5 vantagens que os sistemas de gestão podem trazer para sua empresa

5 vantagens que os sistemas de gestão podem trazer para sua empresa

As novas tecnologias são grandes transformadoras da nossa realidade. Parando um pouco para refletir, é fácil perceber como o surgimento de novos equipamentos e técnicas foram mudando a nossa forma de trabalhar, se relacionar, e por fim de viver ao longo dos anos. Felizmente, no que diz respeito à produtividade e otimização das tarefas, essas tecnologias tem trazido muitos impactos positivos!

Pense por alguns segundos em como há alguns anos as empresas estavam abarrotadas de papéis e de pastas contendo milhares de documentos extremamente importantes, mas mesmo assim muito desorganizados, ou em como planilhas precisavam ser atualizadas manualmente cada vez que um novo lançamento era feito.

Se essa imagem mental se parece com a sua realidade dentro da empresa em que trabalha ou comanda, chegou a hora de se atualizar! A tecnologia da informação já pode facilitar a maioria de suas tarefas, e os sistemas de gestão – ERP’s- são as ferramentas mais apropriadas para esse fim. Caso deseje conhecer um pouco mais sobre como surgiram esses softwares hoje tão essenciais para o mundo empresarial, veja o que preparamos para você aqui!

Abaixo iremos abordar um pouco sobre as vantagens que essa ferramenta poderosa pode agregar à sua rotina, passando por diversos departamentos dentro de sua empresa, e potencializando os seus resultados em cada uma dessas esferas. Vamos lá?!

1. Comunicação mais eficiente

A importância da comunicação dentro de uma organização é vital. São muitos os casos de problemas, prejuízos e até mesmo falências decorrentes de processos de comunicação mal-gerenciados. Por conta disso é sempre importante buscar maneiras de melhorar o contato entre os membros da sua equipe, e a implementação de sistemas gerenciais é uma dessas formas.

A comunicação no nível empresarial envolve, além das relações interpessoais, a troca de informações entre os colaboradores. Essa troca de informação precisa ser suficientemente veloz e mesmo assim com um nível de acuracidade e detalhamento elevados.

Para se resguardar de equívocos humanos, comuns às rotinas de trabalho, os ERP’s estimulam a troca constante de informações a partir de um banco de dados comum para todos os departamentos.

2. Organização

Essa ação é a chave para o sucesso! Uma empresa mal organizada multiplica em muitas vezes as suas chances de fracasso, e tal desorganização pode ser notada nos mais diversos setores indo desde sua pasta de documentos até os processos industriais a serem efetuados.

Dentro da administração existe um conceito chamado de pensamento sistêmico, e ele é responsável pelo encadeamento lógico das atividades a serem realizadas. Sem sistemas de gestão informatizados, visualizar essa sequência de atividades não é uma tarefa nada agradável, e otimizar a rotina se caracteriza como ainda mais difícil.

Mas não é só isso, imagine a quantidade de documentos e informações geradas no seu dia a dia de trabalho – contratos, boletos, notas fiscais e etc.- todos esses itens são de extrema importância para departamentos diversos da sua empresa, pense em como a contabilidade precisa das notas fiscais, da mesma forma que a equipe de compras. Um ERP seleciona e organiza todo esse tipo de arquivo, deixando-os disponíveis ao acesso para os colaboradores em uma mesma interface.

3. Acompanhamento de indicadores

As metas são norteadoras na atividade de uma organização. A partir do momento em que os objetivos são tratados pela gestão estratégica do negócio, é preciso que todos os níveis de hierarquia (Estratégico, Tático e Operacional), cada um de acordo com suas competências, voltem as forças para o cumprimento do que foi planejado.

Tendo metas e objetivos em questão, os sistemas de gestão servirão para direcionar e ajustar o caminho até o cumprimento efetivo do planejamento estratégico.

Os indicadores e métricas disponíveis aos gestores são definitivos no momento de tomar decisões mais assertivas(Leia um pouco mais aqui!) e fazem total diferença, impedindo muitas vezes que os gestores deem passos maiores do que o necessário, ou que tenham medo de arriscar quando for plausível. O contexto é muito importante, e as métricas fazem o trabalho de captar esse contexto e transformá-lo em algo concreto como números e gráficos.

4. Comprar, vender e estocar

Parecem três tarefas simples, mas acredite, coordená-las não é nada fácil, e conforme o negócio vai crescendo, a gestão dessas atividades fica ainda mais complicada. Por isso uma das grandes vantagens dos sistemas ERP é justamente a disponibilização de ferramentas poderosas para a gestão de compras, vendas e de estoque.

Cada uma dessas atividades tem necessidades específicas, mas os módulos do ERP atendem a cada uma delas. Se as vendas tem trazido problemas para você, este material pode ajudar um pouco, agora se você acha que sabe gerir bem o seu estoque sem a ajuda de nenhuma ferramenta digital, te convidamos a ler este texto, e descobrir como você pode melhorar ainda mais, e evitar os desperdícios que diminuem sua margem de lucro sem que você perceba!

5. Integração com plataformas de E-commerce

Essa última vantagem se aplica aos donos ou gestores de negócios online. Uma das maiores dificuldades em manter um e-commerce funcionando é a integração de todas as informações sobre seus consumidores, disponibilidade de produtos, entregas, modos de pagamento e demais questões junto a uma plataforma de e-commerce.e-commerce

Fazer essa integração de forma manual é receita quase certa para o erro, além de um desgaste muito maior na passagem das informações, a imprecisão e lentidão pode levar a situações muito incômodas.

Para evitar todo e qualquer tipo de problema dessa natureza, os ERP’s procuram melhorar cada vez mais a troca de informações de maneira automática, entre essas plataformas e seu banco de dados.

Se você ainda não sabe como escolher o ERP ideal para a sua loja virtual? Tire suas dúvidas aqui.

Certamente essas vantagens devem ter chamado a sua atenção para a necessidade de ferramentas mais modernas no seu negócio. O investimento em tecnologia será benéfico para a sua empresa e você verá resultados concretos conforme o uso das ferramentas for amadurecendo. Pronto para se modernizar?!

A Brascomm 2.0 possui o que você precisa para melhorar sua gestão!

Caso queira saber mais, visite nosso site, ou se preferir entre em contato no número (11)4901-8000.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.