Nos negócios a informação é grande responsável pelo sucesso, a outra parte da responsabilidade fica em cargo do que o administrador faz, com toda a informação que chega às suas mãos. Extrair estratégias, criar oportunidades, e melhorar pontos falhos, são algumas das tarefas que a análise profunda de dados permite, e acreditem, essa prática faz muita diferença dentro de uma empresa. Graças aos avanços em Tecnologia da Informação, essa análise complexa não precisa mais ser feita a olho nu, existem sistemas e métodos especializados na gestão de negócios, e que facilitam a percepção para algumas características e sinais que seu empreendimento pode estar emitindo.
O BI, ou Business Intelligence, delimita um conjunto extenso de sistemas, softwares, metodologias e processos, que tem por objetivo utilizar uma grande quantidade de informações, para construir sentido lógico sobre elas e transformá-la em estratégias, oportunidades, e sugestões de gestão para uma determinada empresa. A Inteligência de Mercado, como é conhecida aqui no Brasil, aprofunda os conhecimentos de análise de dados, e direciona suas considerações para o âmbito administrativo, o que pode trazer um impacto muito positivo para os seus lucros.
Diferenças entre: Dado, Informação e Conhecimento
Estamos rodeados por esses três conceitos à todo momento, no uso do celular, ao assistir TV, ou mesmo ao conversar com um amigo, mas, poucos sabem o real significado de cada uma dessas palavras, muito menos que elas podem ser aplicadas ao exercício da administração, e ajudar a tocar um negócio.
No âmbito da Tecnologia da Informação, as sutis diferenças entre esses termos são muito relevantes, isso porque a maioria dos sistemas e métodos que lidam com tais conceitos atuam na transformação de um tipo para o outro, de uma maneira a qual conheceremos a seguir, valorizando a aplicação desses conceitos no ramo empresarial.
O que são Dados?
Dados são códigos, ou junções de códigos que constituem a base para a informação. É possível definir o dado com uma informação não tratada, ou mesmo como um conteúdo que não apresenta relevância por si só. Num âmbito empresarial, os dados são os números de itens em seu estoque, os códigos da barra que identificam os produtos, a quantidade de entradas e saídas registradas, num estágio em que não podem auxiliar o gestor de nenhuma maneira, pois não existe ainda uma relevância significativa em sua análise. Existem vários tipos de dados, que podem ser quantitativos, qualitativos, subjetivos ou objetivos, vindos de fontes internas ou externas.
O que são Informações?
Informação por sua vez, são todos os dados devidamente processados, e que já possuem em si próprio significado suficiente para produzir conhecimento. A partir de informações, já se pode basear pensamentos, traçar estratégias, enxergar oportunidades e planejar ações, pois o que é ali expresso fomenta tais movimentos. No dia a dia administrativo, os dados anteriormente citados, transformam-se em informação quando são captados por um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), e já conseguem expressar uma visão sistêmica do seu negócio, agora não são mais números, e sim métricas que indicam a frequência de ações e seus impactos para o seu trabalho.
O que é Conhecimento?
O conhecimento é o próximo estágio na trilha que os dados começaram a percorrer, como citado anteriormente, o conhecimento é fomentado pela informação, e pode ser definido como o ato de pensar em algo, ou seja abstrair uma ideia, a partir de dados com um significado (informação). Produzir conhecimento é o objetivo final da maioria dos sistemas, pois, conhecimento significa além da relevância, a aplicação, isto é, poderão ser tomadas atitudes reais a partir daquilo que foi até aqui analisado.
Relação entre BI e Dados, Informação e Conhecimento
É importante conhecer esses três conceitos pois estes são os pilares sobre os quais o BI opera, e é a relação entre eles que fará com que seus lucros aumentem com o passar do tempo. Para entender a importância da Inteligência de Negócios para a gestão de um empreendimento, basta apenas pensar que sem a atuação de um sistema ou método de tratamento dos dados, estes jamais poderão ser transformados em conhecimento, e o conhecimento é a base para que as estratégias tomadas sejam assertivas e possam causar ganhos reais. A seguir os segredos do BI para aumentar a lucratividade.
Mapeamento de clientes
O BI faz um trabalho incrível no que diz respeito à identificação e categorização dos seus clientes, seus sistemas e métodos transformam os dados em informações sobre os mesmos, de modo que o gestor pode conhecer aqueles consumidores que têm maior recorrência, aqueles fazem compras maiores e dão mais lucro, até como aqueles que não voltaram a fazer negócios com sua empresa. O que será feito com essa informação é que irá garantir o aumento dos seus lucros, pois agora que você já conhece seus clientes mais valiosos, é importante zelar por essa relação, assim como deve-se procurar estreitar o contato com aqueles que não voltaram ainda, procure conhecer os seus motivos e tente reverter esses indicadores.
Gerenciamento de vendas
Informação faz toda a diferença neste departamento, por isso o uso de sistemas ERP é tão precioso. Com ele a sua equipe terá acesso a informações como o giro dos produtos, margem de lucro vigente, índice de saída, hábitos de compra dos clientes, e o conhecimento vindo a partir disso irá gerar as melhores estratégias para maximizar os seus ganhos. A Inteligência de negócios evita que você aumente seus preços de qualquer jeito, sugerindo uma margem que não comprometa sua relação com o cliente, assim como evita que você ofereça descontos que promovam prejuízos.
Validando ações de marketing
Validar as ações de marketing é algo fundamental na gestão, caso contrário, você estará dispersando capital em uma ação que não está trazendo o retorno esperado. Por isso o BI é tão útil, suas métricas exibem com integridade a quantidade de conversões, e indica se as estratégias de propaganda estão dando certo, e se sim, elas podem ser continuadas ou melhoradas caso a ineficiência seja comprovada. De uma vez evitam-se o desperdício de recursos e aumenta-se a probabilidade de clientes atingidos por sua marca.