3 formas de alavancar a sua startup rumo ao sucesso!

startup

3 formas de alavancar a sua startup rumo ao sucesso!

Começar uma startup é uma tarefa desafiadora que requer muita dedicação! Fazer uma ideia disruptiva e inovadora sair do papel e se tornar realidade não é algo tão simples como parece, e para que as startups cheguem ao sucesso existem alguns preceitos básicos e muito trabalho duro envolvido.

As startups estão surgindo aos montes, isso é um sinal interessante do espírito empreendedor despertando na sociedade, algo muito importante para lutarmos contra as altas taxas de desemprego, e consequentemente contra o momento ruim da economia.

Das muitas startups em desenvolvimento, será pequeno o percentual daquelas que conseguir se manter em funcionamento, um dos principais motivos é porque a atenção dos envolvidos acaba sendo voltada inteiramente para a ideia e desenvolvimento do produto, por muitas vezes esquecendo dos princípios mais simples no gerenciamento da empresa, como a monetização de seus serviços, contabilidade, pagamento de tributos e etc.

Antes de chegarmos às dicas propriamente ditas, vale à pena saber com mais detalhes quais são as empresas que se encaixam na categoria de Startup. E é isso que você confere agora!

O que é uma startup?

A revista Exame.com está sempre trazendo conteudo interessante sobre startups e para startups, num de seus textos o questionamento era justamente esse, o que é uma startup? As definições divergem, mas o trecho abaixo pode dar um direcionamento melhor:

“Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Por estar trabalhando em condições de extrema incerteza, os gestores de startup precisam estar em constante atenção a pontos chaves de sua empresa. Alguns gastos a mais, rotinas de trabalho e processos mal definidos podem minar uma ideia promissora e levá-la ao fracasso. Mas, para que isso não aconteça, fique atento a 3 formas de alavancar a sua startup rumo ao sucesso!

Marketing Digital

O marketing digital é a tendência mais forte em propaganda nos últimos tempos. Quando se fala de startups, uma presença digital forte é vital para o sucesso da empreitada, junto com as experiências positivas dos usuários.

Hoje, com o chamado Inbound Marketing, as empresas estão fazendo com que seus clientes procurem por elas, em vez de gastarem fortunas tentando atingir massas. Essa estratégia se mostra eficiente pelo custo despendido apenas para aqueles indivíduos que realmente tem a necessidade ou vontade de consumir tal produto ou serviço, com isso se atinge público maior em qualidade para as vendas, e não em quantidade.

Startups precisam dessa segmentação de mercado, porque, em geral, suas soluções em produtos ou serviços são pontuais, não atingindo de início a grandes massas, mas sim a nichos que tem um grande potencial de compra.

Saber promover uma empresa é parte importante no seu caminho para o sucesso, e as estratégias de Inbound Marketing são um viés crescente entre os profissionais do ramo nesse momento. Como grande parte do público alvo das startups se encontra em meios digitais, vale à pena conhecer um pouco mais sobre as estratégias e validar a eficiência de uma possível aplicação delas em seu negócio!

Investidores Anjos

Os chamados investidores anjos, são em geral pessoas do tipo física, que dispõe de um valor monetário para investir em ideias que parecem ser promissoras. Os investidores anjos são dos mais variados perfis, alguns deles além de entrarem com a parte financeira, também fazem o trabalho de mentores, auxiliando em todo o processo de construção das startups.

Encontrar um investidor anjo é certamente uma das formas mais rápidas e eficazes de alavancar a sua startup rumo ao sucesso, mas, não pense que apenas uma simples ideia irá convencê-lo a investir!

Na maioria das vezes o investidor irá exigir comprovações de resultado, até porque ele geralmente não colocará seu montante em uma ideia ainda não validada em mercado. Por isso startups com sistemas gerenciais saem na frente, uma vez que elas apresentam uma quantidade de dados acumulados suficientes para montar demonstrações de resultados, balanços e etc.

Sistemas de Gerenciamento

foguetinho2Investir em um sistema ERP é sinônimo de mais tempo para se preocupar com o seu produto ou serviço, e muito menos trabalho empenhado nas tarefas burocráticas e repetitivas que envolvem uma empresa, principalmente quando ela está em fase inicial e ainda não tem processos bem definidos.

O orçamento de startups deve ser bem enxuto, pelo menos até que ela consiga um investidor anjo, por conta disso, os desperdícios devem ser evitados ao máximo, algo que o sistema ERP da Brascomm 2.0 consegue fazer de forma natural, desde a redução no uso de papel dentro da sua empresa, a compras mais eficientes, baseadas em previsões de mercado e análises mais profundas e contundentes, resultando em estoques suficientes mas não excedentes!

Startups são mais que equipes, são verdadeiros times, e dentro de um time a comunicação deve ser algo primordial! Se comunicar bem com os colaboradores irá contribuir para melhores soluções, e com o gerenciamento da Brascomm a comunicação será mais precisa, veloz e organizada.

Agora que você já viu três maneiras de alavancar a sua startup, é hora de colocar as dicas em prática! Converse com sua equipe sobre a implantação de um sistema ERP e  apresente os benefícios que um sistema de gerenciamento podem trazer, dentre eles a organização de dados para a captação de investidores.

Lembre-se de que o caminho até o sucesso é íngreme, cheio de obstáculos e por vezes traiçoeiro, mas desde que a sua ideia tenha propósito e que as pessoas suas necessidades supridas com o que você oferece, acredite que seu esforço trará bons resultados!

Para saber mais sobre a Brascomm 2.0 visite nosso site, ou se preferir entre em contato no número (11)4901-8000.

Você também pode solicitar uma apresentação sem compromisso, fique a vontade para tirar suas dúvidas e saber como seu podemos ajudar no avanço do seu negócio.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.