O mercado de bens de consumo expandiu-se a níveis absurdos, aos quais começa a equivaler-se o setor de prestação de serviços, com tal crescimento os objetos e afazeres oferecidos ao consumidor tendem a tornar-se cada vez mais parecidos, e apenas o produto não justifica mais a escolha desta, ou daquela empresa. Frente a esse novo desafio os empreendedores avistaram no cliente a oportunidade de aumentar seus lucros e se sobressair frente aos concorrentes do setor.
Focar no cliente e em seus desejos tem sido a chave para muitos negócios voltarem à ativa e recuperarem o fôlego roubado pelos últimos períodos de crise, onde a população se encontra endividada e bastante cautelosa com seus gastos na maioria dos casos. Por isso, o trabalho de convencer o cliente a desprender-se do seu dinheiro para adquirir um produto está mais difícil do que nunca. Mas, a tecnologia da informação está se transformando em uma aliada poderosa dos empresários, fornecendo ferramentas de alto desempenho para o exercício da gestão com qualidade e agilidade, sendo uma dessas ferramentas o sistema CRM.
O que é CRM?
A sigla CRM vem de Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, definindo um conjunto de ferramentas digitais e estratégias que servirão para entender e até mesmo antecipar os desejos e reações dos clientes com objetivos de aumentar as suas vendas, e aumentar a quantidade de clientes fidelizados. Essa prática gerencial visa atingir seus clientes em cheio, com ações planejadas a partir de uma conjugação eficiente dos dados coletados ao longo de sua rotina de trabalho.
É sempre importante lembrar que o cliente é a ponta final do seu trabalho, não adianta tentar construir um império pautado apenas em conhecimento teórico sem conquistar o apreço daqueles que deverão manter o seu negócio funcionando ao longo do tempo. Grandes ideias constroem negócios, mas a preocupação com a satisfação dos clientes é o que os mantém firmes e sólidos.
Tratar os clientes com cordialidade já deve ser algo de sua prática, agora a sua empresa precisa de um pouco mais, sua equipe de vendas precisa estar apta a causar empatia, a conquistar e seduzir, no bom sentido da palavra, todo e qualquer cliente que entre em sua loja ou visite seu site. Num mundo onde as pessoas são cada vez mais reservadas é preciso entender seus anseios e hábitos de compra, para então dar-lhes aquilo que elas procuram.
Utilizando algumas analogias, é possível dizer que o mercado varejista em geral, tem perdido muito por oferecer fraldas a solteiros, doces a diabéticos e casacos para quem vive no litoral! Não há como se destacar sem entender o que a sua clientela precisa, e sem mostrar a eles que a sua loja, o seu supermercado ou o seu salão de beleza é o local correto para satisfazer essa necessidade, e é nesse ponto que um CRM irá trabalhar profundamente.
Diferenciais de um CRM Online
Um CRM por si só já reserva características brilhantes, mas isso pode ficar ainda melhor com a sua construção baseada na nuvem , isto é, na própria internet. Além da mobilidade já conhecida e da velocidade que uma conexão global traz, existem benefícios mais profundos para quem opta por um CRM Online, vejamos a seguir.
Atualizações em tempo real
Tal característica não diz respeito apenas ao seu negócio, mas também ao mercado que o rodeia, taxas de câmbio, novas leis, quedas de preço na concorrência, tudo isso pode afetar diretamente suas atividade e deve ser constantemente acompanhado, um CRM Online está mais propício a promover tal acompanhamento.
“Enxugando sua empresa”
Um CRM reduz consideravelmente a utilização de papel no seu estabelecimento, pois a disposição intuitiva das informações dispensa na maioria das vezes a necessidade de impressão, em contrapartida, a organização de seus documentos sobe a níveis exorbitantes, pois a catalogação será mais eficiente, e as ferramentas de busca pouparão um tempo muito precioso do seu dia.
Capacitação de sua equipe
A utilização do sistema CRM online promoverá um verdadeiro raio-x dos seus clientes, assim suas equipes de vendas e marketing terão material mais que suficiente sobre o qual se debruçar a fim de construir campanhas de alto impacto, e por em prática novas formas de abordagem ao consumidor, que aumentem a taxa de efetividade nos encontros. O vasto material oferecido pelo CRM também pode ser usado no relacionamento com investidores, pois são uma maneira confiável de mostrar a estes a quem a sua empresa tem atendido e quais têm sido os seus resultados.
Integridade de agilidade no trânsito de informações
Dados circulam o tempo todo dentro de uma empresa, a velocidade é premissa para o fechamento de muitos negócios, mas, não pode ser priorizada em detrimento da integridade. A confiabilidade nas suas informações é substancial para construção de relações sólidas, tanto com o cliente como com sua mesa de investidores. Um CRM portanto, potencializará essas qualidades, permitindo a audição de processos sobre os quais paire alguma nuvem de dúvida, e se comprovado o equívoco será simples encontrar os responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências.
Mobilidade para sua equipe
Muitos vendedores trabalham fora da sede, às vezes em outros estados ou mesmo em outros países, mas, eles continuam precisando de um background que suporte o teor de suas negociações, levar pastas com inúmeras folhas já afasta alguns investidores ao primeiro contato. Demonstrar gráficos listas e parâmetros a partir de um tablet, notebook ou smartphone por sua vez, pode transferir um ar inovador e despojado para o seu negócio, contando ainda com o benefício das atualizações em tempo real.
Aumento na taxa de retenção de clientes
Agora que sua loja ou prestadora de serviços já quebrou a primeira barreira e conseguiu trazer o cliente, é preciso descobrir como mantê-lo ali pelo maior número de tempo, e cuidar para que a boa relação o impulsione a trazer outros, é assim que uma marca cresce e consegue se fixar na mente dos consumidores. Um CRM não fará apenas o trabalho de aumentar sua receita, mas de mantê-la em uma linha vertiginosa para o seu aumento de lucros.