7 dicas para prospectar clientes!

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7 dicas para prospectar clientes!

A prospecção de clientes é uma atividade vital para o funcionamento da empresa, e com ela fluem também os maiores desafios do dia a dia corporativo, necessitando sempre de novas técnicas e processos para manter o fluxo de clientes novos e encaminhá-los para a fidelização. Prospectar novos clientes já foi mais fácil, hoje em dia eles estão cada vez mais exigentes e atenciosos aos produtos e às promessas feitas em propagandas, entretanto, as formas de se comunicar com os consumidores também estão variadas, e as redes sociais são ferramentas inovadoras e poderosas para quem sabe usá-las a seu favor. Para não errar no momento de conquistar novos clientes, siga as 7 dicas de sucesso reunidas abaixo!

1. Conheça a si mesmo e ao mercado!

Andar por caminhos desconhecidos é pedir para que algo de ruim aconteça, e até no nosso cotidiano são muitos os exemplos de pessoas que acabaram se dando mal por entrar em lugares que não deviam, e sobre os quais não conheciam o bastante para se precaver. Com o mercado empresarial tudo ocorre da mesma forma, para trilhar um caminho com segurança no momento de conseguir mais clientes, é extremamente necessário que a equipe encarregada dessa tarefa conheça profundamente o mercado no qual se está inserido, e se adeque às práticas deste.

Após esse primeiro filtro, é o momento de olhar para si mesmo, é evidente que você precisa se destacar frente aos outros concorrentes, e uma vez que você já se encontra adequado às normas do mercado, já está no mesmo ponto de partida para a corrida rumo aos novos contratos e novas vendas. A partir de então são os seus diferenciais que irão definir se o cliente te escolherá ou partirá para a concorrência, então busque dentro de seus processos, locais que possam ser otimizados!

2. Resolva problemas em vez de vender coisas!

O consumismo já foi muito mais forte do que é agora, e a crise econômica tem grande responsabilidade nisso, fazendo com que as pessoas sejam muito mais criteriosas no momento de comprar, ou de pagar por um serviço.

Vendo por essa ótica, apenas vender coisas não tem sido suficiente para captar a atenção dos consumidores, então é hora de mudar a abordagem e começar a oferecer soluções em vez de meros objetos. O contato com potenciais clientes necessita apresentar as facilidades que determinado produto e serviço trarão para a vida de quem o obtiver, e como investir naquilo irá resolver um problema ou minimizar um incômodo.

3. Aprenda a lidar com a tecnologia!

A internet fez com que as críticas negativas a um produto ou uma loja tivessem um impacto muito maior em termos de público, e também de relevância dada a uma experiência ruim de compra. No momento de prospectar entretanto, ela pode ser a ferramenta mais poderosa para se preparar uma equipe!

Com os dados encontrados em redes sociais de potenciais clientes, os colaboradores que entrarão em contato com o público podem direcionar melhor a abordagem, ou até mesmo efetuá-la a partir de meios digitais como as redes sociais, resta a você empreendedor a decisão de se tornar refém da tecnologia ou entendê-la e usá-la completamente ao seu favor.

4. Construa uma relação com seus clientes e conte com a ajuda deles!

Não existe algo mais convincente que uma experiência positiva dita por um cliente! Por isso construa uma relação íntima a ponto de contar com a ajuda desses clientes para conquistar novos, seja coletando depoimentos e elogios para divulgação em sites e demais campanhas, ou até mesmo conseguindo um contato desses clientes antigos, para que eles contem como foi a sua experiência aos novos consumidores ainda indecisos.

A prospecção é melhor com o uso de técnicas, mas ainda é a qualidade do seu produto ou serviço que dá palavra final!

5. Ande sempre preparado!

As dicas anteriores reforçam atitudes a serem tomadas antes do contato propriamente dito com o potencial cliente, esta, entretanto, diz respeito ao momento em que o seu produto/serviço está sendo apresentado. Imagine a situação, você consegue entrar em contato com alguém que parece ser um bom cliente, marca uma reunião, e ao chegar lá percebe que esqueceu em casa o pendrive com a apresentação feita para demonstração ao seu cliente! O que fazer?!

Já te digo, um empresário (a) preparado(a) teria em sua pasta uma versão impressa de sua apresentação, ou senão entraria em alguns segundos na sua conta de e-mail e acessaria seus slides diretamente da nuvem! Sorte? Não, isso se chama preparação! É importante pensar em tudo aquilo que pode comprometer o contato com o cliente e estar coberto de “planos B” para não acabar se constrangendo.

6. Mantenha contato!

Ninguém gosta de ser esquecido após o primeiro encontro! E como empresa isso não é saudável para a sua imagem, nem mesmo para as suas contas, afinal quase nunca os contratos são fechados na primeira reunião. Existe um conjunto de técnicas, chamadas de follow up, que denotam algumas boas práticas para manter o contato após a primeira conversa, e continuar cativando o cliente até que este esteja 100% certo de sua decisão.

Em seu portfólio devem existir alguns tipos específicos de e-mails, materiais ricos digitais (e-books e artigos), e uma ligação de vez em quando também cai bem, também é importante tentar melhorar as condições para o caso daquele cliente comunicá-lo pessoalmente sempre que possível, em algum momento ele perceberá que a sua empresa oferece a melhor solução!

7. Saiba suas metas e objetivos!

A última dica é bem simples e compreensível. Para saber se você está avançando é indispensável definir metas de prospecção, e registrar os dados relacionados a elas, o funil de vendas deve estar sempre na sua mente, lembrando que os lucros só irão aumentar se o número de prospecções também for aumentado. Mas não basta prospectar mais, o importante é fazê-lo com qualidade!

Para que tudo esteja sobre o controle, contar com uma ferramenta de gestão pode ser de grande ajuda, os sistemas ERP, como também são conhecidos, permitem armazenar as informações dos contatos realizados, consultar os pedidos realizados por clientes antigos, gerar novas propostas e consequentemente bolar novas estratégias para contatar o cliente e gerar novas vendas. Confira o sistema ERP Brascomm e saiba como você pode se beneficiar com esta incrível ferramenta!

Agora que você já sabe o caminho por onde deve trilhar, é hora de arregaçar as mangas, pegar os telefones  e começar a se conectar com os seus clientes de maneira eficiente!

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