Crescer está nos planos de quase todos os empreendedores que comandam um negócio, mas, alcançar esse desejo requer muito trabalho duro e esforço, que de nada valerão sem o planejamento adequado. Em uma empresa que almeja o sucesso, todos os setores devem conversar entre si, e caminhar com um mesmo objetivo. Seja nos gastos, investimentos, produção ou marketing, precisa haver uma unidade de pensamento, onde todos sabem em que e para que estão trabalhando.
Estratégias são sempre bem-vindas no meio empresarial, o que não é aceito são os pensamentos antiquados de que basta superar o concorrente em números de vendas, o que levava muitas companhias a investir milhões em peças e ações publicitárias desesperadas que traziam um fluxo de clientes pouco otimizado, isto é, trazia clientes que não retornavam a comprar, colocando a empresa em um ciclo vicioso onde os gastos com publicidade podem se tornar inviáveis.
Planejar é um procedimento indicado para todas as áreas da vida. Não é raro ver os pais fazendo isso com os gastos familiares, ou um jovem tentar prever algumas coisas em sua carreira acadêmica através do planejamento, mas, nem todo mundo sabe planejar, ou pior, nem todos sabem cumprir aquilo que foi planejado. No âmbito empresarial, o planejamento estratégico está sim sujeito a interferências externas, principalmente porque o mercado não pode ser controlado pelo gestor, entretanto, é quase sempre possível antecipar algumas situações, e preparar-se para elas evitando o elemento surpresa do mercado que derruba muitas empresas iniciantes.
Acredito que você já tenha entendido a importância de desenvolver um planejamento estratégico, e deve estar se perguntando: por onde devo começar? Não se assuste, para fazer um plano eficaz você só precisa de informações sobre a sua empresa e também sobre o mercado, e antes de começar algumas dicas são válidas.
- Faça planejamentos realistas
Essa primeira dica não é sobre o planejamento propriamente dito, mas sim sobre o que você deseja planejar. Planos surrealistas apenas geram decepção no futuro, além de requerer um esforço e tempo muito valiosos para a sua empresa, então, é preciso manter os pés no chão no momento em que o planejamento estiver sendo definido. É melhor optar por metas desafiadoras porém alcançáveis, do que tentar materializar sonhos.
2. Divida as metas em partes
Dividir as metas em partes menores ajuda a manter o foco e o otimismo ao longo do tempo, além de que o acompanhamento delas se torna mais fácil de ser feito. Metas progressivas são fantásticas no meio empresarial, e preparam sua equipe para lidar com o número crescente de trabalho, imagine se uma loja fosse de 10 para 100 clientes em uma semana, certamente os lucros agradariam, mas a equipe não estaria preparada e certamente algo daria errado em algum momento.
3. Procure responder às seguintes questões
Saiba que no seu planejamento estratégico você precisa responder a si mesmo as seguintes questões:
- Onde minha empresa está?
- Onde queremos chegar?
- Como chegar até lá?
Ao fim do planejamento as respostas a essas perguntas devem estar bem claras, o que requer de seus procedimentos:
- Análise do cenário
- Definição de objetivos
- Definição de estratégias.
- Elaboração de um programa de ações.
Construindo um Planejamento Estratégico
Existem vários blogs e artigos que podem te ajudar a construir um planejamento estratégico do zero, o Sebrae entretanto, é o caminho mais procurado por jovens empreendedores, ou por aqueles que estão enfrentando alguma dificuldade no comando de um negócio, pois prestam um suporte intelectual e prático muito eficiente a essas pessoas. Quanto ao planejamento estratégico por exemplo, existe um documento muito bem construído e direto, que pode auxiliar em suas dúvidas no momento de planejar as ações para um determinado período da sua empresa, e seus pontos mais importantes estão resumidos aqui.
1. Análise do Cenário
Esse momento pode ser dividido em duas partes, na primeira a sua equipe deve esforçar-se em destrinchar o ambiente interno da empresa, isto consiste em identificar os pontos fortes e fracos de suas atividades, assim como características de sua infra-estrutura e sua situação financeira.
No segundo momento a análise deve recair sobre o ambiente externo, o que corresponde à concorrência, empecilhos que a atividade contém, e oportunidades que podem ser aproveitadas. Analisar o cenário requer um grande volume de dados para ser analisado, o que pode ser melhor gerenciado com um sistema ERP, por exemplo. Assim responde-se à primeira das perguntas e você saberá onde sua empresa está.
2. Definição de Objetivos
Aqui serão definidas as metas propriamente ditas, e é onde as dicas iniciais podem e devem ser aproveitadas. Como você já terá uma análise interessante ao seu dispor, será mais fácil perceber o que é alcançável ao seu negócio. Além disso o timing das metas é importante, e também devem ser definidos prazos realistas. Nesse momento você estará respondendo à segunda pergunta e definindo aonde sua empresa quer chegar.
3. Definição de Estratégias
O planejamento se desenvolve de maneira lógica, e agora que você já sabe onde quer chegar, precisa descobrir a resposta para a terceira questão: como chegar lá? As estratégias estão intimamente ligadas aos objetivos, de forma que , não será definida uma estratégia se o que ela trouxer não estiver marcado como um dos objetivos para esse período. Cada objetivo tem uma ou várias formas de ser alcançado, aqui você definirá qual dessas formas deverá ser usada, sabendo que esta decisão definirá o comportamento de toda uma equipe, e carrega a responsabilidade de manter seu negócio lucrativo, por isso a importância de ter dados ao seu dispor, formando um background consistente para suas escolhas.
4. Elaboração de um Programa de Ações
Um programa de ações é a materialização do seu planejamento, e nele devem estar registradas cada uma das estratégias, com o máximo de detalhes e com indicações de quais objetivos serão alcançados a partir dela.
Após esses passos serem executados o seu planejamento está pronto! Mas isso é apenas o começo, agora é indicado contar com uma comissão de colaboradores responsáveis por acompanhar cada uma das metas, além de fazer constantemente avaliações dos cenários interno e externo, tendo em vista que uma mudança em algum deles pode implicar em uma meta alterada.