Como chegamos a esse momento de crise e como lidar com ela ?

como lidar com a crise ?

Como chegamos a esse momento de crise e como lidar com ela ?

A crise é algo que está em alta há alguns anos, mesmo que todo mundo queira que ela desapareça de uma vez das nossas vidas! Desde pelo menos quatro anos atrás, o Brasil tem sido invadido por uma onda de negatividade, sustentada pelo desempenho econômico e industrial abaixo do esperado. Como resultado dessa onda vivemos hoje com números recorde de desempregados.

Para deixar a situação um pouco mais complicada, fomos mergulhados em uma crise política de grandes proporções, afinal, acabamos de completar um ano da aprovação de Impeachment, e temos no momento um governo que procura se restabelecer em meio a tantos casos de corrupção sendo revelados, diminuindo ainda mais a confiança do brasileiro em seu próprio país.

O espírito empreendedor brasileiro!

O empreendedor brasileiro é diferente de qualquer outro no mundo, acostumado a lidar com a burocracia e com situações difíceis todos os dias! Para que o seu comportamento ao gerir o negócio não seja afetado pelos resultados insatisfatórios decorrentes da crise econômica, é preciso investir em ferramentas que tornem o dia a dia mais otimizado, e em conhecimento para lidar com os desafios.

Todos esses problemas que envolvem o país podem acabar provocando em você, gestor, uma insegurança sobre o futuro do seu negócio, mas, você não deve se retrair e esperar que o pior aconteça, pois a crise também dá lugar às oportunidades, seu negócio pode dar a volta por cima, basta que você busque as soluções corretas e as aplique o mais rápido possível. Para continuar crescendo em tempos difíceis, seguem algumas dicas:

1. Não tenha medo de arriscar

Correr riscos faz parte da vida empresarial! O empreendedor não precisa ter medo em frente a crise, ele precisa ser cuidadoso! Por esse motivo é sempre bom contar com ferramentas, que acumulem dados e informações sobre a sua organização, assim você pode direcionar as estratégias, e limitar o risco a ser corrido.

2. Procure reconhecer as oportunidades

O pensamento de muitos gestores atualmente é que a época de crise não permite o crescimento, limitando sua mente a um  negócio estático, e à impossibilidade de alcançar novos patamares por conta do mercado frio. Em alguns casos isso se confirma, mas, em outros é possível observar como a crise traz oportunidades. Enquanto reparamos em mulheres indo menos ao salão, por exemplo, comprovamos que estas compram mais produtos de beleza e passam a fazer o serviço em casa, será que não se pode utilizar essa informação de alguma forma?

Limitar o crescimento nunca deve ser uma opção, mas você deve estar sempre bem informado para embasar qualquer movimento, por isso a necessidade de haver projeções de venda, simulações, análises de mercado e outras soluções que ajudaram a traçar um perfil de seus clientes e visualizar nestes algumas novas oportunidades.

3. Fuja do imediatismo

Paciência é a palavra da vez, e tenha em mente que esse momento de turbulências vai passar! Já podemos perceber leves melhoras na nossa economia, e manter-se otimista faz parte do processo para enfrentar uma crise com sucesso. Se é preciso saber esperar para ver a crise ir embora, o mesmo também é ao implementar uma solução ou alteração em determinado processo.

As mudanças feitas na cultura e  em uma empresa costumam demorar um certo período para surtirem efeito, e por conta disso muitos empresários ficam aflitos ao verem suas iniciativas não darem os resultados esperados.

Isto não quer dizer permanecer estático diante das dificuldades, mas sim procurar investir em soluções que tragam resultados constantes, contribuindo para um cenário a longo prazo, como é o caso de sistemas ERP.

Como evitar os pensamentos negativos?

Saiba de uma coisa, a crise afeta a todos de igual modo e a diferença entre os que caem e os que permanecem firmes, está em como eles reagem a ela, ou melhor, em como estes se preparam para que não precisem ter uma postura reativa, mas sim entrem em atividade antes mesmo que os resultados negativos apareçam.

É possível figurar uma solução pensando nos sistemas informatizados de gestão, sabendo que sua eficiência em projetar cenários e antecipar problemas é de extrema importância para preparar a você e sua equipe para as tempestades antes mesmo que caiam as primeiras gotas!

Então, sempre que um pensamento negativo ou o desânimo aparecer, lembre-se de que há outros enfrentando os mesmos problemas, e que você pode encontrar uma solução para eles, apenas não se renda!

Driblando os efeitos da crise!

A implementação do sistema ERP da Brascomm 2.0 te ajudará a desviar de alguns sintomas da crise, onde o foco está em lucrar mais gastando cada vez menos.

Centralizamos todas as informações em um único sistema, para que tudo fique mais simples de administrar, e agilizar seus processos.

Adicione algumas práticas ao seu negócio a partir de nosso software, como:

Controle das despesas: um software de gestão para controlar o fluxo de caixa, evitando falhas humanas e enfrentando a economia com eficiência em tecnologia.

Otimização: uma forma de produzir onde sua equipe faça mais em menos tempo, com uma comunicação precisa, feita a partir do próprio sistema e seu banco de dados integrado.

Economia de recursos: identificar e eliminar o desperdício de suas rotinas, a partir da integração de informações sobre controle de estoque e suas métricas de venda e produção.

Essas são algumas das formas que o Brascomm 2.0 poderá contribuir para o crescimento da sua empresa, vale a pena tentar !

Teremos o maior prazer em atendê-lo e apoiá-lo neste momento, para saber mais solicite uma apresentação!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website