Negócios: Como abrir uma remanufaturadora de cartuchos?

remanufaturadora

Negócios: Como abrir uma remanufaturadora de cartuchos?

Em momentos de crise é incomum ver novos negócios abrindo e prosperando, mas existe um setor específico que vem nadando contra a maré e conquistando mais espaço na cabeça dos consumidores. É o setor encarregado de remanufaturar objetos em geral!

Seja no conserto de aparelhos eletrônicos, ajuste de roupas ou troca de peças desgastadas, consertar está caindo no gosto do brasileiro que não enxerga a folga necessária para ficar consumindo sem restrições. Uma prática bastante comum entre o público, está em remanufaturar ou “recarregar” cartuchos e tonners de impressora, uma atividade que não seria tão popular se os cartuchos não estivessem cada vez mais caros e frágeis.

A obsolescência programada é uma realidade, e embora revolte alguns consumidores pela fragilidade propositalmente colocada em alguns artigos, têm mantido a economia girando, mas isso não significa que o consumidor precisa estar imerso nela, e é justamente essa parcela que prefere usar melhor os recursos que procura pelas remanufaturadoras. Surge então um novo ramo de negócio do qual se pode tirar um lucro satisfatório além da consciência positiva de estar desempenhando uma tarefa sustentável e portanto extremamente importante para o meio ambiente.

Nenhum negócio deve ser aberto sem uma boa dose de pesquisa e planejamento, então você que está lendo este texto já pode se considerar no caminho certo. A melhor experiência é a prática, verdade, mas antes de partir para o sua própria experiência, se faz necessário entrar em contato com os casos de outros que também mergulharam nessa mesma tendência ou em uma parecida e obtiveram sucesso, com isso, você terá um norte para o qual seguir, sem deixar é claro de implementar a sua personalidade, afinal é o seu negócio, e cada empreendedor tem uma marca diferente a deixar para seus clientes.

Escolha a localização ideal

O local onde seu negócio será implantado é parte mais importante da sua estratégia! Esse local deve ser determinado a partir de uma pesquisa de mercado completa, que identifique o tipo de consumidor disposto a optar pela remanufatura em detrimento dos cartuchos originais, e acredite, são muitos os tipos que optam por isso. Desde empresas com grande circulação de materiais impressos buscando reduzir custos, escolas que precisam imprimir suas atividades constantemente, e também os consumidores individuais que utilizam impressoras em suas casas. Não faltarão clientes, mas, é preciso que você encontre uma localidade que favoreça o acesso de todos, ou pelo menos da maioria  desses possíveis clientes.

Atenção às exigências legais

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) possui um material completo, que aborda todos os pontos aqui resumidos, e as exigências legais são detalhadas da seguinte forma:

“O empreendimento está dispensado de obter registro ou autorização de funcionamento específica, junto às entidades ou órgãos fiscalizadores de atividades regulamentadas, bastando ao empreendedor obter a inscrição junto aos órgãos exigíveis das sociedades empresárias em geral. A pessoa jurídica também não está sujeita à responsabilidade técnica, ou seja, não se exige do empreendimento a manutenção, em seus quadros, de profissional habilitado junto a órgão ou conselho de classe fiscalizador de profissão regulamentada. Recomenda-se ainda fazer uma consulta ao PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº. 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor – Alterada pela Lei nº. 8.656/1993 Lei nº. 8.703/1993, Lei nº. 8.884/1994, Lei nº. 9.008/1995, Lei nº. 9.298/1996 e Lei nº.9.870/1999).”

O cartucho remanufaturado se enquadra na categoria de produtos reciclados, o que implica em uma garantia obrigatória de 90 dias, que deve ser fornecida pelo estabelecimento.

Estrutura de uma remanufaturadora

Ciente das disposições legais da atividade, partimos para a estrutura física que precisa ser montada. É bom ter em vista que isso depende diretamente da quantidade de atendimentos que você deseja realizar, e da correspondência do mercado a essa demanda. O tamanho mínimo indicado é de 40m², dividido em pelo menos 2 áreas diferentes.

  • Área de atendimento aos clientes, onde é necessário existir um balcão de atendimento, com um computador para que o funcionário registre os produtos entregues pelos clientes.
    Como adicional, há a opção de expor acessórios e periféricos (teclados, mouses, fones de ouvido, dentre outros itens) uma vez que, esses condizem com o nicho da empresa e podem atrair outros clientes.
  • Laboratório, é nesse espaço que os cartuchos serão recarregados, o que demanda uma bancada confortável para o trabalho dos técnicos além de iluminação adequada e equipamentos de qualidade satisfatória para o manuseio.
    As tintas devem ser de boa qualidade, e os técnicos precisam ter ao seus dispor impressoras para testar os cartuchos, assim como artigos de limpeza, para que o cartucho ou tonner volte para  cliente com a impressão que o produto remanufaturado deve causar, a de que se trata de um produto novo!

Gerenciamento de processos

O processo produtivo não é muito complicado, mas a atenção e dedicação sempre fazem a diferença e são características notadas pelo cliente. Divide-se o processo em duas partes:

Vendas e Atendimento

  • Atendimento aos clientes de recarga e venda de acessórios e cartuchos originais direto aos consumidores.
  • Marketing e relacionamento com os clientes. Muitas empresas deste segmento realizam vendas através de centrais telefônicas e oferecem serviços de coleta e entrega de cartuchos em domicílio.

Laboratório de Recarga

  • Aquisição, teste, abertura e limpeza dos cartuchos;
  • Recarga, seguindo a técnica compatível para cada tipo de cartucho;
  • Remontagem, teste e embalagem;

Ferramentas para auxiliar a gestão

Com os processos bem definidos e a estrutura adequada, é a gestão que fará a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Investir em um sistema ERP, Enterprise Resource Planning, é uma ótima pedida para economizar recursos na hora das compras, e otimizar as atividades.

Além disso você poderá manter um cadastro mais eficiente de seus clientes e dos produtos deles, evitando constrangimentos com cartuchos trocados e demais problemas comuns em um remanufaturadora. Numa empresa que surge do desejo por economizar, não há porque continuar desperdiçando tempo e dinheiro.

Então, conheça a Brascomm, visite nossos casos de sucesso e descubra como podemos ser parceiros de negócios, e auxiliá-lo numa gestão qualificada e otimizada para o seu negócio. Solicite uma apresentação sem compromisso!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.