5 dicas de Inovação para fazer sua empresa decolar !

foguetinho

5 dicas de Inovação para fazer sua empresa decolar !

O processo de reinvenção deve fazer parte de todo e qualquer negócio. Muitos pensam que inovar dentro de um empresa está apenas relacionado a utilizar as ferramentas atuais, ou colocar equipamentos mais modernos dentro do seu espaço de trabalho, mas na verdade, a cultura da Inovação vai muito além disso.

Você já parou para pensar em como todas as grandes empresas têm um departamento de Gestão da Inovação bem estruturado? E mesmo assim, nem todas são aplicadas da mesma forma!
Isso acontece porque a Inovação deve ser um processo extremamente específico em cada tipo de negócio, e deve refletir sempre melhor na experiência dos seus consumidores em algum aspecto.

Características da Inovação

Existem algumas características a serem consideradas sobre a Inovação, e que devem ser observadas e levadas em conta caso você deseje saber se a sua empresa é inovadora. Em primeiro lugar a Inovação é criativa! Isso não torna as duas palavras sinônimos, podemos falar da criatividade como a capacidade de pensar em novas ideias, e a Inovação é a transformação dessas ideias em algo no campo da realidade, mas, um fato a ser considerado é o de que toda Inovação, por mais simples que seja, surge a partir de um pensamento criativo.

Nós temos a Inovação como um processo colaborativo, ou seja, é extremamente necessário que exista a participação de uma equipe nesse esforço, pois os conhecimentos e as experiências de cada um tornarão a Inovação palpável. Como mais um de seus atributos, ela deve gerar valor, seja para a própria empresa, a partir de novas rotinas e ferramentas de trabalho, ou para os clientes no caso de novos produtos. Para que este atributo seja cumprido, a Inovação deve estar o tempo todo focada no usuário, por isso no momento de desenvolvê-la, a análise dele deve ser a mais importante.

O processo da Inovação

A todo tempo tratamos a Inovação como um processo, isso quer dizer que ela é uma sequência de atividades que ocorrem de maneira contínua, e muitas vezes cíclica. Ao final do desenvolvimento de uma inovação, é bem provável que outras mudanças possam ser necessárias, retomando toda a cadeia de pensamento de uma forma constante. Dentro das empresas isso fica muito claro, pois os administradores podem perceber que constantemente existem pontos a serem melhorados.

Agora que você despertou o interesse pela Inovação, imagino que deva estar curioso em como pode começar a aplicar e a incentivar essa cultura dentro da sua empresa! A boa notícia é que essa tarefa não é difícil, e você pode começar com poucos recursos, mas o pensamento positivo e talvez a quebra de alguns paradigmas serão sempre necessários!

Estimulando a criatividade

A melhor maneira de incentivar a Inovação é estimulando a criatividade em seus colaboradores. A forma como essa criatividade pode ser cultivada vai variar muito de setor para setor, às vezes a indicação de boas leituras, ou de produções fílmicas cumprem muito bem esse papel. Uma boa ideia também é ficar atento ao que a concorrência está desenvolvendo, assim é possível identificar erros sendo cometidos, e utilizar-se da inovação para corrigi-los e assim ganhar o mercado.

2. Criação de um ambiente propício à Inovação

Essa dica tem duas interpretações. A primeira e mais objetiva diz respeito à criação de espaços físicos dentro da sua empresa onde a Inovação possa surgir. Para isso costuma-se referir a espaços mais descontraídos, bastante coloridos, mas principalmente um espaço onde as pessoas de diferentes departamentos possam conversar, pois dessas conversas podem surgir ideias responsáveis por alavancar seus negócios.

A segunda interpretação refere-se à criação de um ambiente de trabalho, no âmbito cultural, onde a inovação é bem recebida. Ou seja, criar um comportamento em seus funcionários em que a criatividade e inovação seja valorizada, e não suprimida com chacotas e desaprovação como acontece em muitas empresas atualmente. Para que as pessoas expressem suas ideias, o ambiente precisa deixá-las confortáveis a essa exposição.

3. Discussão de problemas

Não há como melhorar sem identificar os problemas! Para isso é preciso criar espaços de discussão para estes temas, e ser aberto a ouvir todos os níveis de hierarquia dentro da sua empresa. Muitos fecham os olhos à experiência dos funcionários do nível de operação, dessa forma, esses talvez nunca consigam tal inspiração!

4. Investimento em Tecnologia da Informação

Como dito no início do texto, a inovação não se resume aos novos equipamentos e softwares, mas eles têm um papel vital nesse processo. Em geral, os momentos de geração de ideias demandam a existência de informações, principalmente sobre o mercado, sobre os consumidores e sobre a própria empresa. Tais informações só podem ser extraídas se a empresa possuir meios de registrá-las, como os sistemas de gestão (ERP) por exemplo.

A Brascomm 2.0 oferece um sistema de gestão que se encaixa a diversos perfis de empresas, pois possuímos módulos personalizados para cada uma delas, e adaptamos as plataformas do sistema aos seus processos internos, sejam eles quais forem !
Isto é, estamos preparados e dispostos a atendê-lo com toda nossa dedicação. Oferecemos qualidade, segurança e agilidade em nosso atendimento.

Além disso, o investimento em TI é imprescindível como vantagem competitiva, pois acredite, seus concorrentes estão investindo em novos softwares nesse momento, pois todos sabem que tal investimento trará retornos em ganhos com velocidade, eficiência e precisão do trabalho realizado.

5. Testando e validando ideias

Inovar e testar são atos intimamente relacionados. Uma inovação só faz sentido após os seus benefícios serem comprovados, e até hoje não há uma forma melhor de validar as ideias do que testando. No mundo do empreendedorismo há o chamado Mínimo Produto Viável, que nada mais é do que um protótipo, que deve servir para que o público tenha um contato com a ideia, e a partir disso, maiores esforços sejam debruçados considerando o feedback recebido.

Agora sua mente deve estar borbulhando em ideias, e com vontade de mudar algumas coisas no local em que você trabalha. Lembre-se dessas dicas e comece a inovar agora mesmo, nosso país precisa de mentes dispostas a utilizar a criatividade, e de pessoas dispostas a transformar essa criatividade em inovação, e por fim, em melhorias para a sociedade.

Quer saber saber mais sobre a Brascomm 2.0? visite nosso site, ou entre em contato no número (11)4901-8000.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.