como principal função fazer com que a mesma coisa aconteça entre os demais departamentos.

O conjunto das práticas aqui citadas devem contribuir para uma melhora perceptível nos resultados obtidos pela sua gestão, é importante sempre registrar os dados e métricas, para que o acompanhamento seja mais eficaz. Buscar conhecimento é a melhor forma de se tornar um melhor administrador, por isso, pesquise sempre que uma dúvida surgir, e evite agir sem pensar, essa atitude é responsável por grande parte dos prejuízos sofridos. Lembre-se que o sucesso é apenas o resultado das suas práticas, então antes de se lamentar, você pode melhorar a forma de agir!

Saiba como funciona o ERP Brascomm e solicite uma demonstração sem compromisso!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.