Como aumentar o faturamento empresarial?

faturamento empresarial

Como aumentar o faturamento empresarial?

Crescer em faturamento é um dos sinais mais claros do sucesso de um negócio, para alguns empresários entretanto, o aumento do faturamento empresarial é vital para a continuação de suas atividades, e passa de algo que deveria acontecer naturalmente para um objetivo que precisa ser alcançado a todo o custo. Fatores externos como a última crise política e econômica têm fechado o cerco de alternativas para que as empresas sobrevivam, e a opção mais viável para se manter de pé é aumentando o número de suas vendas, mas como fazer isso sem precisar investir tanto? É esse o foco deste artigo, apresentar aos empreendedores que estão contra a parede, algumas alternativas para melhorar seus números sem precisar desprender-se de muito capital.

Entenda que faturamento empresarial não é lucro!

Antes de tudo você e sua equipe precisam saber o que de fato estão querendo aumentar, e é comum confundir os termos faturamento e lucro na administração, embora tenham significados práticos bem diferentes. O faturamento empresarial, foco deste texto, é o valor conquistado através das vendas ou prestação de serviços da sua empresa, sendo todo o montante adquirido no período de análise, o lucro por sua vez é o resultado final positivo do trabalho de sua empresa. A grande necessidade em se aumentar o faturamento persiste para que a empresa consiga quitar as suas “dívidas” de operação, e a partir de então possa converter a sua atividade no lucro desejado.

Analise e reduza custos!

A contenção de gastos ainda é a melhor forma de fazer o faturamento render um pouco mais, e representa uma maneira saudável de manter a empresa caminhando para um bom nível de eficiência, uma vez que, investindo tempo e esforço para economizar, seus processos poderão render mais utilizando menos recursos. Atitudes simples como desligar os aparelhos de ar-condicionado ao fim do expediente, apagar as luzes quando não houver ninguém nas salas, evitar o desperdício de copos plásticos e etc, podem fazer uma grande diferença ao final das contas.

Explore novos mercados!

Em alguns momentos o local em que sua empresa está inserida parece não apresentar mais possibilidades de crescimento, isso não quer dizer que a administração precisa se acomodar e aceitar esse faturamento como o máximo. É hora de buscar novos mercados e investir um pouco em expansão, a opção mais utilizada ultimamente está em colocar a sua marca na internet, abrindo um e-commerce que aumentará consideravelmente o seu faturamento, e ainda auxiliará na fixação da sua marca como referência no ramo em que atua. Um site bem arrojado e funcional ainda pode alavancar as vendas na sua loja física servindo como um chamariz ou até mesmo um ponto de contato. Essa não é a única forma de usar a internet para enaltecer suas vendas, as redes sociais são um terreno fértil para propaganda e conquista de novos clientes, mas, para que isso aconteça, é necessário oferecer a eles conteúdo de qualidade, relevante o bastante para fazê-los interromper o momento de diversão que acontece ao usar o smartphone ou computador e fazê-los considerar a compra de um produto.

Terceirize e preocupe-se menos!

Os custos para manter um funcionário vão muito além do salário, são diversos encargos que servem para garantir a qualidade de vida do empregado e sua condição social. De nenhuma maneira esses direitos devem ser subtraídos! Portanto, terceirizar alguns serviços pode ser uma opção mais acessível para conseguir uma folga nas contas, e aumentar o faturamento! Serviços de limpeza, e de impressão, costumam dar menos dor de cabeça quando realizados por uma equipe terceirizada, o ramo de outsourcing de impressão por exemplo, tem crescido bastante devido a essa nova ótica adotada pelos empresários. Procure se concentrar no seu produto para que ele atinja os melhores padrões de qualidade, sem desviar a atenção para outras tarefas que podem ser desempenhadas por outras pessoas.  

Leia também: Dicas sobre gestão de custos

Reforce o posicionamento da sua marca!

O preço é ainda a vantagem competitiva mais relevante para os consumidores. O que não quer dizer que você precisa esvair todas as suas forças produzindo um item extremamente barato e de má qualidade apenas para vender mais, acredite, esse pensamento não compensa, e por mais que os números pareçam melhorar, sua consciência não ficará tranquila! Existe apenas uma coisa capaz de justificar preços altos: qualidade! Então, se o seu produto está saindo um pouco mais caro que o da concorrência, faça seus potenciais consumidores saberem o porquê dessa diferença. Demonstre praticamente as disparidades de qualidade entre o seu produto e o da concorrência. Oferecer um produto ou serviço com alto valor agregado é uma forma genial de aumentar o faturamento, foi assim que grandes empresas como a Playmobil, saíram de uma grande crise nos anos 70, diminuindo o tamanho dos seus brinquedos, mas ainda assim utilizando o plástico que na época era uma matéria prima cara, portanto, com alto valor agregado. A genialidade empresarial está em atitudes simples, onde o gestor consegue ao mesmo tempo reduzir os custos de produção e aumentar o prestígio sobre ele!

Aproveite aqueles que já são seus clientes!

Alguns estudos revelam que o custo em adquirir novos clientes pode ser até 7 vezes maior do que o de vender para alguém que já faz parte do seu portfólio de clientes. Se a sua intenção é aumentar o faturamento empresarial, sem precisar investir muito, essa é a opção mais óbvia!

Faça uma verdadeira sondagem em seus clientes antigos, mostre-os atualizações do produto, novos lançamentos, aproveite a relação de confiança que vocês construíram para fechar novos contratos. Uma grande ideia também está em utilizar depoimentos desses clientes mais antigos para reforçar o comprometimento da sua marca e qualidade dos seus serviços e produtos, não há nada mais convincente do que a opinião de um cliente satisfeito!

Os caminhos para aumentar o faturamento empresarial são muito variados, e se adequam ao momento pelo qual cada empresa está passando, geralmente esse processo é mais duro para empresas que estão começando, por não terem muito capital para investimento, e por não terem uma marca consolidada, perseverança e conhecimento são as chaves para o sucesso nesse mercado agressivo!

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1 Comentário
  • Aline Oliveira
    Responder
    Posted at 15:59, 30 de agosto de 2017

    Boa tarde Eduardo,

    Obrigada por compartilhar sua opinião!
    Continue nos acompanhando e se tiver sugestões, por favor nos envie.
    Tenha um ótimo dia!

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